361484 – Inclusão da Etapa de Recebimento no Fluxo de Compras (Versão 30.74.150.35)

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Objetivo da mudança:

Implementar uma nova etapa chamada “Recebimento de Mercadorias do Fornecedor” no fluxo de compras, para empresas que não utilizam WMS. Essa etapa visa registrar dados de transporte, motorista e validação da nota fiscal no processo de entrada de mercadorias. O objetivo é melhorar o controle logístico e rastreabilidade dos processos, otimizando o fluxo de recebimento e integrando-o ao fluxo de compras já existente.

Rotinas/Telas Envolvidas:

  • “Configuração do Sistema” (frmCfgSistema) > Entrada de Mercadorias
  • Movimentação de Itens > Recebimento de Mercadorias do Fornecedor
  • Movimentação de Itens > Fluxo do Processo de Compras

Instruções sobre o que configurar:

Foi criada a configuração abaixo que deve ser ativada para que a alteração funcione corretamente:

CFG_RECMER – XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Instruções sobre como utilizar:

  1. Recebimento de Mercadorias do Fornecedor:
    • Acessar Movimentação de Itens > Recebimento de Mercadorias do Fornecedor.
    • Preencher os campos obrigatórios:
      • Transportadora
      • Placa
      • Nome do Motorista
    • Opcionalmente, informar um Campo de Identificação para observações adicionais.
    • Informar ou bip a chave de acesso da NF-e para validação.
  2. Validações:
    • Se a chave de acesso não existir no sistema, será exibida a mensagem:
      “Este documento não passou pelo processo de Importação de Nota Fiscal Eletrônica. Não permitir a entrada desta mercadoria. Entre em contato com o Departamento de Compras.”
  3. Confirmar Recebimento:
    • Após preencher os dados, pressionar [F10] Confirmar para registrar o recebimento.
    • O sistema gravará automaticamente:
      • Data e Hora do Recebimento.
      • Operador de Recebimento.
  4. Fluxo do Processo de Compras:
    • Uma nova coluna, Recebimento da Mercadoria, será exibida no fluxo, com status [REALIZAR] ou [REALIZADO].
    • Ao clicar em [REALIZAR], o sistema direcionará para a tela de recebimento.
  5. Consulta de Histórico:
    • Operadores poderão visualizar os registros de realização de etapas por meio de um botão adicional nas etapas [REALIZADOS].
  6. Relatório de Controle:
    • Geração de relatório detalhado com as informações de cada etapa do fluxo, incluindo dados como data, hora e operador responsável.

Esta melhoria permite maior controle e rastreabilidade no processo de entrada de mercadorias. Além disso, o fluxo de compras é aprimorado, reduzindo inconsistências operacionais e garantindo maior eficiência na integração entre transporte e entrada de mercadorias.

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