Objetivo da mudança:
Impedir a utilização simultânea das configurações CFG_IPSTMF = Não e CFG_TPDCEX = Expedição. Quando CFG_IPSTMF for definida como “Não”, a configuração CFG_TPDCEX só poderá ser definida como “Pedido”. Essa restrição visa corrigir um problema no cálculo do ST (Substituição Tributária) ao faturar um pedido com adiantamento em financeiro, que ocorria quando essas duas configurações estavam ativas, gerando um crédito incorreto para o cliente e dificultando o controle do CADREC. Rotina/tela envolvida: “Configuração do Sistema” (frmCfgSistema).
Instruções sobre o que configurar:
Manter configuração existente conforme informado abaixo sem impactar no sistema:
-
Acessar: “Configuração do Sistema” (frmCfgSistema).
-
Localizar a configuração: CFG_IPSTMF – Calcular IPI e ST para documentos com especie MI/FF?.
-
Se você definir CFG_IPSTMF como “Não“, o sistema automaticamente restringirá a configuração CFG_TPDCEX para a opção “Pedido“. Não será possível selecionar a opção “Expedição” neste cenário.
-
Se você definir CFG_IPSTMF como “Sim“, a configuração CFG_TPDCEX poderá ser configurada livremente como “Pedido” ou “Expedição“.
Instruções sobre como utilizar:
Ao acessar a tela de Configuração do Sistema “Configuração do Sistema” (frmCfgSistema), observar o seguinte:
-
Se você definir a configuração CFG_IPSTMF como “Não“, a configuração CFG_TPDCEX será automaticamente travada na opção “Pedido“. Você não poderá selecionar “Expedição” nesse caso. Essa restrição garante que o cálculo de ST seja realizado corretamente.
Observação:
A alteração impede a configuração incorreta, não exigindo ações adicionais do usuário, além de seguir as restrições impostas.