Lançar contas a receber individual

Filtros


Tópicos

O que é

No ERP Autcom, a maioria das contas a receber é gerada automaticamente durante o processo de faturamento. No entanto, em algumas situações, pode ser necessário lançar contas a receber manualmente.

Neste documento, explicaremos como realizar esse lançamento manual, detalhando os campos envolvidos. Esse conhecimento também pode ser útil para ajustar ou corrigir contas a receber geradas automaticamente.

Caminho para acessar

Para fazer o lançamento manual e individual de contas a receber, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique na opção Financeiro [1], submenu Contas a Receber [2], opção Manutenção de Contas a Receber [3]:

Caminho de acesso: Financeiro/Contas a Receber/Manutenção de Contas a Receber – frmCadCtaReceber

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Contas a Receber/Manutenção de Contas a Receber – frmCadCtaReceber

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar os seguintes direitos de acesso:

  • Principal > Controle Financeiro > Contas a Receber > Manutenção de Contas a Receber

Avalie os direitos abaixo e libere-os para o operador, se necessário:

  • Direitos de Acesso > Contas a Receber > Permitir Inclusão de Créditos na Manutenção de Contas a Receber
  • Direitos de Acesso > Contas a Receber > Permitir data de cadastro de duplicata de contas a receber inferior a data atual.

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Configurações

A seguir, listamos as configurações envolvidas na atividade para que você as conheça. No entanto, essas configurações podem gerar diferentes comportamentos no sistema, dependendo de como são combinadas. Por isso, recomendamos que qualquer alteração seja feita com cautela, por operadores qualificados. Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte da Citel.

Para execução dessa atividade, defina as configurações abaixo conforme as orientações e a necessidade da empresa:

Código Descrição Opção
CFG_MOV_CC Na Manutenção do Contas a Receber, ao incluir CC manualmente, proceder da seguinte forma quanto à geração da movimentação bancária Essa configuração determina como o sistema deve proceder em relação à geração da movimentação bancária ao incluir um crédito para cliente (CC) manualmente na manutenção do Contas a Receber. As opções disponíveis são:

  • Apresentar a pergunta para o operador, deixando-o escolher se gerará a movimentação bancária: sempre que um operador adicionar um CC manualmente, o sistema perguntará se ele deseja gerar a movimentação bancária correspondente. O operador terá a liberdade de decidir.
  • Gerar a movimentação bancária automaticamente, sem a necessidade de confirmação do operador: o sistema gerará automaticamente a movimentação bancária para o CC, sem qualquer intervenção ou confirmação do operador.
CFG_CTRINF Permitir data de cadastro de duplicata de contas a receber inferior a data atual? Quando selecionado Sim, será permitido lançar o contas a receber com data inferior a data de lançamento

Quando selecionado Não, não será permitido lançar contas a receber com data retroativa.

CFG_CRELIB Quando gerar crédito no contas a receber para o cliente, proveniente de lançamento de crédito direto ou por recebimento a maior, solicitar senha de liberação? Quando selecionado Sim, o sistema exibirá uma mensagem solicitando a senha de liberação antes de registrar o crédito.

Quando selecionado Não, o crédito será registrado diretamente, sem restrições.

CFG_OBRPOR Tornar obrigatório o campo Portador na manutenção do Contas a Receber? Quando selecionado Sim, ao lançar o contas a receber, será obrigatório preencher o campo Portador.

Quando selecionado Não, ao lançar o contas a receber, não será obrigatório preencher o campo Portador.

Como fazer

As configurações podem ser diferentes para cada empresa, então as telas que você vê nesta atividade podem não ser iguais às do seu sistema. Isso também se aplica às mensagens e avisos que você pode receber durante a execução. Mas não se preocupe, o conceito principal da atividade continua o mesmo!

Para fazer o lançamento manual e individual de contas a receber, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique na opção Financeiro [1], submenu Contas a Receber [2], opção Manutenção de Contas a Receber [3]:

Guia Visual 2. Manutenção de Contas a Receber

A tela de Manutenção de Contas a Receber é organizada entre as informações da conta a receber [1], Dados do Boleto [2], Controle de Remessa Bancária [3] e as informações da baixa [4] da conta, conforme mostra o Guia Visual abaixo:

Guia Visual 3. Organização da tela

Os campos na seção Dados do Boleto são preenchidos automaticamente durante a geração do boleto. Se for necessário preenchê-los manualmente, basta inserir as informações correspondentes ao boleto específico. Para saber mais sobre geração de boletos, consulte a atividade Gerar boleto de contas a receber.

Os campos na seção Controle de Remessa Bancária são são preenchidos automaticamente durante a geração da remessa bancária de contas a receber. Para saber mais sobre isso, consulte a atividade Gerar remessa de duplicatas de contas a receber

Os campos na seção Informações referentes à baixa são preenchidos automaticamente quando realizamos a baixa da duplicata, seja manualmente ou pelas atividades de envio de remessa bancária de contas a receber. Para saber mais sobre esses assuntos, consulte as atividades abaixo:

Para incluir uma conta a receber, clique no botão INCLUIR [1] para habilitar os campos de edição e preencher os dados necessários:

Guia Visual 4. Incluir Conta a Receber

Siga as orientações a seguir para preencher os campos. Lembre-se de que os campos marcados com * são obrigatórios.

Primeiro, insira as informações básicas da conta:

Guia Visual 5. Informações básicas
  • [1] Documento *: informe o número do documento.
  • [2] Parcela *: informe, se existir, a parcela da conta, sendo A a primeira parcela, B a segunda parcela, e assim por diante.
  • [3] Espécie *: informe a espécie do documento.

