Importar arquivos para conciliação de cartões – Koncili

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O que é

A conciliação financeira é um processo que rastreia a origem de um pagamento até seu depósito na conta da empresa, assegurando a identificação e correção de erros e inconsistências financeiras.

Quando a empresa possui um e-commerce e integra as vendas do marketplace no ERP Autcom, os recebimentos são registrados no sistema com a forma de pagamento CARTÃO, independente do tipo de pagamento feito pelo comprador no marketplace (cartão, boleto, Pix ou outras). Portanto, no ERP Autcom, a conciliação dessas vendas funciona como uma conciliação de cartões.

Algumas empresas gerenciam as vendas de todos os marketplaces em um único portal, centralizando as informações de recebimentos e facilitando a conciliação. Nesse cenário, o ERP Autcom oferece a conciliação da Koncili, realizada via API da conciliadora.

Através da API o sistema importa as informações necessárias para realizar a conciliação automaticamente. Isso proporciona mais agilidade, eficiência operacional e segurança no processamento das informações.

Nessa atividade vamos descrever como realizar a importação das informações para conciliação da Koncili.

Caminho para acessar

Para realizar a importação dos arquivos para conciliação da Koncili, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Financeiro [1], submenu Controle de cartões [2], opção Importação [3] e, por fim, Koncili [4]:

Caminho de acesso: Financeiro/Controle de Cartões/Importação/Koncili

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Financeiro/Controle de Cartões/Importação/Koncili

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom para o operador responsável:

  • Principal > Controle Financeiro > Controle de Cartões > Importação > Koncili

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para execução dessa atividade a configuração abaixo deve ser definida conforme a necessidade da empresa:

Código Descrição Opção
CFG_KONKEY KONCILI – Chave de Autorização no Site (Token) A chave de autorização é um token fornecido pela Koncili para a empresa. Verifique com a Koncili qual é o seu token e informe-o nesta configuração.

Como fazer

Para realizar a importação dos arquivos para conciliação da Koncili, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Financeiro [1], submenu Controle de cartões [2], opção Importação [3] e, por fim, Importação Koncili [4]:

Guia Visual 2. Importação Koncili

Na tela de importação, é necessário indicar o período (Data Inicial [1] e a Data final [2]) e o Cod. Conciliação [3]:

Guia Visual 3. Dados para conciliação

A Koncili informa para a empresa, através de relatórios em seu site, o valor de repasse a ser recebido de acordo com o marketplace (Shopee, B2W, Mercado Livre, Magazine Luiza e outros), data de importação e a data de pagamento, conforme mostra o Guia Visual abaixo:

 

Guia Visual 4. Informações Koncili

Portanto, nos campos Data Inicial e a Data final, você deve indicar as datas de importação Koncili correspondente ao Cod. Conciliação que deseja conciliar.

Nos registros da Koncili, podem ser incluídos recebimentos de diversos marketplaces, como Shopee, B2W, Mercado Livre, Magazine Luiza e outros. Isso pode resultar em registros com a mesma data de pagamento ou finalização. Por isso, é essencial informar o código de conciliação para que o sistema identifique corretamente cada registro na movimentação de cartões. Além disso, isso torna a conciliação mais eficiente, já que uma empresa pode trabalhar com muitos marketplaces e gerar um grande volume de registros a serem conciliados.

Preenchidos os campos necessários, clique no botão IMPORTAR [1], aguarde a mensagem Dados importados com sucesso e finalize a importação clicando em OK [2]:

Guia Visual 5. Importação
O tempo de importação dos registros depende da quantidade de registros a serem importados.
Caso ocorra algum erro na importação, serão emitidas mensagens de alerta na tela. Entre em contato com a Citel para que sejam conferidas as configurações necessárias.
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