352678 – Cotação Compra: Múltiplos Pedidos por Item para Fornecedores (Versão 30.74.150.50)

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Objetivo da mudança:

O objetivo desta alteração é flexibilizar o processo de geração de pedidos de compra a partir de uma cotação, permitindo que um único item cotado seja atendido por múltiplos fornecedores. Frequentemente, o fornecedor com o melhor preço não possui a quantidade total do item solicitado, necessitando que a compra seja dividida. Com a nova funcionalidade, ativada por configuração, o usuário poderá, na tela de “Cotação de Pedido de Compra”, informar a ‘Quantidade a ser Atendida’ por cada fornecedor para cada item. Na aba de ‘Comparativo’, será possível selecionar mais de um fornecedor para o mesmo item, desde que a soma das quantidades atendidas não ultrapasse a quantidade original cotada. Ao gerar os pedidos, o sistema criará um pedido de compra para cada fornecedor selecionado, com a respectiva quantidade. Adicionalmente, o sistema verificará itens/quantidades não totalmente atendidos e oferecerá a opção de gerar uma nova cotação para o saldo remanescente.
Rotinas envolvidas: Configuração do Sistema (frmCfgSistema), “Cotação de Pedido de Compra” (frmCadCotacaoGeralCX). (abas ‘3 – Cotação por fornecedor e ‘4 – Comparativo’).

Instruções sobre o que configurar:

   Foi criada a nova opção para a configuração já existente no sistema que deve ser ativada para que a alteração funcione corretamente:

  1. Acessar Configuração do Sistema (frmCfgSistema)

  2. Localizar o grupo “Pedido de Compra”.

  3. Definir a nova configuração – CFG_MULCOT Na Cotação de Pedido de Compras, permitir gerar para uma cotação, pedidos de compra para Fornecedores diferentes? ( S/N ) como S (Sim) para habilitar a funcionalidade.

    • Por padrão, esta configuração será N (Não) para todos os clientes, mantendo o comportamento atual.

    • Observação no rodapé da configuração: “Ao ativar essa configuração será permitido criar a partir de uma Cotação, pedidos de compra para 2 ou mais Fornecedores diferentes. Essa necessidade é para os casos onde o fornecedor ganhador da Cotação não possui a quantidade de produtos suficientes para atender a solicitação feita pela loja.”

Instruções sobre como utilizar:

Para dividir a compra de um item entre diferentes fornecedores a partir de uma cotação:

  1. Ao realizar a Cotação de Pedido de Compra:

      • Na aba ‘3 – Cotação por Fornecedor, para cada item e cada fornecedor, preencher o novo campo ‘Quantidade a ser atendida’ informando quanto daquele produto cada fornecedor consegue lhe entregar. Por padrão, ele virá com a quantidade total que você pediu, mas você pode ajustar.

  2. Na aba ‘4 – COMPARATIVO’:

    • Haverá uma nova coluna mostrando a ‘Quantidade a ser atendida’ por cada fornecedor.

    • Selecionar os fornecedores para cada item. Se um fornecedor não tiver a quantidade total que você precisa, você poderá selecionar outro fornecedor para complementar, desde que a soma das quantidades dos fornecedores escolhidos não ultrapasse o que você pediu originalmente.

  3. Ao Gerar os Pedidos de Compra:

    • O sistema criará um pedido de compra para cada fornecedor que você selecionou, com a quantidade que você definiu que ele atenderia.

    • Após gerar os pedidos, se ainda faltar alguma quantidade de algum produto (ou se algum item não teve preço informado), o sistema perguntará se você deseja criar uma nova cotação automaticamente com esses itens/quantidades pendentes. Se você confirmar, uma nova tela de cotação já virá preenchida para você continuar o processo.

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