ERP Autcom

  1. O que você vai encontrar aqui
  2. Cadastros
    1. Cadastros básicos
      1. Financeiro
        1. Cadastrar Plano de Contas
        2. Cadastrar Portador
        3. Fazer manutenção no cadastro do plano de contas
        4. Fazer manutenção no cadastro do portador
    2. Segurança
      1. Direitos de acesso
        1. Liberar Direito de Acesso (AUTCOM)
        2. Liberar Direito de Acesso (AUTCOM) - Herança Operador
  3. Financeiro
    1. Contas a receber
      1. Pix Citel
        1. Acompanhamento
          1. Consultar Histórico de Pix gerado (Devolvidos, Expirados, Removidos)
          2. Consultar relação de Pix gerados
          3. Enviar QR Code Pix por Whatsapp
          4. Reenviar e-mail com com dados do Pix
        2. Cadastros
          1. Ajustar o cadastro do cliente para recebimento dos dados de pagamento Pix
          2. Ajustar o cadastro do operador para envio dos dados de pagamento Pix
          3. Cadastrar Condição de Pagamento Pix
          4. Notificar o operador que o Pix gerado no pedido foi pago
          5. Notificar o operador sobre o vencimento do certificado do PIX
        3. Configuração
          1. Cadastrar aplicação no Portal Developers BB - Pix - Banco do Brasil
          2. Cadastrar usuário no Portal Developers BB - Pix - Banco do Brasil
          3. Configurar o ERP Autcom para uso do Pix Citel - Portal de Conexões
          4. Consultar orientações para jornada de ativação e configuração - Pix Citel
          5. Enviar os certificados Pix no Portal Developers BB - Pix - Banco do Brasil
          6. Gerar certificados Pix - Banco Bradesco
          7. Gerar certificados Pix - Banco do Brasil
          8. Gerar certificados Pix - Banco Santander
          9. Gerar certificados Pix - Banco Sicoob
          10. Gerar certificados Pix - Banco Sicredi
          11. Validar dados de autorização para uso do Pix Citel
        4. Operação
          1. Cancelar o Pix gerado
          2. Fazer estorno de recebimento com Pix
          3. Fazer recebimento com PIX - Baixa de contas a receber
          4. Fazer recebimento com Pix - No caixa [F11] Conf. Orç.
          5. Fazer recebimento com Pix - No caixa [F2] Recebimentos
          6. Gerar crédito para cliente com pagamento Pix à distância
          7. Gerar pedido para pagamento com Pix
          8. Receber Pix gerado na Relação de Documentos com Pix Gerados
      2. Boletos
        1. Acompanhamento
        2. Configuração
          1. Configurar carteira - Banco do Brasil [400p7d]
          2. Configurar carteira - Banco do Brasil [Online]
          3. Configurar carteira - Bradesco [400p]
          4. Configurar carteira - BTG Pactual [240p]
          5. Configurar carteira - Caixa Econômica Federal [240p]
          6. Configurar carteira - Cecred [240p]
          7. Configurar carteira - Cresol [240p]
          8. Configurar carteira - Inter [Online]
          9. Configurar carteira - Itaú [400p]
          10. Configurar carteira - Itaú [Online]
          11. Configurar carteira - Safra [400p]
          12. Configurar carteira - Santander [400p]
          13. Configurar carteira - Sicoob [240p]
          14. Configurar carteira - Sicredi [400p]
          15. Configurar carteira - Sicredi [Online]
          16. Gerar boleto teste
          17. Gerar remessa teste
        3. Operação
          1. Gerar duplicata

Consultar Histórico de Pix gerado (Devolvidos, Expirados, Removidos) #

O que é

No ERP Autcom, na tela de Relatório do Log de Acompanhamento da Cobrança Pix, é possível acessar o histórico de cobranças realizadas utilizando o Pix como condição de pagamento. A tela possui filtros de período, status e empresa que ajudam a obter resultados mais precisos na busca.

Além disso, o log exibe informações importantes do Pix como data e hora da inclusão do Pix, o código do operador responsável pela inclusão, data, hora e motivo da alteração de status do Pix, entre outras informações relevantes.

Nesta atividade, será demonstrado o passo a passo de como consultar esse histórico e visualizar as informações detalhadas.

Caminho para acessar

Para consultar o histórico do Pix, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique em Financeiro [1], submenu Contas a Receber [2], opção Histórico de cobranças Pix Removidas/Expiradas/Devolvidas [3].

Caminho de acesso: Financeiro/Contas a Receber/Histórico de cobranças Pix Removidas/Expiradas/Devolvidas frmRelatorioAcompanhamentoPix

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Controle Financeiro/Contas a Receber/Histórico de cobranças Pix Removidas/Expiradas/Devolvidas – frmRelatorioAcompanhamentoPix

Precisa configurar

Direito de acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Principal > Controle Financeiro > Contas a Receber > Histórico de cobranças Pix Removidas/Expiradas/Devolvidas

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Como fazer

Para consultar o histórico do Pix, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique em Financeiro [1], submenu Contas a Receber [2], opção Histórico de cobranças Pix Removidas/Expiradas/Devolvidas [3].

Guia Visual 2. Histórico de cobranças Pix Removidas/Expiradas/Devolvidas

A tela Relatório do Log de Acompanhamento da Cobrança Pix será exibida.

