Ajustar cadastro de produto para envio ao Sales

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O que é

Durante a implantação do Sales, a equipe da Citel realiza o envio inicial dos produtos ativos cadastrados no ERP Autcom. No entanto, quando novos produtos são cadastrados após a implantação — ou quando produtos antes inativos passam a ser utilizados — é necessário ajustar o cadastro desses itens para que possam ser exportados ao aplicativo e fiquem disponíveis para exibição e venda no Sales.

Esta atividade descreve os campos e configurações que precisam ser definidos no ERP Autcom para garantir que o produto seja corretamente integrado ao aplicativo.

Caminho para acessar

Para que seja possível acessar o caminho e tela a seguir, realize antes as configurações descritas no tópico Precisa configurar.

O cadastro das informações do e-commerce é realizado no ERP Autcom, no menu Cadastros, submenu Produtos, opção Cadastro de Produtos, aba E-commerce:

Caminho de acesso: Cadastros/Produtos/Cadastro de Produtos (frmCadProdutos)/Aba E-COMMERCE – frmCadProdutos

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Manutenção de cadastros/Cadastro de produtos/Aba E-COMMERCE.

Precisa configurar

Direito de acesso Autcom

Para execução dessa atividade devemos liberar o seguinte direito de acesso no Autcom:

  • Principal > Manutenção de Cadastros > Produtos > Cadastro de Produtos

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações Autcom

Para execução dessa atividade as configurações abaixo devem ser definidas como segue:

As configurações a seguir são fundamentais para que um produto seja enviado ao Sales. No entanto, elas fazem parte de um conjunto maior de ajustes necessários para que a integração entre o ERP Autcom e o aplicativo funcione corretamente.

Nesta atividade, consideramos que essas configurações — assim como as demais etapas do protocolo técnico — já foram concluídas. Por isso, as informações abaixo são apenas para conhecimento e referência.

Código Descrição Opção
CFG_MOEXSI Modelo de exportação para site Para que a aba E-commerce apareça no cadastro do produto, é necessário informar um modelo de exportação nessa configuração. É nessa aba que fica o campo “Exportação APP Venda Assistida”, disponibilizado quando a configuração CFG_APPSAL está ativa.
CFG_APPSAL Utilizar aplicativo Citel Sales?

A configuração CFG_APPSAL – Utilizar aplicativo Citel Sales? é a chave para habilitar a integração do Sales com o ERP Autcom. Ela também é responsável por exibir o campo “Exportação APP Venda Assistida” na aba E-commerce do cadastro de produtos, essencial para que o item seja enviado ao aplicativo.

CFG_SLDESC No Citel Sales, a descrição do produto a ser exibida deverá ser:

Essa configuração define qual descrição do produto será exibida no aplicativo Sales. É possível escolher entre três opções, de acordo com a preferência da empresa:

  • Descrição do Produto: exibe apenas o campo padrão de descrição cadastrado no ERP Autcom.

  • Descrição do Site: exibe a descrição comercial do item, geralmente usada em sites ou catálogos.

  • Descrição do Produto e Descrição do Site: exibe ambas as descrições em sequência, oferecendo mais detalhes sobre o item.

Como fazer

Acesse, no Autcom, o caminho Cadastros > Produtos > Cadastro de Produtos, clique no botão PESQUISAR [1] e defina o status do produto [2] a ser pesquisado:

Guia Visual 2. Pesquisar produto

Na tela Consulta de Itens [1], utilize os filtros de busca [2] para encontrar o produto, selecione-o [3] e clique no botão CONFIRMA [4]:

Guia Visual 3. Selecionar produto

Lembrando que os campos para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do usuário.

Com o produto carregado na tela, clique no botão ALTERAR [1] para habilitar a edição do item, navegue através das abas [2] e acesse a aba ECOMMERCE [3]:

Guia Visual 4. Acessar aba E-commerce

Na tela de E-commerce, marque o campo Exportação APP Venda Assistida [1] com S. Essa informação, combinada com outras configurações, é essencial para que o produto seja exibido no aplicativo Sales.

Em seguida, verifique a configuração CFG_SLDESC, que define qual descrição será apresentada no aplicativo. Com base nela, siga as orientações abaixo:

  • Se a opção for “Descrição do Produto”:
    Nenhum campo adicional precisa ser preenchido. Basta clicar em GRAVAR [2] para finalizar.

  • Se a opção for “Descrição do Site”:
    Preencha o campo Nome do Produto [3], pois essa será a descrição exibida no Sales. Em seguida, clique em GRAVAR [2] para finalizar.

  • Se a opção for “Descrição do Produto e Descrição do Site”:
    Além da descrição padrão do produto, será necessário preencher também o campo Nome do Produto [3]. Ambas as descrições serão exibidas no aplicativo. Em seguida, clique em GRAVAR [2] para finalizar.

Guia Visual 5. Campos para envio do produto para o Sales
Para que os produtos exportados apareçam no Sales, é necessário fazer o logoff e login novamente no aplicativo. Esse procedimento atualiza os dados e garante que os itens estejam disponíveis para exibição e venda.
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