Objetivo da mudança:
O objetivo foi criar uma automação para tratar a ocorrência ’09’ (Título Baixado) no retorno do “Sicoob Online”, que indicava um problema de registro no banco mas impedia o cancelamento do boleto no sistema. Foi criada uma nova configuração na carteira que, quando ativa, faz com que o sistema, ao processar um retorno com a ocorrência ’09’, realize automaticamente a restauração da remessa. Este processo limpa os dados de envio do boleto (CTR_BCOENV, etc.), permitindo que o usuário possa então cancelar a nota fiscal vinculada, resolvendo o impasse de forma prática e controlada.
Rotinas / Telas:
Principal > Controle Financeiro > Geração de Layout Bancário > Contas a Receber > “756 – SICOOB [Online]“.
Instruções sobre o que configurar:
-
Acessar a rotina de configuração da carteira do “Sicoob [Online]” (Principal > Controle Financeiro > Geração de Layout Bancário > Contas a Receber > 756 – SICOOB [online] > A – Configuração) (frmConfigSicoobApi)
-
Habilitar a nova opção “Restaurar boletos com a ocorrência 09?” como “Sim”.
Instruções sobre como utilizar:
-
Realizar a importação do arquivo de retorno do Sicoob que contenha boletos com a ocorrência ’09’;
-
Executar a “Atualização/Baixa Automática de Duplicatas”;
-
O sistema irá identificar os títulos com a ocorrência ’09’ e, com a configuração ativa, irá automaticamente restaurar a remessa destes boletos, limpando os dados de envio;
-
Após o processo, o usuário conseguirá cancelar a nota fiscal correspondente sem impedimentos.