 

Para consultar o histórico, há três filtros disponíveis que auxiliam na busca:

  • Período: Define o intervalo de tempo que deseja considerar para os Pix gerados;
  • Status: Permite filtrar os Pix de acordo com sua situação, como Devolvidos, Expirados, Removidos ou Todos;
  • Empresa: Permite selecionar a empresa que gerou o Pix.
Guia Visual 4. Filtros disponíveis

Abaixo será detalhada a consulta do Pix, por status.

Consultar Pix Devolvido

A devolução do Pix ocorre quando o recebedor realiza o estorno do valor pago para o cliente.

É importante ressaltar que no Banco Sicredi, não é possível realizar a devolução do PIX.

Acesse a atividade Fazer estorno de recebimento com Pix para consultar o passo a passo de como realizar o estorno do Pix.

Para consultar o Pix devolvido, informe o Período [1], a Empresa [2] (se desejar visualizar todas as empresas, deixe o campo em branco) e, em Status [3], selecione Devolvidos.

Caso queira visualizar todas as empresas, não preencha o campo Empresa.

Clique em CARREGAR REGISTROS [4] e os registros serão exibidos, conforme os filtros informados.

Guia Visual 5. Consultar Pix Devolvido

Veja o tópico Visualizar informações para saber mais detalhes sobre as informações exibidas.

Consultar Pix Expirado

O Pix expira quando o pagamento não é concluído em um determinado período.

Para consultar o Pix expirado, informe o Período [1], a Empresa [2] (se desejar visualizar todas as empresas, deixe o campo em branco) e, em Status [3], selecione Expirados.

Clique em CARREGAR REGISTROS [4] e os registros serão exibidos, conforme os filtros informados.

Guia Visual 6. Consultar Pix Expirado

Veja o tópico Visualizar informações para saber mais detalhes sobre as informações exibidas.

Consultar Pix Removido

O Pix é considerado removido quando a condição de pagamento é alterada.

Acesse a atividade Cancelar o Pix gerado para consultar o passo a passo de como remover o Pix.

Para consultar o Pix removido, informe o Período [1], a Empresa [2] (se desejar visualizar todas as empresas, deixe o campo em branco) e, em Status [3], selecione Removidos.

Clique em CARREGAR REGISTROS [4] e os registros serão exibidos, conforme os filtros informados.

Guia Visual 7. Consultar Pix Removido

Veja o tópico Visualizar informações para saber mais detalhes sobre as informações exibidas.

Visualizar informações

Após realizar a consulta, clique em no Log que deseja visualizar as informações relacionas ao Pix.

Guia Visual 8. ID Log

Os seguintes dados serão exibidos:

  • [1] Data Log: Data em que o Log foi gerado;
  • [2] Hora Log: Hora em que o Log foi gerado;
  • [3] Descrição: Registro das atividades realizadas no sistema. A ação principal é a inclusão do Pix à vista. Quando essa ação é alterada, um novo log é gerado, exibido na linha abaixo e sinalizado em vermelho. Cada ação realizada sobre a ação padrão (incluir PIX) resultará em uma descrição diferente, como detalhado na tabela abaixo:
Ação principal Ação secundária Descrição do Log
Pix devolvido
Pix expirado
Pix removido
  • [4] Nome do Formulário: Nome do formulário onde o log foi gerado;
  • [5] Cód. Operador Log: Código do operador responsável pela devolução ou remoção do Pix. No caso de um Pix expirado, será exibido “AUT” (automático), pois o Pix é excluído automaticamente após o prazo de pagamento;
  • [6] Status: Situação da ação relacionada ao Pix, sendo Ativa para a inclusão do Pix e Removida pelo usuário recebedor para Pix removidos e expirados;
  • [7] Data Cadastro: Data da criação do Pix;
  • [8] Hora Cadastro: Hora da criação do Pix;
  • [9] Cód. Empresa: Código da empresa para a qual o Pix foi gerado;
  • [10] Valor: Valor do Pix;
  • [11] Gerado por: Momento em que o Pix foi gerado;
  • [12] Chave Pix: Chave Pix que receberá o valor;
Guia Visual 9. Relatório do Log de Acompanhamento da Cobrança Pix
  • [13] Banco: Banco vinculado à chave Pix;
  • [14] Portador: Portador do Pix;
  • [15] Código QRCode: Código QRCode gerado;
  • [16] Solicit. Pagador: Solicitação ao pagador;

Nos campos Data Receb., Hora Receb., Valor Receb., Ope. Baixa, Doc. Pagador, Nome Pagador, Plano Contas da Baixa, Inf. Pagador, Origem Baixa doc., Data da Baixa e Sequencial da Baixa não serão exibidas informações, pois o Pix não foi pago.

  • [17] Nome EXE: Nome do executável onde o Pix foi gerado;
  • [18] Data EXE: Data da criação do executável;
  • [19] Hora EXE: Hora da criação do executável;
  • [20] Versão EXE: Versão do executável;
  • [21] Cliente: Cliente para o qual o Pix foi gerado;
  • [22] Documentos: Documento relacionado ao Pix.
Guia Visual 10. Relatório do Log de Acompanhamento da Cobrança Pix
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