O que é
Atividade do Módulo HUB que consiste no processo de criar anúncios destinados ao marketplace PitStop. Cada produto é associado a anúncios específicos, permitindo a definição de preços, taxas praticadas, opções de frete e outras informações essenciais para a venda.
Nesta atividade será demonstrado o passo a passo de como cadastrar anúncio no marketplace PitStop.
Caminho para acessar
Primeiramente, acesse o Hub. Para aprender como acessá-lo, clique aqui.
O cadastro de um anúncio no Módulo HUB é feito no menu Produtos, submenu Gestor de produtos, que é acessada a partir da tela principal do aplicativo, barra de opções lateral, menu Produtos [1] , opção Gestor de Produtos [2]:
Caminho de acesso: Produtos/Gestor de Produtos – Produtos/Consultar
Precisa configurar
Direito de Acesso HUB
Para execução dessa atividade devemos liberar o seguinte direito de acesso no HUB:
- Produtos > Gestor de Produtos
Para saber como realizar a liberação de direitos de acesso, clique aqui.
Como fazer
Acesse, no painel do HUB, o menu Produtos [1], opção Gestor de Produtos [2]. Na tela Produtos, utilize os filtros [3] para localizar o produto desejado e clique em FILTRAR [4], conforme mostra o Guia Visual 2:
O sistema retorna o resultado da pesquisa na tela Lista de Produtos [1] de acordo com os filtros utilizados. Clique no botão ALTERAR PRODUTO [2] para acessar as informações do produto:
Ao clicar no botão ALTERAR PRODUTO, o sistema abre a tela com as informações básicas e o menu para manutenção do produto:
- Em Produto Básico e Mídias [1] é feita a manutenção dos dados básicos do produto. Para consultar o documento a respeito desse assunto, clique aqui.
- O cadastro do anúncio é realizado na opção Marketplaces [2]:
Acesse, portanto, o marketplace PitStop [1]:
A primeira parte da tela mostra o que chamamos de Quadro de anúncios. Você pode cadastrar quantos anúncios quiser para um mesmo produto e cada anúncio será um quadro identificado pelo seu ID, conforme destaque no Guia Visual 6:
Os detalhes desses quadros você pode conferir no final deste documento ou clicando aqui.
Seguindo a tela são disponibilizados recursos adicionais para anúncios:
Não vamos descrever esses recursos nesse documento, mas você pode clicar nos links abaixo para consultá-los:
- [1] Vincular a anúncio existente: este recurso é útil para empresas que já utilizam a plataforma de e-commerce PitStop e necessitam associar os anúncios criados anteriormente à integração com os produtos do Módulo HUB.
- [2] Criar ramificação do anúncio: este recurso gera uma cópia do anúncio, permitindo que você o personalize de acordo com suas necessidades.
- [3] Desvincular anúncio: O anúncio será desvinculado no HUB. Embora o anúncio permaneça ativo plataforma de e-commerce PitStop, o HUB deixará de considerá-lo. Isso implica que os dados relacionados ao produto, como estoque e pedidos, não serão mais atualizados no HUB.
- [4] Criar variação: em andamento.
Seguindo na tela iniciamos de fato o cadastro do anúncio. Vamos separar a explicação em tópicos para facilitar o entendimento e, para cada um deles, teremos um Guia Visual destacando quais campos serão abordados.
Informações básicas
São os campos que contêm as informações importadas do Autcom durante a carga do produto. Você pode manter ou alterar os campos, caso julgue conveniente:
- O * na frente do campo indica que ele é um campo obrigatório.
- As alterações realizadas são aplicadas somente para o marketplace em questão.
- Nome: campo obrigatório. É o título do anúncio e o nome pelo qual o consumidor final pesquisará para efetuar a sua compra.
- Ativo: campo para definir se o anúncio ficará ativo ou não.
- Descrição: descreve as características do produto, salientando suas qualidades e especificidades. São as informações concatenadas dos campos Aplicação, Descrição do Produto, Dados técnicos e Itens inclusos da aba E-commerce do cadastro do produto no Autcom. Para mais detalhes da composição desse campo, consulte o documento Cadastrar informações e-commerce para Módulo HUB.
- Garantia (Meses): essa informação deve ser definida no momento do cadastro do anúncio, ou seja, não é uma informação enviada pelo Autcom. Logo, defina de quantos meses será a garantia do produto, sendo no mínimo 1 mês e no máximo 60 meses.
- Unidade: informe se é unidade (UN) ou quilograma (Kg).
