O que é
O Cadastro do Fornecedor é essencial no ERP Autcom e é utilizado em várias atividades, desde o registro dos dados básicos até os detalhes necessários para pagamentos e depósitos.
Para automatizar o pagamento dos fornecedores através da rotina de Pagamento de Fornecedores, onde as duplicatas são enviadas para o banco com o qual a empresa opera para pagamento, é crucial que os campos de Dados para Depósito dos fornecedores estejam preenchidos corretamente.
Nesta atividade, vamos mostrar como preencher esses dados específicos de depósito, assumindo que as outras informações básicas do fornecedor já foram registradas no sistema.
Caminho para acessar
No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], depois Fornecedores [2]. As informações necessárias para realização dos pagamentos para o fornecedor estão organizadas na aba Dados para Depósito [3]:
Caminho de acesso: Cadastros/Fornecedores- frmCadFornecedores
Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:
Caminho de acesso: Principal/Manutenção de cadastros/Fornecedores- frmCadFornecedores
Precisa configurar
Para esta atividade, estamos considerando que os dados básicos do fornecedor já foram previamente registrados no sistema, ou seja, que o fornecedor já possui um cadastro ativo no ERP Autcom.
Se o fornecedor ainda não está cadastrado, entre em contato com a equipe da Citel para obter as orientações necessárias sobre como proceder com o cadastro inicial no sistema.
Direito de Acesso
Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:
- Principal > Manutenção de Cadastros > Fornecedores
Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).
Como fazer
A primeira coisa a se fazer é localizar o fornecedor para o qual desejamos incluir ou alterar os dados para pagamentos.
No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], depois Fornecedores [2]:
Na tela Cadastro de Fornecedores, clique em PESQUISAR [1]. Na tela Consulta de Fornecedores, informe um dos campos disponíveis [2] e pressione enter no teclado [3]. Dê dois cliques no registro do fornecedor desejado [4]. Os dados do fornecedor selecionado serão exibidos:
Para ajustar o cadastro do fornecedor para pagamento de duplicata clique no botão ALTERAR [1] e navegue até a aba Dados para Depósito [2]:
É possível incluir os dados da conta bancária [1] e os dados Pix do fornecedor [2]:
Dados Bancários
Para incluir as informações bancárias do fornecedor, clique no botão INCLUIR [1] para habilitar os campos para edição:
Na ordem em aparecem na tela, os campos devem ser preenchidos como segue:
- Banco: digite o código do banco do fornecedor ou pressione / no teclado para pesquisar e selecionar o banco desejado.
- Agência / Dígito: informe a Agência e o Dígito da agência da conta bancária do fornecedor.
- Conta / Dígito: informe a Conta e o Dígito da conta bancária do fornecedor.
- Cód. da Câmara Centralizadora: este campo é obrigatório apenas para empresas que operam com o banco Bradesco. Se esse for o seu caso, preencha-o com o código de acordo com o banco do fornecedor, onde:
- Se o banco do fornecedor TAMBÉM for Bradesco, deve ser informado o código 000.
- Se o banco do fornecedor é DIFERENTE, então deve ser informado o código 018.
- Cód. Complementar de Destino: informe CC se a conta do fornecedor é uma Conta Corrente ou PP se é uma Conta Poupança.
- Nome do Titular da Conta: informe o nome do titular da conta bancária.
- Conta Pagamento: selecione esta opção para que o sistema utilize a conta bancária especificada ao gerar o arquivo de remessa de duplicatas que será enviado ao banco para pagamento. Assim, os pagamentos das duplicatas serão depositados diretamente nessa conta.
Preenchidos os campos, clique no botão GRAVAR [1] para incluir a conta bancária no cadastro do fornecedor. A conta será exibida no grid [2], conforme mostra o guia visual abaixo:
- Para alterar a conta, selecione-a na lista [1] e clique no botão ALTERAR [2]. Faça as alterações necessárias e clique no botão GRAVAR [3]:
- Para excluir uma conta, selecione-a na lista [1], clique no botão EXCLUIR [2] e confirme a exclusão na mensagem seguinte clicando em SIM [3]:
Você pode incluir quantas contas forem necessárias. Caso tenha finalizado o procedimento, clique no botão GRAVAR para salvar as alterações do cadastro do fornecedor:
Dados Pix do Fornecedor
Para incluir as informações Pix do fornecedor, clique no botão INCLUIR [1] para habilitar os campos para edição:
Na ordem em aparecem na tela, os campos devem ser preenchidos como segue:
- Tipo do Pix: selecione o tipo do Pix, a depender da chave informada pelo fornecedor.
- 1-CNPJ / 2-CPF
- Celular
- Chave aleatória
- Chave: informe a chave Pix do fornecedor.
Preenchidos os campos, clique no botão GRAVAR [1] para incluir os dados Pix no cadastro do fornecedor. Os dados serão exibidos no grid [2], conforme mostra o guia visual abaixo:
- Para alterar um registro, selecione-o na lista [1] e clique no botão ALTERAR [2]. Faça as alterações necessárias e clique no botão GRAVAR [3]:
- Para excluir um registro, selecione-o na lista [1], clique no botão EXCLUIR [2] e confirme a exclusão na mensagem seguinte clicando em SIM [3]:
Você pode incluir quantas chaves forem necessárias. Caso tenha finalizado o procedimento, clique no botão GRAVAR para salvar as alterações do cadastro do fornecedor:
Anexo 1 – Utilizar o comando / para pesquisar e selecionar um registro
Para pesquisar o cadastro relacionado a um campo específico, acesse esse campo e pressione a tecla / [1] no teclado. Isso abrirá a tela de consulta, onde você pode usar os filtros disponíveis para encontrar o registro desejado. Você pode aplicar quantos filtros forem necessários.
Depois de digitar o(s) termo(s) de busca, pressione Enter [2]. Selecione o registro desejado [3] e confirme a seleção clicando em CONFIRMAR [4]. O campo será preenchido automaticamente com o registro selecionado [5]. Veja um exemplo de utilização no Guia Visual abaixo: