O que é
Para utilizar o Citel Sales, é necessário seguir um protocolo técnico de instalação, realizado exclusivamente pelas equipes da Citel. O protocolo abrange os seguintes tópicos:
- Fluxo de instalação do aplicativo: Representação gráfica da instalação do aplicativo, demonstrando a sequência de etapas necessárias para a implantação, dividida por responsabilidades de cada equipe envolvida.
- Instruções para a implantação do Citel Sales: Etapas e orientações necessárias para garantir uma implantação bem-sucedida.
- Instruções para a equipe de Suporte Atualização: Definição e ajustes das configurações relacionadas à estrutura de dados utilizada pela API.
- Instruções para a equipe de Banco de Dados (DBA): Configurações necessárias que a equipe de Banco de Dados deve realizar para garantir o funcionamento correto do aplicativo.
Veja a seguir o fluxo de implantação do aplicativo, especificando as responsabilidades de cada área envolvida e a descrição completa de todas as etapas deste protocolo, garantindo uma instalação precisa e funcional do aplicativo.
Precisa configurar
Requisitos mínimos
Verifique os requisitos mínimos necessários para o funcionamento adequado do aplicativo Citel Sales.
Sistema | Versão | RAM | ROM |
ERP Autcom |
Igual ou superior à 30.74.111.84 Igual ou superior à 30.74.150.12 |
– | – |
Android | 5.0.0 | 4GB | 400mb |
iOS | 8.5.0 | 8GB | 400mb |
Como fazer
A instalação do Citel Sales envolve a colaboração de diferentes equipes da Citel, cada uma desempenhando funções específicas no processo. Para facilitar o entendimento e garantir uma execução eficiente, foi elaborado um fluxo de instalação do aplicativo, que define claramente as atribuições de cada área envolvida.
Fluxo de instalação do aplicativo
O fluxo de instalação do Citel Sales é apresentado de forma gráfica, demonstrando a sequência de etapas necessárias para a implantação, dividida por responsabilidades de cada equipe envolvida. Essa visualização facilita a compreensão do processo, evidenciando como as equipes colaboram e em que momento cada ação deve ser realizada.
A estrutura do fluxo contempla:
- Equipe que realiza a implantação: Executa as etapas operacionais necessárias para a instalação, contata as demais áreas envolvidas no processo e mantém comunicação com o cliente.
- Equipe de Suporte Atualização: Realiza a instalação e configuração dos serviços necessários, como Faturamento Service.
- Equipe de Banco de Dados (DBA): Realiza a exportação dos dados para o aplicativo, assegurando que as informações essenciais, como produtos, estejam disponíveis e atualizadas.
A seguir, estão detalhadas as etapas do protocolo técnico de instalação, por equipe, assegurando que todas as configurações essenciais sejam realizadas corretamente para garantir o funcionamento adequado do aplicativo.
Instruções para a Implantação do Citel Sales
A seguir estão listadas as etapas e orientações necessárias para garantir uma implantação bem-sucedida do aplicativo Citel Sales, para assegurar que todas as configurações e serviços essenciais sejam instalados e ajustados corretamente.
1. Identifique o código da empresa
-
- Confirme com o cliente em qual código da empresa o aplicativo Sales será utilizado.
2. Verifique o serviço de inclusão de pedido
-
- Consulte a equipe de Suporte Atualização para confirmar se o cliente já possui o serviço de inclusão de pedido instalado na empresa onde o Sales será utilizado.
- Solicite a atualização do Endereço e Porta do serviço, para garantir o funcionamento correto.
- Caso não esteja instalado, abra um requisito no Suporte Atualização para a instalação desse serviço (utilize o requisito 355749 como referência).
- Caso já esteja instalado, solicite a atualização do Web Service (use o requisito 352297 como modelo).
3. Solicite a instalação do Faturamento Service
-
- Abra um requisito para que a equipe de Suporte Atualização instale o Faturamento Service na empresa onde o cliente utilizará o Sales (utilize o requisito 352298 como modelo).
4. Solicite a exportação dos produtos para o aplicativo Sales
-
- Abra um requisito para a equipe de Banco de Dados (DBA) exportar os produtos do cliente para o Sales (use o requisito 356175 como referência).
5. Realize o envio de configurações ao cliente
-
- Envie um e-mail ao cliente com as configurações necessárias para a implantação.
- Para consultar as configurações, clique aqui e acesse a documentação completa.
6. Defina as configurações no ERP Autcom
-
- Configure no ERP Autcom os parâmetros necessários para garantir o funcionamento do serviço de inclusão de pedido:
Código | Descrição | Opção |
CFG_LOGPDS | Login de autenticação a ser enviado nos cabeçalhos da requisição | Informe: TESTE |
CFG_SENPDS | Senha de autenticação a ser enviada nos cabeçalhos da requisição | Informe: 123 |
Instruções para a equipe de Suporte Atualização
Siga o passo a passo abaixo para configurar a estrutura de dados da API.
1. Instale o WebService no RDS Oracle Cloud, garantindo que o acesso ao banco de dados seja realizado exclusivamente pela Oracle Cloud.
2. Instale a API Faturamento Service no RDS Oracle Cloud, assegurando que o acesso ao banco de dados seja realizado exclusivamente pela Oracle Cloud.
3. Defina os parâmetros nas Configurações do ERP Autcom, conforme descrito a seguir:
Código | Descrição | Opção |
CFG_LOGFSA | Faturamento Services API – Login | Informe: FAT_SERVICE |
CFG_PORFSA | Faturamento Services API – Porta | Informe: Porta onde o Faturamento Service está instalado |
CFG_SENFSA | Faturamento Services API – Senha | Informe: EMP + CITEL + 8 primeiros dígitos do CNPJ
Exemplo:114CITEL6204859 |
4. Ative o script no seguinte caminho: \\srv30\modem\WEBSERVICE_CITEL\APP_Sales_Tintometria.
Instruções para a equipe de Banco de Dados (DBA)
Abaixo estão as configurações necessárias que a equipe de Banco de Dados deve realizar para garantir o funcionamento correto do Citel Sales.
1. Exporte todos os produtos ativos na CADITE.ITE_EXPAPP = ‘S’:
UPDATE CADITE SET ITE_EXPAPP = 'S' WHERE ITE_ITEATI = 'S';
2. Identifique todos os produtos ativos que estão como CADITE.ITE_EXPAPP = ‘S’ e gere seus registros na DESSIT:
INSERT IGNORE INTO DESSIT( ITE_CODITE, ITE_NOMITE, ITE_APLITE ) SELECT ITE_CODITE, ITE_DESITE, ITE_APLICA FROM CADITE WHERE ITE_EXPAPP = 'S';
3. Certifique-se de que os produtos que o cliente deseja exibir no Citel Sales estão devidamente configurados.
4. Garanta que as configurações de integração com o WebService e as APIs estejam corretas e ativas para a empresa designada.