Cadastrar fila de E-mail

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O que é

Essa atividade visa descrever como realizar o cadastro e configuração de filas de e-mail no Desk.

Caminho para acessar

Primeiramente, acesse o Desk. Para aprender como acessá-lo, clique aqui.

O cadastro de filas é feito no menu Configurações, submenu Filas. Você pode acessar essa função pela barra de opções superior, indo em Configurações [1] e depois em Filas [2]:

Caminho de acesso: Menu Configurações/Filas – queueslist

Grupo de acesso 1. Caminho de acesso

Precisa configurar

Para executar esta atividade, é necessário que o usuário possua o perfil de Administrador no Desk.

Você pode acessar os links abaixo para consultar os documentos sobre esse assunto, onde encontrará mais informações detalhadas:

Como fazer

As filas são cadastradas em duas etapas: primeiramente adicionamos uma fila e, num segundo momento, realizamos as configurações da fila.

Adicionar fila

Para cadastrar uma fila no Desk, acesse no sistema o menu Configurações [1], submenu Filas [2], e na tela Filas, clique no botão ADICIONAR [3], conforme mostra o Guia Visual 2:

Guia Visual 2. Adicionar fila

Na tela Adicionar nova fila, as informações são preenchidas como segue:

Guia Visual 3. Informações

Nome da fila: dê um nome para a fila de atendimento, como o nome da empresa ou do setor, facilitando a identificação da fila.

Tipo: para configurar uma fila de E-mail, selecione o tipo E-mail:

Guia Visual 4. Tipo da fila

Os demais tipos de filas são tratados em atividades específicas. Clique no(s) link(s) abaixo para consultá-la(s):

Após preencher as informações, clique no botão ADICIONAR [1] e aguarde a mensagem de sucesso do cadastro [2]:

Guia Visual 5. Salvar o cadastro

A fila cadastrada será adicionada ao final da lista de Filas:

Guia Visual 6. Fila cadastrada

Após adicionar a fila, é necessário configurá-la.


No Desk, é possível ordenar as colunas das tabelas de dados, como na lista de Usuários, em ordem crescente ou decrescente. Para isso, basta clicar no nome da coluna desejada. Confira o exemplo abaixo para entender melhor o processo:

Guia Visual 5. Ordenar colunas

Configurar fila de e-mail

Encontre a fila [1] desejada  e clique no ícone  [2] para abrir os campos para configuração [3]:

Guia Visual 7. Configuração da fila

As configurações são divididas em abas e são preenchidas como segue:

Guia Visual 8. Abas de configuração
Não é obrigatório preencher todos os campos nesta etapa para salvar o cadastro. Clique no botão SALVAR no final do formulário sempre que terminar uma seção, já que alguns campos podem depender de informações prévias ou não são obrigatórios.

1 – Conexão

Os campos referente à conexão, tanto Dados para envio [1] quanto Dados para recebimento [3] devem ser preenchidos de acordo com as instruções do servidor de e-mails que sua empresa trabalha.

Guia Visual . Configurar conexão

Utilize os botões ENVIAR TESTE [2] (testa o envio de e-mail de acordo com as informações preenchidas em Dados para envio) e TESTAR RECEBIMENTO [4] (testa o recebimento de e-mail de acordo com as informações preenchidas em Dados para recebimento) para confirmar o correto preenchimento dos campos. Estando correto, clique no botão SALVAR DADOS [5] para finalizar a configuração da conexão.

Não é obrigatório utilizar ambas as conexões. Você pode, por exemplo, optar por trabalhar exclusivamente com o envio de e-mails.

2 – Configurações

Para inserir os detalhes desta aba, é essencial ter configurado as opções na aba Conexão.

Na aba Configurações, são preenchidas as informações relacionadas aos atendimentos. Vamos dividir a explicação em dois grupos de campos: GRUPO 1 e GRUPO 2, conforme mostra o Guia Visual abaixo:

Guia Visual 10. Configurações

No GRUPO 1, é possível alterar o nome inicial que foi dado a fila editando o campo Nome da fila:

Guia Visual 11. Nome da fila

Os demais campos são campos de seleção. Ao mover o cursor do mouse sobre eles, o sistema exibe breves descrições que fornecem orientações sobre como preencher o campo. Isso é exemplificado no Guia Visual 12:

Guia Visual 12. Configurações Grupo 1

Observações sobre os campos:

  • Atendimentos/agente (máx): limite de atendimentos distribuídos pela URA. Atendimentos transferidos, atendimentos de outras filas ou abertos pelo agente, não são contabilizados nesse limite.
  • Exigir motivo de encerramento: é interessante trabalhar com motivos de encerramento para documentar e encerrar as solicitações de forma adequada, fornecendo dados para melhorar os atendimentos.
  • Enviar para URA: define qual será o fluxo de automação da fila.
  • Aplicar gatilhos aos ativos e Aplicar gatilhos aos agendados: para esses campos é necessário que tenha sido realizado o cadastro dos gatilhos de atendimento. Clique aqui para consultar a atividade Cadastrar gatilhos de atendimento.

No GRUPO 2, nós temos os campos para indicarmos os Filtros para transferências, Motivos para encerramento e Gatilhos de mensagem:

Guia Visual 13. Configurações Grupo 2

Para preencher os filtros para transferência e motivos de encerramento, basta digitar a informação e pressionar enter no teclado. Para excluir, clique no X:

Guia Visual 13. Filtros de transferência e Motivos de encerramento

Para o campo Gatilhos de mensagem é necessário que tenha sido realizado o cadastro dos gatilhos de mensagem. Clique aqui para consultar a atividade Cadastrar gatilhos de mensagem. Assim, basta selecionar na lista o gatilho desejado:

4 – API e Webhooks

Nessa aba é configurado um token para uso dos gatilhos do Autcom no Desk. Esse assunto não será abordado nessa documentação. Por favor, aguarde a produção do conteúdo sobre Gatilhos Autcom.

Para realizar a manutenção (pesquisar, editar e excluir) das filas cadastradas, consulte a atividade Fazer manutenção de fila de E-mail.
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