Fazer manutenção no cadastro de condições de pagamento

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O que é

A manutenção do Cadastro de condições de pagamento, tem como objetivo revisar e atualizar os dados já cadastrados para garantir que as condições estejam sempre alinhadas com as políticas de crédito e práticas comerciais da empresa.

Caminho para acessar

Para fazer a manutenção do cadastro de condições de pagamento, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], submenu Auxiliares [2], opção Condições de Pagamento [3]:

Caminho de acesso: Cadastros/Auxiliares/Condições de Pagamento – frmCadCondicoes

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Manutenção de Cadastros/Auxiliares/Condições de Pagamento – frmCadCondicoes

Precisa configurar

Para realizar essa atividade, o cadastro da condição de pagamento deve ter sido feito de acordo com a atividade Cadastrar Condição de pagamento.

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Manutenção de Cadastros > Auxiliares > Condições de Pagamento

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Como fazer

Para fazer a manutenção do cadastro de condições de pagamento, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], submenu Auxiliares [2], opção Condições de Pagamento [3]:

Guia Visual 2. Cadastro de Condição de Pagamento

Na tela Cadastro de Condições de Pagamento, clique no botão PESQUISAR [1] para pesquisar e selecionar [2] o registro para manutenção:

Guia Visual 3. Pesquisar e selecionar a condição de pagamento
Lembrando que os campos para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do operador.

Após a seleção, é possível alterar e excluir o registro.

Alterar condição de pagamento

Para alterar um cadastro de condição de pagamento, pesquise o registro desejado e clique no botão ALTERAR [1] para habilitar os campos para edição. Faça a alteração necessária e depois clique em GRAVAR [2] para salvar as mudanças:

Guia Visual 4. Alterar condição de pagamento
O sistema realizará as validações necessárias e, se houver alguma inconsistência, exibirá mensagens com instruções na tela. Nesse caso, ajuste as informações conforme indicado e clique em GRAVAR novamente para concluir o processo.

Para saber os detalhes do cadastro de condição de pagamento, consulte a atividade Cadastrar Condição de pagamento

Excluir a condição de pagamento

Você só pode excluir condições de pagamento que não tenham movimentações registradas no ERP Autcom.

Para excluir um cadastro de condição de pagamento, pesquise o registro desejado, clique no botão EXCLUIR [1] e confirme a ação clicando em SIM [2] na mensagem seguinte:

Guia Visual 5. Excluir condição de pagamento
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