Realizar entrega (Pedido não entregue) – Entregas

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O que é

Através do aplicativo Entregas, o motorista tem acesso às entregas que precisam ser realizadas. Se não for possível realizar a entrega devido à ausência do cliente ou por qualquer outro motivo, é possível registrar essa informação no aplicativo, adicionar observações e/ou ocorrências, e realizar uma nova tentativa de entrega.

Nesta documentação, será exibido o passo a passo de como o motorista realiza entregas utilizando o aplicativo Entregas e informa que o pedido não foi entregue.

Caminho para acessar

Para realizar a entrega, abra o aplicativo. Se for o primeiro acesso, insira o Usuário [1], a Senha [2], a Empresa [3] e toque em ENTRAR [4]. A tela inicial do aplicativo será exibida, apresentando as entregas que precisam ser realizadas.

Se não for o primeiro acesso, basta abrir o aplicativo e a tela inicial será exibida.
Guia Visual 1. Caminho de acesso

Precisar Configurar

O aplicativo deve ter sido instalado no celular. Para mais detalhes, clique aqui e consulte a documentação.

Para utilizar o aplicativo, é necessário manter o GPS sempre ativado e permitir o uso da localização o tempo todo.

É necessário ter realizadas as configurações. Para mais detalhes, clique aqui e consulte a documentação.

Ter realizado o cadastro do motorista. Para mais detalhes, clique aqui e consulte a documentação.

Ter gerado a rota de entrega e liberado o romaneio. Clique aqui e consulte a documentação sobre a geração da rota e aqui para consultar a documentação da liberação do romaneio.

Como Fazer

Para realizar a entrega, abra o aplicativo. Se for o primeiro acesso, insira o Usuário [1], a Senha [2], a Empresa [3] e toque em ENTRAR [4]. A tela inicial do aplicativo será exibida, apresentando as entregas que precisam ser realizadas.

Se não for o primeiro acesso, basta abrir o aplicativo e a tela inicial será exibida.
Guia Visual 2. Caminho de acesso

As entregas que precisam ser realizadas são representadas por cards. Cada card de entrega incluirá as seguintes informações:

Guia Visual 3. Card entrega
  • [1] Endereço de Entrega: O local onde a entrega será realizada.
  • [2] Cliente(s): Os detalhes do(s) cliente(s) que receberão a entrega.
  • [3] Documento(s): Exibe o número do romaneio, informações do documento, nome do vendedor, data da compra e quantidade de itens.
  • [4] Produto(s): Descrição dos produtos a serem entregues.

Para acessar os detalhes do(s) Cliente(s)Documento(s) e Produto(s), toque no ícone  [1] para visualizar as informações completas. Para fechar, toque no ícone  [2].

Guia Visual 4. Informações do card

Ao sair para realizar as entregas, toque em [1], para dar início ao processo de entrega.

Guia Visual 5. Botão Iniciar
Ao iniciar a entrega, o tempo de entrega será contabilizado. Você pode interagir diretamente com o responsável pela logística da sua empresa, através do chat, além de informar ocorrências ou realizar uma pausa, caso necessário. Clique nos links correspondentes para consultar a documentação.

Ao tocar no ícone [1], será apresentado o mapa, que exibirá o trajeto da entrega em tempo real.

Guia Visual 6. Mapa

Ao chegar no destino da entrega, toque em  [1].

Guia Visual 7. Botão Cheguei

Caso não tenha sido possível realizar a entrega, toque em [1].

Guia Visual 8. Botão Não entregue

A tela para selecionar a ocorrência, cadastrada previamente, será exibida.

Guia Visual 9. Informar ocorrência

Aqui há várias maneiras de continuar, pois diversas situações podem acontecer durante o processo de entrega. Abaixo, serão descritas as situações comuns que podem ocorrer durante o processo de entrega e como o motorista pode lidar com cada uma delas utilizando o aplicativo Entregas:

  • Informar ocorrência e finalizar como não entregue: Se ocorrer uma situação em que não seja possível realizar a entrega, o motorista pode informar a ocorrência relevante no aplicativo e finalizar o pedido como não entregue. Isso pode ocorrer, por exemplo, se o cliente não estiver disponível no momento da entrega ou se houver problemas de acesso ao local. Caso esta situação se aplique, consulte o link abaixo:

Depois de tocar em , a tela Ocorrências será exibida.

