Fazer conciliação de Recebíveis – Shopee

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O que é

Esta atividade tem como objetivo realizar o Controle de Recebíveis da Shopee no ERP Autcom — rotina que muitos usuários também conhecem como Conciliação de Recebíveis. Ambos os termos se referem ao mesmo processo: relacionar os pagamentos liberados pela Shopee às vendas registradas no sistema.

Para que a conciliação aconteça de forma automática, é necessário importar os arquivos de repasse fornecidos pela Shopee, que contêm as informações financeiras utilizadas pelo sistema para identificar e vincular cada venda ao respectivo pagamento.

Para saber mais sobre a importação, consulte a atividade Fazer importação de recebíveis – Shopee.

Ao realizar esse processo, o ERP Autcom automatiza a correspondência entre as vendas registradas e os recebimentos liberados pela Shopee, garantindo agilidade, precisão e consistência no controle financeiro do Marketplace.

Caminho para acessar

Para realizar a conciliação de recebíveis Shopee, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Financeiro [1], submenu Controle de Recebíveis Markt Place [2], opção Conciliação/Baixa de Recebíveis [3] e, por fim, Conciliação/Baixa Shopee [4]:

Caminho de acesso: Financeiro/Controle de Recebíveis Markt Place/Conciliação/Baixa de Recebíveis/Conciliação/Baixa de Recebíveis Shopee – frmShopeeBaixaRecebiveisMkt

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Financeiro/Controle de Recebíveis Markt Place/Conciliação/Baixa de Recebíveis/Conciliação/Baixa de Recebíveis Shopee – frmShopeeBaixaRecebiveisMkt

Precisa configurar

Para que a conciliação e a baixa de recebíveis da Shopee ocorram corretamente, além das Configurações e Direitos de acesso, alguns elementos precisam estar preparados com antecedência.

Isso inclui o cadastro do cartão utilizado nas movimentações do Marketplace e a importação dos arquivos de recebíveis referentes ao período.

Clique abaixo para visualizar os detalhes sobre cada requisito necessário para realizar a atividade.

Para que os pedidos e pagamentos da Shopee sejam registrados na Movimentação de Cartões, é necessário cadastrar um cartão exclusivo para o marketplace, marcando o campo Market Place, conforme mostra o Guia Visual abaixo:

Guia Visual 2. Cadastro do cartão Market Place

No cadastro desse cartão, é necessário preencher a aba Informações para Baixa Otimizada de Cartões [1] (ou Baixa Otimizada por Empresa – Conciliação), conforme os campos exibidos na tela [2], incluindo o Plano de Contas da Movimentação Bancária [3] destinado à contabilização do valor de frete:

Guia Visual 3. Informações para Baixa Otimizada

A empresa deverá ter realizado a importação dos arquivos referente ao período que será conciliado. Consulte a atividade Fazer importação de recebíveis – Shopee para saber mais sobre esse assunto.

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom para o operador responsável:

  • Principal > Controle Financeiro > Controle de Recebíveis Market Place> Conciliação/Baixa de Recebíveis > Conciliação/Baixa de Recebíveis Shopee

Avalie os direitos abaixo e libere-os, se for necessário:

  • Direitos de Acesso > Cartões > Permitir ajustar o valor recebido do cartão na conciliação
  • Direitos de Acesso > Cartões > Permitir realizar baixa de cartões de crédito com inconsistências dos arquivos importados

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para execução dessa atividade, defina as configurações abaixo conforme as orientações e a necessidade da empresa:

Código Descrição Opção
CFG_BAIDEB GERAL – Lançar Cancelamentos/Ajustes automaticamente na Movimentação Bancária ao conciliar cartões? Quando selecionado Sim, o sistema lançará automaticamente na movimentação bancária os ajustes/cancelamentos informados nos arquivos da adquirente.

Quando selecionado Não, os lançamentos devem ser lançados manualmente pelo operador.

CFG_CTC_AS GERAL – Tipo de Baixa – CARTÕES Essa configuração define como a baixa de cartões será registrada na movimentação bancária, sendo:

Analítico: cada cartão baixado gera um registro individual para o crédito, débito e taxa. Por exemplo, ao receber 10 cartões, serão registrados no mínimo 30 registros na movimentação bancária.

Sintético: o sistema soma os valores do crédito, débito, taxas e outros (se houver) para cada cartão baixado, resultando em um único lançamento para cada soma. Independentemente do número de cartões baixados, apenas 3 registros serão feitos na movimentação bancária.

Para fins de conciliação bancária, a forma sintética de registro permite que o processo seja mais ágil e menos propenso a erros. Os lançamentos consolidados facilitam a comparação com os extratos bancários.
CFG_BAIOTI GERAL – Utiliza baixa de Cartões otimizada

Para realizar a conciliação automática de cartões, é obrigatório definir essa configuração como SIM e preencher a aba Informações para Baixa Otimizada de Cartões do cartão utilizado na integração dos pedidos da Shopee.

