O que é
A conciliação financeira é um processo que rastreia a origem de um pagamento até seu depósito na conta da empresa, assegurando a identificação e correção de erros e inconsistências financeiras.
Quando a empresa possui um e-commerce e integra as vendas do marketplace no ERP Autcom, os recebimentos são registrados no sistema com a forma de pagamento CARTÃO, independente do tipo de pagamento feito pelo comprador no marketplace (cartão, boleto, Pix ou outras). Portanto, no ERP Autcom, a conciliação dessas vendas funciona como uma conciliação de cartões.
Algumas empresas gerenciam as vendas de todos os marketplaces em um único portal, centralizando as informações de recebimentos e facilitando a conciliação. Nesse cenário, o ERP Autcom oferece a conciliação da Koncili, realizada via API da conciliadora.
Através da API o sistema importa as informações necessárias para realizar a conciliação automaticamente. Isso proporciona mais agilidade, eficiência operacional e segurança no processamento das informações.
Nessa atividade vamos descrever como realizar a importação das informações para conciliação da Koncili.
Caminho para acessar
Para realizar a importação dos arquivos para conciliação da Koncili, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Financeiro [1], submenu Controle de cartões [2], opção Importação [3] e, por fim, Koncili [4]:
Caminho de acesso: Financeiro/Controle de Cartões/Importação/Koncili
Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:
Caminho de acesso: Principal/Financeiro/Controle de Cartões/Importação/Koncili
Precisa configurar
Direito de Acesso
Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom para o operador responsável:
- Principal > Controle Financeiro > Controle de Cartões > Importação > Koncili
Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).
Configurações
Para execução dessa atividade a configuração abaixo deve ser definida conforme a necessidade da empresa:
Código | Descrição | Opção |
CFG_KONKEY | KONCILI – Chave de Autorização no Site (Token) | A chave de autorização é um token fornecido pela Koncili para a empresa. Verifique com a Koncili qual é o seu token e informe-o nesta configuração. |
Como fazer
Para realizar a importação dos arquivos para conciliação da Koncili, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Financeiro [1], submenu Controle de cartões [2], opção Importação [3] e, por fim, Importação Koncili [4]:
Na tela de importação, é necessário indicar o período (Data Inicial [1] e a Data final [2]) e o Cod. Conciliação [3]:
A Koncili informa para a empresa, através de relatórios em seu site, o valor de repasse a ser recebido de acordo com o marketplace (Shopee, B2W, Mercado Livre, Magazine Luiza e outros), data de importação e a data de pagamento, conforme mostra o Guia Visual abaixo:
Portanto, nos campos Data Inicial e a Data final, você deve indicar as datas de importação Koncili correspondente ao Cod. Conciliação que deseja conciliar.
Preenchidos os campos necessários, clique no botão IMPORTAR [1], aguarde a mensagem Dados importados com sucesso e finalize a importação clicando em OK [2]: