Configurar carteira Cresol [240p] – Contas a Receber

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O que é

No ERP Autcom, no menu Financeiro, você pode acessar a Geração de Layout bancário, onde é possível cadastrar as carteiras de cobrança dos bancos, passo essencial para utilizar a funcionalidade de boletos. Para bancos que operam na modalidade arquivo texto, você pode gerar duplicatas, exportar arquivos de remessa, importar arquivos de retorno e atualizar/baixar as duplicatas.

Para realizar essas atividades, o primeiro passo é configurar a carteira. Esse procedimento é feito pela Citel, usando as informações do checklist preenchido pelo cliente e que contém os dados do cadastro da empresa no banco com o qual ela opera. Esse checklist pode ser conferido clicando aqui.

Para facilitar a troca de informações entre clientes e bancos de forma padronizada e automatizada, o ERP Autcom utiliza o CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária), permitindo envios online com informações padronizadas, como nome da empresa, nome do cliente, CNPJ, CPF, instituição financeira, valor do documento, entre outros dados, em colunas específicas para cada banco.

O CNAB possui dois layouts para intercâmbio de informações entre o sistema do banco e da empresa: CNAB 400 e CNAB 240, com cada banco adotando um layout específico. O CNAB 400 tem menos informações, limitado a 400 posições, e trabalha com carteiras de cobrança simples e garantidas, excluindo serviços de banco correspondente. É utilizado principalmente para postagem de títulos pelos correios e serviços de protesto, sendo mais rápido e simples que o CNAB 240. O CNAB 240 possui 4 segmentos de 240 posições, permitindo mais títulos no mesmo arquivo. Além de tudo que o CNAB 400 oferece, o CNAB 240 inclui serviços de banco correspondente, agendamento de pagamento de títulos e pagamentos de contas.

Nesta atividade será exibido o passo a passo de como realizar o cadastro da carteira para o CNAB 240 do Banco Cresol.

Caminho para acessar

Esta atividade é executada pela Citel.

No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Factoring [4], em seguida, clique em 133 – Cresol [240p][5] e, por último, clique em A – Configuração [6]:

Caminho de acesso: Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Factoring/133 – Cresol [240p]/A-Configuração  – frmConfigCresol240p

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Receber/Factoring/133 – Cresol [240p]/A-Configuração  – frmConfigCresol240p

Precisa configurar

Direito de Acesso

Esta atividade é executada pela Citel, que possui as permissões necessárias para realizar o procedimento corretamente.

Configurações

Para execução dessa atividade a configuração abaixo deve ser definida como segue:

Código Descrição Opção
CFG_USAATB Utilizar Layout bancário (AUTBAN)? Selecione Sim.
CFG_CONREM Controle de remessa e retorno bancário Selecione Carteira.

Sugere-se criar uma pasta específica para o banco em questão dentro do diretório do ERP Autcom, para armazenamento de arquivos de remessa e retorno.

É essencial que o campo Prox. Nosso Número esteja configurado corretamente no cadastro do banco. Junto com a configuração da carteira, isso garante a correta impressão dos boletos.

É fundamental que a configuração CFG_CONREM (Controle de remessa e retorno bancário) esteja definida como Carteira. Isso garante que, ao utilizar mais de uma carteira, a exportação do arquivo remessa e a importação do arquivo retorno sejam realizadas na carteira correta.
Antes de iniciar a configuração da carteira bancária, é fundamental enviar por e-mail ao cliente um checklist para que ele preencha com as informações da conta. Clique aqui e tenha acesso ao check-list.

Como fazer

Esta atividade é executada pela Citel.

No menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique no menu Financeiro [1], submenu Geração de Layout Bancário [2], opção Contas a Receber [3]. Acesse a pasta Bancos – Arquivo Texto [4], em seguida, clique em 133 – Cresol [5] e, por último, clique em A – Configuração [6]:

Guia Visual 2. Caminho de acesso
Serão exibidos apenas os bancos utilizados pela empresa.
Observe que existe a possibilidade de configurar até cinco carteiras. Se mais de uma carteira for cadastrada, o sistema solicitará a escolha da carteira nas rotinas pertinentes.

Guia Visual 3. Carteiras

A tela de Configurações do banco selecionado será exibida, para ser preenchida com as informações da empresa. Clique em ALTERAR para habilitar os campos para o preenchimento das informações da carteira da empresa no banco.

Guia Visual 4. Alterar
Verifique o formulário de implantação preenchido com o cliente e certifique-se de preencher todas as informações corretamente para evitar que o boleto seja gerado com dados incorretos

Na aba Dados Gerais é necessário preencher as informações para garantir a correta geração dos boletos.

Veja abaixo as informações que são solicitadas na aba.

Preencha todas as informações com base nos dados fornecidos pelo cliente no checklist. As demais informações são de escolha do cliente e devem ser informadas por ele durante o processo de configuração.

Dados Gerais

Na aba Dados Gerais, para facilitar a explicação, dividimos em dois blocos:

  1. Informações básicas;
  2. Informações da operação;
Guia Visual 5. Campos Dados Gerais

A seguir, detalharemos cada bloco e seus respectivos campos.

1 – Informações básicas:

Guia Visual 6. Informações básicas
  • Último Núm. Seq. Arq. Remessa: Último número sequencial da remessa efetuada pelo cliente. O Sistema não controla tal numeração, admitindo quebra na sequência e repetição de número já processado. Pode ser utilizado pelo cliente para seu próprio controle;
  • Código de Transmissão: Informe o cógigo de transmissão;
  • Código da Agência/Dígito: Informe o código e dígito da Agência;
  • Agência Cobrança/Dígito: Informe a agência e o dígito da agência encarregada da cobrança;
  • Conta Corrente/Dígito: Informe o número e o dígito da conta-corrente;

Quando se tratar da mesma conta bancária para empresas diferentes, é importante verificar se cada uma das empresas está em bancos de dados distintos. Se as empresas estiverem em bancos de dados diferentes, mas compartilharem a mesma conta bancária, é necessário que a faixa sequencial do Nosso Número seja diferente para cada empresa. No cadastro de banco, é possível alterar a faixa sequencial (respeitando a quantidade de caracteres para cada banco), e pode ser solicitado ao DBA que altere a sequência iniciando com o número da loja. Por exemplo:
  • Para a Loja 001, a faixa sequencial poderia ser: 1000000;
  • Para a Loja 002, a faixa sequencial poderia ser: 2000000;
  • Para a Loja 003, a faixa sequencial poderia ser: 3000000.
  • Conta Corrente Cobrança/Dígito: Informe o número e o dígito da conta-corrente de cobrança;
  • Código da Carteira: Selecione 09 – Carteira Cresol;
  • Número do Convênio de Cobrança: Informe o número do convênio de cobrança;
  • Tipo de Cobrança: Selecione o tipo de cobrança, sendo:
    • 1 – Cobrança simples (sem registro e eletrônica com registro);
    • 3 – Cobrança caucionada (eletrônica com registro e convencional com registro);
    • 4 – Cobrança descontada (eletrônica com registro);
    • 5 – Cobrnaça simples (rápida com registro);
    • 6 – Cobrança caucionada (rápida com registro);
    • 7 – Transferência de titularidade – Sem devolução (cobrança simples – eletrônica com registro);
    • 8 – Cobrança cessão (eletrônica com registro);
    • 9 – Transferência de titularidade – Com devolução (cobrança simples – eletrônica com registro);
    • B – Cobrança simples (sem registro sem pré-impresso e com pré-impresso).
  • Forma de cadastramento: Selecione a forma de cadastramento:
    • 1 – Cobrança registrada (rápida e eletrônica com registro);
    • 2 – Cobrança sem registro;
    • 3 – Cobrança simples (sem registro sem pré-impresso e com pré-impresso).
  • Código para protesto: Selecione 1 – Protestar dias corridos e 3 – Não protestar;
  • Quantidade de dias para protesto: Informe o número de dias corridos para protesto;
  • Quantidade de Dias para Crédito: Informe a quantidade de dias do intervalo enre a efetuação do pagamento e o crédito na conta corrente;
  • Código para baixa/devolução: Informe o código para baixa/devolução, sendo:
    • 1 – Baixar/devolver;
    • 2 – Não baixar/não devolver;
    • 3 – Utilizar perfil beneficiário.
  • Qtd. de dias p/ baixa/devolução: Informe a quantidade de dias;
  • Código de movimento remessa: Selecione o código de movimento da remssa;
  • Tipo de documento: Informe 0 – Não informado, 1 – Tradicional ou 2 – Escritural;
  • Cedente: Informe o cedente;
  • Observação 1/2/3/4/5: Permite adicionar informações extras sobre aquele documento.
  • 2 – Informações da operação:

    Guia Visual 7. Informações da operação
    • Path para Arquivos de Remessa: Este campo indica o local onde os arquivos de remessa serão armazenados. Clique no botão e selecione a pasta no seu computador;
    • Path para Arquivos de Retorno:  Este campo indica o local onde os arquivos de retorno serão armazenados. Clique no botão e selecione a pasta no seu computador;
    • Resp. por Emissão de Boletos: Informe se a empresa (E) ou o banco (B) será responsável pela emissão do boleto;
    • Imprime Protocolo de Aceite: Aceite é o código adotado pela FEBRABAN para identificar se o título de cobrança foi aceito (reconhecimento da dívida pelo Pagador). Informe Sim (S) ou Não (N);
    • Percentual de Multa: Informe o percentual da multa que será cobrada;
    • Espécie título: Informe a espécie do título;
    • Portador de Baixa: Informe o portador da baixa, cadastrado previamente. Clique aqui e consulte a documentação;
    • Conta Baixa: Informe a conta da baixa;
    • Portador de remessa: Informe o portador da remessa.

    Após preencher os campos da aba conforme a necessidade da empresa, clique em GRAVAR.

    Guia Visual 8. Gravar configurações

    Após preencher todas as informações da conta nas configurações da carteira, é necessário gerar algumas amostras de teste de boletos em PDF no ERP Autcom. Em seguida, deve-se gerar a remessa teste. A quantidade de boletos e remessas para teste dependerá do banco em homologação. Por exemplo, para o Cresol, é necessário gerar um boleto teste e uma remessa teste. Para consultar a documentação sobre como gerar o boleto teste, clique aqui. E para consultar a documentação sobre como gerar a remessa teste, clique aqui.

    Se você deseja modificar a configuração da carteira, acesse a documentação Alterar configurações da carteira.

    Na configuração da carteira, além do cadastro das informações essenciais mencionadas acima, também é possível Configurar percentual de juros para remessa e Configurar ocorrências do arquivo retorno.
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