Toque na ocorrência desejada [1] e toque em NÃO [2], para não inserir uma observação adicional.

Na tela seguinte, toque em FINALIZAR COMO NÃO ENTREGUE [3].

Será exibida a tela Finalizando Romaneio, onde será mostrada a porcentagem de conclusão. O documento será baixado e retornará para a tela inicial do aplicativo para iniciar a entrega do próximo documento. Se for o último documento do romaneio, nenhuma informação adicional será apresentada na tela inicial do aplicativo.

Guia Visual 10. Informar ocorrência e finalizar como não entregue

  • Informar ocorrência, adicionar observação e finalizar como não entregue: Caso seja necessário fornecer informações adicionais sobre a ocorrência, como detalhes específicos ou instruções para uma possível nova tentativa de entrega, o motorista pode adicionar uma observação ao registrar a ocorrência. Em seguida, ele pode finalizar o pedido como não entregue.Caso esta situação se aplique, consulte o link abaixo:

Depois de tocar em , a tela Ocorrências será exibida.

Toque na ocorrência desejada [1] e toque em SIM [2] para inserir uma observação adicional.

Na tela seguinte, toque em FINALIZAR COMO NÃO ENTREGUE [3]. Forneça a observação [4], toque em CONFIRMAR [5] e a ocorrência será registrada.

Toque novamente em FINALIZAR COMO NÃO ENTREGUE [6].

Será exibida a tela Finalizando Romaneio, onde será mostrada a porcentagem de conclusão. O documento será baixado e retornará para a tela inicial do aplicativo para iniciar a entrega do próximo documento. Se for o último documento do romaneio, nenhuma informação adicional será apresentada na tela inicial do aplicativo.

É possível visualizar todas as ocorrências através do Painel de Entregas. Clique aqui e consulte a documentação.

Guia Visual 11. Pedido não entregue

  • Informar ocorrência e realizar uma nova tentativa de entrega: Se a situação permitir uma nova tentativa de entrega, o motorista pode registrar a ocorrência no aplicativo e optar por realizar uma nova tentativa de entrega. Isso pode ser feito, por exemplo, se o cliente não estiver disponível inicialmente, mas estiver disponível em um horário posterior. Caso esta situação se aplique, consulte o link abaixo:

Depois de tocar em , a tela Ocorrências será exibida.

Toque na ocorrência desejada [1] e toque em NÃO [2], para não inserir uma observação adicional.

Na tela seguinte, toque em TENTAR NOVAMENTE [3] e, assim, a entrega volta a ficar disponível na tela inicial do aplicativo para uma nova tentativa.

Guia Visual 12. Informar ocorrência e realizar uma nova tentativa de entrega

  • Informar ocorrência, adicionar observação e realizar uma nova tentativa de entrega: Se além de registrar a ocorrência, for necessário fornecer detalhes adicionais ou instruções específicas para uma nova tentativa de entrega, o motorista pode adicionar uma observação. Em seguida, ele pode realizar uma nova tentativa de entrega. Caso esta situação se aplique, consulte o link abaixo:

Depois de tocar em , a tela Ocorrências será exibida.

Toque na ocorrência desejada [1] e toque em SIM [2] para inserir uma observação adicional.

Forneça a observação [3], toque em CONFIRMAR [4] e a ocorrência será registrada.

Toque em TENTAR NOVAMENTE [5] e, assim, a entrega volta a ficar disponível na tela inicial do aplicativo para uma nova tentativa.

Guia Visual 13. Informar ocorrência, adicionar observação e realizar uma nova tentativa de entrega

Ao relatar que um pedido não foi entregue, ele será automaticamente listado no Painel de Entregas, na aba de Pendências. A partir dessa visualização, é possível realizar a liberação do pedido para que seja incluído em um novo romaneio para entrega posteriormente, ou então iniciar o processo de devolução, conforme necessário. Clique aqui e consulte a documentação.
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