Ajustar o cadastro do fornecedor para processamento de duplicatas de contas a pagar

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O que é

O Cadastro do Fornecedor é essencial no ERP Autcom e é utilizado em várias atividades, desde o registro dos dados básicos até os detalhes necessários para pagamentos e depósitos.

Para automatizar o pagamento dos fornecedores através da rotina de Pagamento de Fornecedores, onde as duplicatas são enviadas para o banco com o qual a empresa opera para pagamento, é crucial que os campos de Dados para Depósito dos fornecedores estejam preenchidos corretamente.

Nesta atividade, vamos mostrar como preencher esses dados específicos de depósito, assumindo que as outras informações básicas do fornecedor já foram registradas no sistema.

Caminho para acessar

No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], depois Fornecedores [2]. As informações necessárias para realização dos pagamentos para o fornecedor estão organizadas na aba Dados para Depósito [3]:

Caminho de acesso: Cadastros/Fornecedores- frmCadFornecedores

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Manutenção de cadastros/Fornecedores- frmCadFornecedores

Precisa configurar

Para esta atividade, estamos considerando que os dados básicos do fornecedor já foram previamente registrados no sistema, ou seja, que o fornecedor já possui um cadastro ativo no ERP Autcom.

Se o fornecedor ainda não está cadastrado, entre em contato com a equipe da Citel para obter as orientações necessárias sobre como proceder com o cadastro inicial no sistema.

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Manutenção de Cadastros > Fornecedores

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Como fazer

A primeira coisa a se fazer é localizar o fornecedor para o qual desejamos incluir ou alterar os dados para pagamentos.

No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], depois Fornecedores [2]:

Guia Visual 2. Cadastro de Fornecedores

Na tela Cadastro de Fornecedores, clique em PESQUISAR [1]. Na tela Consulta de Fornecedores, informe um dos campos disponíveis [2] e pressione enter no teclado [3]. Dê dois cliques no registro do fornecedor desejado [4]. Os dados do fornecedor selecionado serão exibidos:

Guia Visual 3. Selecionar Fornecedor

Para ajustar o cadastro do fornecedor para pagamento de duplicata clique no botão ALTERAR [1] e navegue até a aba Dados para Depósito [2]:

Guia Visual 4. Dados para Depósito

É possível incluir os dados da conta bancária [1] e os dados Pix do fornecedor [2]:

Guia Visual 5. Dados bancários e Pix
Para a finalidade de processamento de duplicatas de contas a pagar, os Dados Bancários são de preenchimento obrigatório.
Atualmente, apenas o Banco do Brasil oferece o processamento de duplicatas de contas a pagar, para depósito via Pix. Para saber mais sobre esse assunto, consulte a atividade Gerar remessa de duplicatas de Contas a pagar – Banco do Brasil Online.

Dados Bancários

Para incluir as informações bancárias do fornecedor, clique no botão INCLUIR [1] para habilitar os campos para edição:

Guia Visual 6. Incluir Dados bancários

Na ordem em aparecem na tela, os campos devem ser preenchidos como segue:

  • Banco: digite o código do banco do fornecedor ou pressione / no teclado para pesquisar e selecionar o banco desejado.
  • Agência / Dígito: informe a Agência e o Dígito da agência da conta bancária do fornecedor.
  • Conta / Dígito: informe a Conta e o Dígito da conta bancária do fornecedor.
  • Cód. da Câmara Centralizadora: este campo é obrigatório apenas para empresas que operam com o banco Bradesco. Se esse for o seu caso, preencha-o com o código de acordo com o banco do fornecedor, onde:
    • Se o banco do fornecedor TAMBÉM for Bradesco, deve ser informado o código 000.
    • Se o banco do fornecedor é DIFERENTE, então deve ser informado o código 018.
  • Cód. Complementar de Destino: informe CC se a conta do fornecedor é uma Conta Corrente ou PP se é uma Conta Poupança.
  • Nome do Titular da Conta: informe o nome do titular da conta bancária.
  • Conta Pagamento: selecione esta opção para que o sistema utilize a conta bancária especificada ao gerar o arquivo de remessa de duplicatas que será enviado ao banco para pagamento. Assim, os pagamentos das duplicatas serão depositados diretamente nessa conta.

Preenchidos os campos, clique no botão GRAVAR [1] para incluir a conta bancária no cadastro do fornecedor. A conta será exibida no grid [2], conforme mostra o guia visual abaixo:

Guia Visual 7. Salvar Dados bancários
  • Para alterar a conta, selecione-a na lista [1] e clique no botão ALTERAR [2]. Faça as alterações necessárias e clique no botão GRAVAR [3]:
Guia Visual 8. Alterar conta
  • Para excluir uma conta, selecione-a na lista [1], clique no botão EXCLUIR [2] e confirme a exclusão na mensagem seguinte clicando em SIM [3]:
Guia Visual 9. Excluir conta

Você pode incluir quantas contas forem necessárias. Caso tenha finalizado o procedimento, clique no botão GRAVAR para salvar as alterações do cadastro do fornecedor:

Guia Visual 10. Salvar cadastro

Dados Pix do Fornecedor

Para incluir as informações Pix do fornecedor, clique no botão INCLUIR [1] para habilitar os campos para edição:

Guia Visual 11. Incluir Dados Pix

Na ordem em aparecem na tela, os campos devem ser preenchidos como segue:

  • Tipo do Pix: selecione o tipo do Pix, a depender da chave informada pelo fornecedor.
    • 1-CNPJ / 2-CPF
    • Celular
    • Email
    • Chave aleatória
  • Chave: informe a chave Pix do fornecedor.

Preenchidos os campos, clique no botão GRAVAR [1] para incluir os dados Pix no cadastro do fornecedor. Os dados serão exibidos no grid [2], conforme mostra o guia visual abaixo:

Guia Visual 12. Salvar Dados Pix
  • Para alterar um registro, selecione-o na lista [1] e clique no botão ALTERAR [2]. Faça as alterações necessárias e clique no botão GRAVAR [3]:
Guia Visual 13. Alterar Dados Pix
  • Para excluir um registro, selecione-o na lista [1],  clique no botão EXCLUIR [2] e confirme a exclusão na mensagem seguinte clicando em SIM [3]:
Guia Visual 14. Excluir Dados Pix

Você pode incluir quantas chaves forem necessárias. Caso tenha finalizado o procedimento, clique no botão GRAVAR para salvar as alterações do cadastro do fornecedor:

Guia Visual 15. Salvar cadastro

Anexo 1 – Utilizar o comando / para pesquisar e selecionar um registro

Para pesquisar o cadastro relacionado a um campo específico, acesse esse campo e pressione a tecla / [1] no teclado. Isso abrirá a tela de consulta, onde você pode usar os filtros disponíveis para encontrar o registro desejado. Você pode aplicar quantos filtros forem necessários.

Depois de digitar o(s) termo(s) de busca, pressione Enter [2]. Selecione o registro desejado [3] e confirme a seleção clicando em CONFIRMAR [4]. O campo será preenchido automaticamente com o registro selecionado [5]. Veja um exemplo de utilização no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 16. Pesquisar um campo com o comando /
Lembrando que filtros disponíveis para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do operador.
Alguns campos aceitam a seleção de mais de um registro. Para isso, mantenha a tecla CRLT pressionada enquanto seleciona os registros desejados no grid.
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