O campo “Espécie” no lançamento de contas a receber permite classificar e organizar as transações de acordo com sua origem, como “PD” (pedido de venda) ou “NF” (nota fiscal), facilitando o rastreamento e a identificação dos recebíveis. Como a maioria das contas a receber é gerada automaticamente durante o faturamento, as espécies de documentos mais comuns são:
    • AG: duplicata oriunda de agrupamento de duplicatas.
    • CC: lançamento de crédito.
    • DV: devolução.
    • IF: cupom fiscal.
    • NF: nota fiscal.
    • PD: pedido.
Não é recomendável fazer lançamentos manuais de contas a receber do tipo “NF” e “IF”, pois esses documentos devem ser registrados pelo faturamento para garantir que as informações fiquem completas e corretas no sistema.
  • [4] Empresa *: preenchido com o código da empresa logada no sistema no momento da inclusão. Caso necessário alteração, basta digitar o código da empresa ou pressionar / para pesquisar e selecionar a empresa desejada.
  • [5] Cliente *: campo obrigatório. Digite o código do cliente ou pressione / para pesquisar e selecionar o cliente desejado.

Seguindo com o cadastro e a ordem em que os campos aparecem na tela, temos:

Guia Visual 6. Campos para inclusão de duplicatas de contas a receber
  • [6] Data Cadastro *: preenchido com a data do dia do lançamento da conta.
Se a configuração CFG_CTRINF for = Sim, então, é possível informar uma data inferior à data atual.
  • [7] Data Vencimento *: preenchido com a data do dia do lançamento da conta. Faça a alteração, se necessário.
  • [8] Valor *: informe o valor a receber.
  • [9] Desconto: informe o valor de desconto, caso exista.
  • [10] Juros: informe o valor de juros, caso exista.
  • [11] Desp. Cobrança: informe o valor de despesas de cobrança, caso exista.
  • [12] Dp. Descontada: digite S para informar que o documento é uma duplicata descontada. Do contrário, digite N.
  • [13] Valor Total: campo calculado automaticamente de acordo com os valores informados nos campos de valores anteriores. Esse campo não permite alteração e fica visível somente enquanto a duplicata está em aberto.

Os campos seguintes dizem respeito à informações que podem ser utilizadas para organizar ou categorizar as contas:

Guia Visual 7. Campos para inclusão de duplicatas de contas a receber
  • [14] Portador: digite o código do portador ou pressione / para pesquisar e selecionar o portador desejado. Caso seja necessário cadastrar um portador, consulte a atividade Cadastrar Portador.
Se a configuração CFG_OBRPOR estiver ativada, então, será obrigatório informar um portador.
  • [15] Vendedor *: digite o código do vendedor ou pressione / para pesquisar e selecionar o vendedor desejado.
  • [16] Centro de Custos: digite o código do centro de custo ou pressione / para pesquisar e selecionar o centro de custo desejado. Caso seja necessário cadastrar um centro de custos, consulte a atividade Cadastrar Centro de Custos.
  • [17] Plano de contas*digite o código do plano de contas ou pressione / para pesquisar e selecionar o plano de contas desejado. Caso seja necessário cadastrar um plano de contas, consulte a atividade Cadastrar Plano de Contas.
  • [18] Histórico: o campo histórico serve para a digitação de informações que você considere relevantes sobre a conta a receber que está cadastrando.
Os campos Documento Antigo, Envio ao Protesto e Título foi envido p/ banco não são habilitados para lançamento manual. Eles são preenchidos automaticamente pelo sistema em situações específicas.

Título foi enviado p/ banco: este campo informa o status do envio da duplicata ao banco, realizado através das atividades de remessa e retorno bancário de contas a receber. A título de conhecimento, abaixo estão os possíveis status exibidos:
    • Pendente (exibido em amarelo): indica que a geração da duplicata foi efetuada, mas a exportação ainda não foi concluída.
    • Sim (exibido em verde): significa que a duplicata foi exportada com sucesso e está presente no arquivo de remessa.
    • Não (exibido em vermelho): indica que a duplicata não foi gerada nem enviada ao banco.

Preenchidos os campos, clique no botão GRAVAR para salvar o lançamento e finalizar a atividade.

Caso exista alguma inconsistência, o sistema emite um alerta em tela. Faça a correção necessária e clique novamente no botão GRAVAR.

Guia Visual 8. Salvar o lançamento

Após a gravação do lançamento, é possível realizar a manutenção da contas a receber. Consulte a atividades abaixo para saber mais sobre esses assunto:

Anexo 1 – Utilizar o comando / para pesquisar e selecionar um registro

Para pesquisar o cadastro relacionado a um campo específico, acesse esse campo e pressione a tecla / [1] no teclado. Isso abrirá a tela de consulta, onde você pode usar os filtros disponíveis para encontrar o registro desejado. Você pode aplicar quantos filtros forem necessários.

Depois de digitar o(s) termo(s) de busca, pressione Enter [2]. Selecione o registro desejado [3] e confirme a seleção clicando em CONFIRMAR [4]. O campo será preenchido automaticamente com o registro selecionado [5]. Veja um exemplo de utilização no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 8. Pesquisar um campo com o comando /
Lembrando que filtros disponíveis para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do operador.
Alguns campos aceitam a seleção de mais de um registro. Para isso, mantenha a tecla CRLT pressionada enquanto seleciona os registros desejados no grid.
Este artigo foi útil para você?
Pró
Não
Contra