Cadastrar e vincular o acessório ao produto principal

Filtros


Tópicos

O que é

Esta atividade descreve como cadastrar e vincular acessórios a produtos principais de locação de equipamentos no ERP Autcom. Neste contexto, um acessório é um item consumível que acompanha a locação do equipamento principal, sendo consumido durante o uso e não devolvido ao final do contrato (por exemplo, um disco de corte para uma serra, uma broca para uma furadeira ou um galão de tinta para um compressor de pintura).

Além de permitir o controle do consumo desses itens, essa funcionalidade é crucial para automatizar a inclusão desses acessórios na ordem de locação, garantindo a baixa correta do estoque e, consequentemente, a cobrança adequada no contrato. Ao vincular o acessório ao produto, o sistema agiliza o processo de locação, evita erros e garante que o cliente receba todos os itens necessários para utilizar o equipamento.

Caminho para acessar

Para cadastrar e vincular o acessório ao produto principal, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], opção Locação de Equipamentos [2], opção Cadastro de Acessórios para Locação [3]:

Caminho de acesso: Cadastros/Locação de Equipamentos/Cadastro de Acessórios para Locação – frmCadAcessorioLocacao

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Manutenção de Cadastros/Locação de Equipamentos/Cadastro de Acessórios para Locação – frmCadAcessorioLocacao

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Manutenção de Cadastros > Locação de Equipamentos

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para execução dessa atividade as configurações abaixo devem ser definidas conforme a necessidade da empresa:

Código Descrição Opção
CFG_LOCEQU Utilizar Controle de Locação de Equipamentos? Essa configuração determina se o sistema deve exibir o campo Permite Locação, e Tipo de produto na locação na aba 2-Complementos da tela Cadastro de Produtos (frmCadProd).

Quando definida como Sim: o sistema exibirá o campo “Permite Locação, e Tipo de produto na locação da aba 2-Complementos na tela Cadastro de Produtos (frmCadProd).

Quando definida como Não: o sistema não exibirá o campo permite Locação, e Tipo de produto na locação da aba 2-Complementos na tela Cadastro de Produtos (frmCadProd).

CFG_UTIACE Utilizar acessórios na locação de equipamentos? Essa configuração permite utilizar acessórios na locação de equipamentos.

Quando definida como Sim: o sistema permitirá utilizar acessórios na locação de equipamentos.

Quando definida como Não: o sistema não permitirá utilizar acessórios na locação de equipamentos.

Como fazer o cadastro

Para cadastrar e vincular um acessório a um produto no ERP Autcom, realize os seguintes procedimentos: [1] Clique na opção ‘Incluir‘; [2] No campo ‘Descrição‘, insira a descrição do acessório; [3] No campo ‘Produto‘, digite ‘/‘ para abrir a tela de pesquisa e selecionar o produto ao qual o acessório será vinculado; [4] Dê um duplo clique no produto desejado na lista; [5] Clique no botão ‘Gravar‘ para salvar as alterações.

Guia Visual 2. Cadastro de acessório ao produto

Os campos devem ser preenchidos como segue:

Guia Visual 3. Explicação dos campos

[1] Código: Criado automaticamente pelo sistema, após salvar o cadastro.

[2] Situação: Selecione a situação do acessório: (A) para Ativo, (I) para Inativo ou (B) para Bloqueado.

[3] Descrição: Digite a descrição detalhada do acessório.

[4] Valor de Aquisição: Digite o valor de aquisição do acessório.

[5] Data Aquisição: Digite a data em que o acessório foi adquirido.

[6] Garantia (meses): Informe o período de garantia do acessório em meses.

[7] Resp. Últ. Manutenção: Digite o nome do responsável pela última manutenção.

[8] Data Últ. Manutenção: Digite a data em que foi realizada a última manutenção.

[9] Modelo: Digite o modelo do acessório.

[10] Ano de Fabricação: Digite o ano de fabricação do acessório.

[11] Localização Física: Descreva a localização física do acessório.

[12] Data de Venda: Digite a data da venda do acessório, se aplicável.

[13] Produto: Digite o código do produto ou pressione / para pesquisar o grupo desejado. Caso o produto não esteja ajustado para locação, consulte a atividade Ajustar cadastro do produto para uso em locações para saber mais sobre isso.

[14] Valor Caução: Digite o valor a ser cobrado como caução no momento da locação.

[15] Valor Adicional para Locação: Digite o custo extra que pode ser somado ao valor do aluguel do acessório.

Este artigo foi útil para você?
Pró
Não
Contra