Cancelar duplicatas de remessa de contas a pagar enviadas para o banco

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O que é

Nessa atividade vamos descrever como cancelar duplicatas de remessa de contas a pagar já exportadas e enviadas para o banco.

Se uma duplicata enviada ao banco por meio de arquivo de remessa for rejeitada (pagamento não efetuado), é necessário cancelar o primeiro envio antes de fazer as correções e enviá-la em uma nova remessa.

Atualmente, o ERP Autcom está pronto para operar com os seguintes bancos no processo de pagamento automático de fornecedores:

As atividades são organizadas de acordo com o banco, conforme ilustrado abaixo:

Guia Visual 1. Organização das atividades
Embora cada banco tenha suas particularidades, a execução das atividades é igual para todos eles. Neste guia, usaremos o Banco do Brasil como exemplo. Se houver alguma diferença específica de outro banco, faremos os devidos alertas.

Caminho para acessar

Para cancelar duplicata da remessa de contas a pagar já exportada, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique em Financeiro [1]. No submenu que se abrir, selecione Geração de Layout Bancário [2]. Depois, escolha Contas a Pagar [3]. Em seguida, clique em PAGFOR – Pagamento ao Fornecedor [4]. Vá para Bancos – Arquivo Texto [5]. Selecione o banco [6] com o qual a sua empresa opera e, por fim, selecione F – Cancelamento de Duplicatas enviadas para o Banco [7]:

Caminho de acesso: Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Pagar/PAGFOR – Pagamento de Fornecedor/Bancos – Arquivo Texto/Banco*/F – Cancelamento de Duplicatas enviadas para o Banco – frmEstorno

* selecione o banco com o qual a sua empresa opera.

Guia Visual 2. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Geração de Layout Bancário/Contas a Pagar/PAGFOR – Pagamento de Fornecedor/Bancos – Arquivo Texto/Banco*/F – Cancelamento de Duplicatas enviadas para o Banco – frmEstorno

* selecione o banco com o qual a sua empresa opera.

Precisa configurar

As configurações relacionadas à carteira bancária, necessárias para a execução das atividades do processo de pagamento de fornecedores, são realizadas pela Citel. Antes de realizar esta atividade, certifique-se de que a Citel já as concluiu. Caso a configuração ainda não tenha sido feita, entre em contato com a Citel para providenciá-la.

A duplicata deve ter sido adicionada a uma remessa através da atividade Gerar remessa de duplicatas de contas a pagar e a remessa deve ter sido exportada de acordo com a atividade Exportar arquivo de remessa de contas a pagar.

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar os seguintes direitos de acesso:

DIREITO DE ACESSO (AUTCOM)

  • Principal > Controle Financeiro > Geração de Layout bancário.

DIREITO DE ACESSO (AUTBAN)

 

  • Principal > Controle Financeiro > Geração de Layout bancário > Contas a Pagar > PAGFOR – Pagamento ao Fornecedor > Bancos – Arquivo Texto > Banco* > F – Cancelamento de Duplicatas enviadas para o Banco

* selecione o banco com o qual a sua empresa opera.

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Como fazer

Para cancelar duplicata da remessa de contas a pagar já exportada, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema clique em Financeiro [1]. No submenu que se abrir, selecione Geração de Layout Bancário [2]. Depois, escolha Contas a Pagar [3]. Em seguida, clique em PAGFOR – Pagamento ao Fornecedor [4]. Vá para Bancos – Arquivo Texto [5]. Selecione o banco [6] com o qual a sua empresa opera e, por fim, selecione I – Atualização/Baixa Automática de Duplicatas [7]:

Guia Visual 3. Cancelar duplicatas enviadas ao banco

A tela Cancelamento de Duplicatas enviada p/ banco – Banco do Brasil, correspondente ao banco utilizado será exibida. Para remover uma duplicata da remessa, primeiro informe o intervalo da Data de Cadastro [1], digitando a data ou usando o calendário disponível. No campo Empresa [2], digite o código ou pressione / para pesquisar e selecionar a empresa desejada. Se quiser considerar todas as empresas, basta pressionar Enter.

Após preencher os campos, clique no botão VERIFICAR [3].

Consulte o Guia Visual abaixo para ver uma ilustração desta etapa:

Guia Visual 4. Filtrar duplicatas

Na tela que se abre, é selecionada a duplicata que se deseja cancelar. Para selecionar a duplicata você pode dar duplo clique na duplicata [1] ou selecioná-la com o mouse e pressionar enter no teclado. Depois de realizar a seleção, clique no botão [F10] CONFIRMA [2]. As duplicatas serão removidas da remessa e ficarão disponíveis para manutenção e/ou inclusão em remessa em nova remessa.

Guia Visual 5. Confirmar cancelamento

Para facilitar a seleção das duplicatas, você pode utilizar os botões auxiliares localizados na parte inferior da tela:

Guia Visual 6. Botões auxiliares para seleção das duplicatas
  • [F5] INICIA BUSCA: ao clicar nesse botão, o sistema abre uma tela para pesquisar entre as duplicatas filtradas, enquanto que o botão [F6] LOCALIZA PRÓXIMO localiza o próximo registro de acordo com a pesquisa.
  • [F7] MARCAR TODOS: marca todas as duplicatas listadas na tela.
  • [F8] DESMARCAR TODAS: desmarca todas as duplicatas que foram marcadas/selecionadas para baixa.
Para desmarcar apenas um registro, basta dar dois cliques sobre ele ou selecioná-lo e pressionar enter no teclado.

Anexo 1 – Utilizar o comando / para pesquisar e selecionar um registro

Para pesquisar o cadastro relacionado a um campo específico, acesse esse campo e pressione a tecla / [1] no teclado. Isso abrirá a tela de consulta, onde você pode usar os filtros disponíveis para encontrar o registro desejado. Você pode aplicar quantos filtros forem necessários.

Depois de digitar o(s) termo(s) de busca, pressione Enter [2]. Selecione o registro desejado [3] e confirme a seleção clicando em CONFIRMAR [4]. O campo será preenchido automaticamente com o registro selecionado [5]. Veja um exemplo de utilização no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 7. Pesquisar um campo com o comando /
Lembrando que filtros disponíveis para busca e demais configurações da pesquisa são configurados no botão CONFIGURA CONSULTA e são definidos de acordo com a necessidade do operador.
Alguns campos aceitam a seleção de mais de um registro. Para isso, mantenha a tecla CRLT pressionada enquanto seleciona os registros desejados no grid.
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