Cadastrar Cidade

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O que é

Esta atividade orienta como realizar o Cadastro de Cidades no ERP Autcom. Esse cadastro é usado para compor o endereço nas rotinas que exigem informações de localização e também define parâmetros operacionais associados à cidade, como dados de logística de entrega e configurações específicas para o funcionamento adequado do sistema.

Caminho para acessar

Para cadastrar uma cidade, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], opção Cidades [2]:

Caminho de acesso: Cadastros/Cidades – frmCadCidades

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Manutenção de Cadastros/Cidades – frmCadCidades

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Manutenção de Cadastros > Cidade

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Como fazer

Para cadastrar uma cidade, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Cadastros [1], opção Cidades [2]:

Guia Visual 2. Cadastro de cidades

Na tela Cadastro de Cidades, clique no botão INCLUIR para habilitar os campos para edição:

Guia Visual 3. Incluir cidade
Os campos apresentados nesta atividade fazem parte do cadastro padrão de cidade. No entanto, dependendo das configurações do sistema, algumas campos descritos podem não estar disponíveis, enquanto outros, não mencionados aqui, podem aparecer. Caso isso ocorra, entre em contato com a Citel para obter as orientações necessárias.

Para iniciar o cadastro, no campo Código Correios, pressione / [1] no teclado para pesquisar e selecionar [2] a cidade a ser cadastrada. Ao inserir o Código dos Correios, os campos Descrição, Estado, CEP e Cód. País (após passar pelo campo Estado) serão preenchidos automaticamente:

Guia Visual 4. Pesquisar código dos correios
Lembrando que filtros disponíveis para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do operador.

O próximo campo a ser preenchido é o IBGE:

Guia Visual 5. IBGE

É importante identificar qual o tipo de localidade estamos cadastrando: é um Município, um Distrito ou um Povoado. Isso impacta o preenchimento do código IBGE, pois Distritos e Povoados, possuem o mesmo código de IBGE que o município ao qual pertencem. Por exemplo:

  • Ubari/MG é um Distrito subordinado ao Município de Ubá, portanto, o código IBGE de Ubari é o mesmo de Ubá. Ao realizar a pesquisa, busque pelo Município correspondente ou, caso esteja cadastrando um Distrito ou Povoado, use o campo específico para essa busca. Pesquisar Ubari diretamente como Município não trará resultados.

Passe pelos campos já preenchidos e em IBGE, pressione / [1] no teclado para pesquisar e selecionar [2] o código correspondente à localidade (Município, Distrito ou Povoado) que está sendo cadastrada:

Guia Visual 6. Pesquisar código do IBGE
Lembrando que filtros disponíveis para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do operador.

Seguindo com o cadastro, vamos descrever os campos em destaque no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 7. Entrega e Impostos
  • CEP: O campo CEP foi preenchido automaticamente quando preenchemos o código dos correios.
  • Vlr Entrega: este campo define o valor de frete a ser cobrado para clientes localizados nesta cidade, se essa for a configuração de frete ativa no seu sistema. Em caso de dúvidas sobre a configuração, entre em contato com a Citel para orientações.
Para garantir o preenchimento correto dos próximos campos, consulte sua contabilidade para verificar se é necessário informá-los e quais valores devem ser registrados, se aplicável.
  • Alíquota de ISS: informe a alíquota de ISS que será usada no cálculo do imposto para as Notas de Serviço.
  • Redução Base de Cálculo ISS: esse campo é disponibilizado após o cadastro da cidade. Nesse caso, consulte o Anexo I para as orientações necessárias.

Quando a Alíquota de ISS e a Redução da Base de Cálculo do ISS são informadas no cadastro da cidade, esses valores serão automaticamente preenchidos na tela de digitação de serviço durante o faturamento de Notas de Serviço, seja pela rotina de Venda Normal ou Venda de Serviços.

O sistema verifica essas informações de acordo com a seguinte hierarquia:

  1. Cadastro de Clientes – Se configurado no cliente, este valor é priorizado.
  2. Cadastro de Cidades – Caso o cliente não tenha valores específicos, o sistema utiliza os dados configurados na cidade.
  3. Configuração Geral – Se nenhum valor específico estiver nos cadastros de cliente ou cidade, o sistema usa o valor informado na configuração geral.
Para saber mais sobre Notas de Serviço, entre em contato com a Citel.
  • Cobrança de PIS/COFINS: por padrão, esse campo é preenchido como (N) Não. Caso a cidade esteja isenta de cobrança  de PIS/CONFINS por decisão judicial, marque o campo Cidade suspensa de cobrança de PIS/COFINS por liminar judicial como (S)im [1]. Ao selecionar essa opção, o campo Situação PIS/COFINS será habilitado e a situação informada será utilizada na emissão da Nota Fiscal. Clique no botão [2] e selecione a situação adequada [3]:
Figura 8 – Situação PIS/COFINS

Sempre que esses campos forem alterados, o sistema atualizará automaticamente o Cadastro de Clientes. Ele verifica se algum cliente está registrado na cidade modificada e, se houver, ajusta a situação de PIS/COFINS para esses clientes conforme a nova configuração da cidade. O sistema exibirá uma notificação sobre essa alteração, ao gravar o cadastro da cidade, como mostrado no exemplo abaixo:

Figura 9 – Alteração da situação de PiS/COFINS no Cadastro de Cliente

Ao incluir ou alterar um cliente no Cadastro de Cliente, se a cidade do cliente estiver marcada com a condição de suspensão de PIS/COFINS por liminar judicial, a situação de PIS/COFINS do cliente será automaticamente ajustada para refletir a configuração registrada para a cidade. Neste caso, a aba Dados Fiscais do cliente ficará desabilitada para edição.

Após preencher os campos necessários, clique no botão GRAVAR para salvar o cadastro. O sistema realizará as validações necessárias e, se houver alguma inconsistência, exibirá mensagens com instruções na tela. Nesse caso, ajuste as informações conforme indicado e clique em GRAVAR novamente para concluir o processo.

Guia Visual 10. Gravar o cadastro

Uma vez concluído esse processo, o cadastro da cidade será salvo e estará disponível para ser utilizado.

Anexo 1 – Redução Base de Cálculo ISS

Esse botão só fica disponível depois de salvar o cadastro da cidade. Para preencher as informações siga as instruções abaixo:

  • Clique em PESQUISAR [1], selecione a cidade [2] desejada e clique em ALTERAR [3].
  • Em seguida, clique em REDUÇÃO BASE DE CÁLCULO ISS [4].

As empresas aparecerão listadas por ordem de código. Informe a porcentagem [5] de redução da base de cálculo do ISS para cada uma. Após preencher os valores, clique em SAIR [6] para voltar à tela do cadastro, e finalize clicando em GRAVAR [7] para salvar as alterações.

Confira essa etapa no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 11. Informar redução base de cálculo ISS
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