Objetivo da mudança:
O objetivo deste projeto foi adequar o sistema às novas regras da Reforma Tributária, implementando o cálculo e a escrituração dos novos impostos sobre consumo, IBS e CBS. A mudança abrange diversas áreas: Cadastros, com a criação de uma nova “Abreviação para Reforma Tributária” e a inclusão deste campo no NCM; Faturamento, com a integração a uma nova API para obtenção de alíquotas e o cálculo dos novos impostos; e Suprimentos/Fiscal, com a gravação dos valores na entrada de notas e a exibição dos novos campos no livro fiscal. Esta implementação completa garante a conformidade do sistema com a nova legislação tributária.
Rotinas / Telas:
-
“Abreviação Reforma Tributária” (frmCadAbreviacaoFiscal) (novo cadastro);
-
Principal > Manutenção de Cadastros > “NCM“ (frmCadNCMOutrosPaises);
-
“Faturamento” (cálculo de novos impostos);
-
“Importação de NFe” (frmEntImportaNotaElet), “Entrada de Mercadorias” (frmEntDigPedido) e “Manutenção do Livro Fiscal” (frmCadLivroFiscal).
Instruções sobre o que configurar:
-
Acessar o novo cadastro de “Abreviação Reforma Tributária” para criar as regras, relacionando CST, Classificação Tributária e os CFOPs aplicáveis;
-
No “Cadastro de NCM”, vincular cada NCM à sua respectiva abreviação de reforma tributária.
Instruções sobre como utilizar:
-
Faturamento:
-
Ao faturar uma nota, o sistema consumirá a API de cálculo, passando os dados da operação (NCM, UF, etc.);
-
A API retornará as alíquotas de CBS e IBS, que serão utilizadas para calcular os impostos;
-
Os valores calculados serão gravados e enviados nas novas tags do XML da NFe.
-
-
Entrada de Mercadorias:
-
Ao importar ou dar entrada em uma nota, o sistema irá ler as novas tags de IBS/CBS do XML e gravar as informações nas tabelas de controle.
-
-
Livro Fiscal:
-
Na “Manutenção do Livro Fiscal”, será possível visualizar os novos campos de IBS e CBS, tanto nos totais do documento quanto por item.
-