Fazer manutenção no cadastro de profissionais

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O que é

A atividade de manutenção no cadastro de profissionais, também conhecido como “Cadastro de Diversos, consiste em revisar, atualizar ou ajustar as informações previamente registradas, garantindo que o cadastro reflita a realidade atual das relações da empresa com esses profissionais.

Caminho para acessar

Para fazer a manutenção do cadastro de profissional, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], opção Diversos [2]:

Caminho de acesso: Cadastros/Diversos- frmCadDiversos

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Manutenção de Cadastros/Diversos- frmCadDiversos

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Manutenção de Cadastros > Diversos

Avalie os direitos abaixo e libere-os para o operador, se necessário:

  • Direito de Acesso > Diversos > Gerar Cadastro de Clientes

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

Para execução dessa atividade as configurações abaixo devem ser definidas conforme a necessidade da empresa:

Código Descrição Opção
CFG_CPRODV Obrigar preencher o campo “Cód. do Profissional no Cad. Cliente”? O padrão dessa configuração é Não.

Ao selecionar Sim, o sistema exigirá que o operador preencha o campo Cód. do Profissional no Cad. Cliente ao cadastrar um profissional.

CFG_DTNSDV Obrigar preencher o campo “Data de Nascimento”? O padrão dessa configuração é Não.

Ao selecionar Sim, o sistema exigirá que o operador preencha o campo Data de Nascimento ao cadastrar um profissional.

CFG_PVMFVP Permitir vincular o mesmo Fornecedor para vários Profissionais? O padrão dessa configuração é Não.

Ao selecionar Sim, o sistema permitirá vincular o mesmo fornecedor para mais de um profissional.

CFG_EMPDIV Utilizar empresa identificadora no cadastro de diversos? O padrão dessa configuração é Não.

Ao selecionar Sim, o sistema exibirá uma lista no cadastro de diversos para associar o profissional a diferentes empresas. Esse vínculo é útil quando o pagamento de comissão ao profissional varia entre as lojas.

Como fazer

Para fazer a manutenção do cadastro de profissional, , no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], opção Diversos [2]:

Guia Visual 2. Cadastro de diversos

Na tela Cadastro de Diversos, clique no botão PESQUISAR [1] para pesquisar e selecionar [2] o registro para manutenção:

Guia Visual 3. Pesquisar e selecionar o profissional
Lembrando que os campos para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do operador.

Depois de selecionar o registro desejado, você pode realizar as seguintes ações: alterar as informações existentes, excluir o registro completamente ou criar um cadastro de cliente vinculado ao profissional selecionado.

Alterar cadastro do profissional

Para alterar um cadastro de profissional, pesquise o registro desejado e clique no botão ALTERAR [1] para habilitar os campos para edição. Faça a alteração necessária e depois clique em GRAVAR [2] para salvar as mudanças:

Guia Visual 4. Alterar cadastro do profissional
O sistema realizará as validações necessárias e, se houver alguma inconsistência, exibirá mensagens com instruções na tela. Nesse caso, ajuste as informações conforme indicado e clique em GRAVAR novamente para concluir o processo.

Para saber os detalhes do cadastro de profissionais, consulte a atividade Cadastrar Profissional

Excluir profissional

Você só pode excluir profissionais que não tenham movimentações registradas no ERP Autcom.

Para excluir um cadastro de profissional, pesquise o registro desejado, clique no botão EXCLUIR [1] e confirme a ação clicando em SIM [2] na mensagem seguinte:

Guia Visual 5. Excluir cadastro de profissional

Gerar cadastro de cliente

Para gerar um cadastro de cliente para um profissional já cadastrado no sistema, clique no botão [F4] CADASTRO DE CLIENTES [1]. Na mensagem de confirmação que aparecerá em seguida, clique em SIM [2] para concluir a geração do cadastro. O sistema utilizará as informações já cadastradas do profissional para criar automaticamente o cadastro do cliente e atribuirá um código único ao novo cliente [3]:

Guia Visual 6. Gerar cadastro de cliente para o profissional
O sistema realizará as validações necessárias e, se houver alguma inconsistência, exibirá mensagens com instruções na tela. Nesse caso, ajuste as informações conforme indicado e repita os passos.
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