Para saber mais sobre esse procedimento, consulte a atividade Ajustar o cadastro do cartão para conciliação.

Para compreender o funcionamento das configurações adiante, é importante entender como ocorre o pagamento na Shopee:

  • Liberação de pagamentos: Todos os dias, a Shopee libera os valores das vendas realizadas. Esses valores são depositados na carteira Shopee da empresa, onde ficam disponíveis para saque.
  • Depósito bancário: O valor só é transferido para a conta bancária da empresa quando ela realiza o saque da carteira Shopee.
  • Arquivos de conciliação: Dessa forma, os arquivos de conciliação disponibilizados pela Shopee contêm informações tanto sobre a liberação dos pagamentos quanto sobre os repasses (saques) realizados para a conta bancária da empresa.

Assim, durante a conciliação, o ERP Autcom realiza os lançamentos da seguinte forma:

  • Os pagamentos de cartões liberados — ou seja, os cartões que serão conciliados — são lançados de acordo com as informações para baixa otimizada de cartões do cartão utilizado para o recebimento das vendas da Shopee, ou seja, os valores serão lançados no portador que representa a carteira Shopee.
  • Transferência para o banco: Quando ocorre o saque, o sistema lança automaticamente o valor no portador bancário definido na configuração CFG_SHOTRF. Ao mesmo tempo, o sistema debita o valor correspondente no portador que representa a carteira Shopee.

Dessa forma, o sistema mantém a rastreabilidade entre os valores conciliados, as transferências bancárias e o portador responsável pelos recebíveis da Shopee.

As configurações abaixo devem estar devidamente definidas para que o processo de conciliação funcione conforme descrito.

Código Descrição Opção
CFG_SHOCAR SHOPEE – Cartões para conciliação de lançamentos Selecionar o(s) cartão(ões) utilizados pela integração para gravação dos cartões da Shopee.

Informar os cartões otimiza o processo de conciliação, pois o sistema consultará na Movimentação de cartões apenas os registros gravados para esses cartões.
CFG_SHOFOR SHOPEE – Fornecedor padrão dos lançamentos de Cancelamentos/Ajustes Deve ser indicado o fornecedor atribuído à Shopee no cadastro de fornecedores.

Essa configuração é utilizada apenas se o cancelamento/ajuste não possuir cartão vinculado.
CFG_SHOPOR SHOPEE – Portador padrão dos lançamentos de Cancelamentos/Ajustes Deve ser indicado o portador responsável por contabilizar os cancelamentos/ajustes de cartões.

Essa configuração é utilizada apenas se o cancelamento/ajuste não possuir cartão vinculado.
CFG_SHOEVE SHOPEE – Centro de Custos padrão dos lançamentos de Cancelamentos/Ajustes Deve ser indicado o centro de custos responsável por contabilizar os cancelamentos/ajustes de cartões.

Essa configuração é utilizada apenas se o cancelamento/ajuste não possuir cartão vinculado.
CFG_SHOCTA SHOPEE – Plano de Contas padrão dos lançamentos de Cancelamentos/Ajustes Deve ser indicado o plano de contas responsável por contabilizar os cancelamentos/ajustes de cartões.

Essa configuração é utilizada apenas se o cancelamento/ajuste não possuir cartão vinculado.
CFG_SHOTRF SHOPEE – Portador para o lançamento de registros de transferências/retiradas Defina o portador que será utilizado para contabilizar os valores de transferências e retiradas.

Quando configurado, o sistema transfere automaticamente os valores do portador indicado na configuração CFG_SHOPOR para o portador definido aqui.

CFG_SHOCTF SHOPEE – Plano de Contas para o lançamento de registros de transferências/retiradas Defina o plano de contas que será utilizado para contabilizar os valores de transferências e retiradas.
CFG_SHOETF SHOPEE – Centro de Custos para o lançamento de registros de transferências/retiradas Defina o centro de custos que será utilizado para contabilizar os valores de transferências e retiradas.