- SKU da marca: o código SKU (Unidade de Manutenção de Estoque) é composto por uma combinação alfanumérica de identificação atribuído à marca.
- Origem: esse campo determina se o produto é nacional (selecione 0) ou importado (selecione 1).
- EAN: o código EAN (European Article Number), também conhecido como código de barras, é um conjunto de números e barras verticais que identifica de forma única um produto, facilitando seu registro, rastreamento e venda.
- NCM: o código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) é uma sequência numérica usada para classificar produtos conforme a sua natureza e composição.
- Dimensões do produto: são as informações de Altura (cm), Largura (cm), profundidade (cm) e Peso do produto.
- Marca da plataforma: as marcas (fabricantes) da PitStop serão carregadas conforme registros da plataforma. Caso desejar inserir uma nova, o usuário deverá informar o novo nome na pesquisa e selecionar a opção adicionada.
Estoque
Seguindo com o cadastro temos os campos referentes ao estoque:
- Tipo e Estoque: campos que não permitem alteração. São informações sincronizadas em tempo real com o Autcom, considerando um atraso de poucos segundos do processo.
- %: deve ser indicada a % (porcentagem) do Estoque que será disponibilizada para venda no marketplace.
- Estoque envio: campo calculado automaticamente baseado nos campos Estoque e %. Então:
- Se Estoque = 120 e % = 50 ⟹ Estoque envio = 60
- Se Estoque = 120 e % = 70 ⟹ Estoque envio = 84
- Estoque mínimo: é a quantidade mínima de Estoque Envio antes que o anúncio seja pausado, por exemplo:
- Se Estoque Mínimo = 20, quando o Estoque Envio = 19 ⟹ o anúncio será pausado e a quantidade em estoque enviada para o PitStop será 0.
- A pausa é feita automaticamente. Quando o Estoque Envio voltar à quantidade mínima, o anúncio é ativado automaticamente.
- Estoque Fixo: ao marcar essa opção, o sistema ignora o estoque do Autcom e considera o indicado no campo Quantidade de estoque fixo.
- Disponibilidade: quantidade de produtos disponíveis.
Precificação do produto
- Tab.Preço: como padrão o campo mostra a tabela de preço configurada para o canal de vendas, entretanto, podemos selecionar outra tabela que esteja disponível.
- Preço Base: mostra o preço do produto de acordo com a tabela selecionada.
- Impostos(%): campo livre para preenchimento de acordo com o estipulado pela empresa.
- Operacional(%): campo livre para preenchimento de acordo com o estipulado pela empresa.
- Comissão(%): campo livre para preenchimento de acordo com o estipulado pela empresa.
- Margem(%): campo livre para preenchimento de acordo com o estipulado pela empresa.
- Frete: campo livre para preenchimento de acordo com o estipulado pela empresa.
- Preço (R$): preço final de venda que será praticado no marketplace calculado com base nos campos citados anteriormente.
Informações do pacote do produto
Os campos referente às Informações do pacote do produto serão utilizados para cálculo do frete no envio do produto e são preenchidos automaticamente com as informações do Autcom (as mesmas dos campos de dimensão presentes nas informações básicas):
Definição de categoria da PitStop
Na seção Definição de categoria da PitStop o sistema disponibiliza uma lista com categoria, subcategoria e departamento de cada segmento [1]. Basta selecionar a categoria que mais se enquadra com o produto do anúncio em questão.
Caso o produto do anúncio possua variações, é possível informá-las no campo Variações do Anúncio. Clique em Tipo da variação e escolha se a variação está relacionada à Cor, Tamanho ou Voltagem. Ao selecionar, será exibido um campo para informar a variação específica. Por exemplo, ao selecionar Cor [1], será exibido o campo para informar a cor disponível para o produto [2].
Salvar cadastro
Realizado o preenchimento dos campos necessários, clique no botão SALVAR, localizado no final da tela, para gravar o anúncio:
Quadro de anúncio
- [1] Detalhes do anúncio: mostra a identificação do anúncio (Id), o número da variação, o nome do produto, o tipo do anúncio e o preço de venda do produto no e-commerce.
- [2] Lista de variações para este anúncio: esse botão somente é disponibilizado após o cadastro de pelo menos uma variação para o anúncio. Ao clicar no botão acessamos as variações cadastradas. Clique aqui para consultar o procedimento Cadastrar variações nos anúncios.
- [3] Abrir informações detalhadas deste anúncio: ao clicar nesse botão selecionamos o anúncio na tela principal e os campos ficam disponíveis para edição.