Como fazer

Para realizar a conciliação de recebíveis Shopee, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Financeiro [1], submenu Controle de Recebíveis Markt Place [2], opção Conciliação/Baixa de Recebíveis [3] e, por fim, Conciliação/Baixa Shopee [4]:

Guia Visual 4. Controle de Recebíveis Shopee

Na tela Conciliação/Baixa de Recebíveis Marketplace (SHOPEE), informe o período do pagamento a ser conciliado. Digite a Data Inicial [1] e a Data final [2]. Depois, clique em CARREGAR LANÇAMENTOS [3]. Aguarde o sistema concluir o processamento:

Quando a configuração CFG_SHOEMP (SHOPEE – Realizar a importação de arquivo por empresa?) estiver ativa (= Sim),  o campo Empresa fica disponível para seleção da(s) empresa(s) para conciliação.
Guia Visual 5. Período do pagamento

Os registros serão carregados de acordo com o período informado e as informações organizadas nos seguintes cards:

  • [1] Vendas: apresenta o resumo dos valores de vendas.
  • [2] Ajustes: apresenta o resumo dos valores de ajustes.
  • [3] Total Líquido: exibe o resultado das vendas somado aos ajustes.
  • [4] Transferências: apresenta o resumo dos valores transferidos.
  • [5] Conta Movimento: exibe o resumo dos totais movimentados.
Guia Visual 6. Cards

Cada card possui relatórios [1] específicos, que permitem a visualização detalhada de cada tipo de lançamento.

Para visualizar o relatório, clique no botão [2] do card correspondente. Se desejar, salve ou imprima o relatório [3] e, em seguida, clique em FECHAR [4] para retornar à tela anterior:

Guia Visual 7. Relatórios

Para visualizar todos os registros do arquivo, clique em RELATÓRIO DO ARQUIVO, localizado na parte inferior da tela, ao lado do botão CONFIRMAR BAIXA.

Quando houver vendas que não foram localizadas no período, o sistema disponibiliza um relatório chamado: Vendas não encontradas no período. Esse relatório lista todas as vendas que constam no arquivo, mas ainda não foram localizadas na Movimentação de Cartões.

Para visualizar, clique no botão [1]. Se desejar, salve ou imprima o relatório [2] e, em seguida, clique em FECHAR [3] para retornar à tela anterior:

Guia Visual 7. Relatório de vendas não encontradas

Quando houver vendas não encontradas, o botão CONFIRMAR BAIXA permanecerá bloqueado até que todas as vendas sejam cadastradas na Movimentação de Cartões. Clique no link abaixo para saber mais sobre esse procedimento.

Acesse Principal > Controle Financeiro > Controle de Cartões > Manutenção de Cartões e tente localizar o cartão referente à venda não encontrada.

Utilize as informações exibidas no relatório — considerando que ID do Pedido, Número do Cupom (NSU) e Número do Pedido MKP representam a mesma referência — para identificar o registro correto.

Caso o cartão não seja localizado, inclua-o manualmente na Movimentação de Cartões. Para mais detalhes sobre esse procedimento, consulte a atividade Lançar dados do cartão POS.

Após realizar os ajustes necessários, retorne à tela de Baixa de Recebíveis Shopee e carregue novamente os lançamentos para prosseguir.

Dica: Quando todos os cartões faltantes forem inseridos, o relatório de vendas não encontradas deixará de ser exibido, indicando que todos os lançamentos foram localizados corretamente.

Quando todas as vendas estiverem conciliadas, o sistema habilitará o botão CONFIRMAR BAIXA. Clique nele para prosseguir e, em seguida, confirme a operação selecionando SIM na mensagem exibida.

Após a confirmação, o sistema realiza o processo e exibe o aviso Baixa de Recebíveis realizada com sucesso!

Após a conciliação, temos o seguinte cenário:

  • Será lançado automaticamente um registro no Contas a Pagar referente às taxas (taxa, frete, cancelamentos/ajustes) dos cartões conciliados, já com o status de baixado (pago). Você pode consultar esse lançamento em Principal > Controle Financeiro > Contas a Pagar > Manutenção de Contas a Pagar.
  • O registro da conciliação poderá ser consultado a baixa na rotina de Conciliação bancária no caminho Principal > Controle Financeiro > Conciliação Bancária.

Lembrando que, a forma como a baixa é lançada na conciliação bancária, depende da configuração CFG_CTC_AS (GERAL – Tipo de Baixa – CARTÕES). Essa configuração define como a baixa de cartões será registrada na Movimentação bancária. Consulte o tópico Configurações para recordar.

OBSERVAÇÕES
  • Se existirem cancelamentos ou ajustes e a configuração CFG_BAIDEB — Lançar Cancelamentos/Ajustes automaticamente na Movimentação Bancária ao conciliar cartões? estiver ativa, esses registros serão lançados automaticamente na movimentação bancária. Caso esteja desativada, o operador deverá lançá-los manualmente.
  • Vendas canceladas (zeradas) não são lançadas na movimentação bancária. Nesses casos, o sistema apenas realiza a baixa do valor bruto e gera o ajuste necessário para zerar o valor líquido.
  • Para cancelamentos com valor negativo, o sistema gera o ajuste de débito normalmente.

  • Se houver diferenças entre os valores da importação (bruto, taxa, frete etc.) e os valores da movimentação de cartões, o sistema atualiza automaticamente os valores conforme o arquivo, eliminando as inconsistências que ocorriam anteriormente.

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