Gerar certificados Pix – Banco do Brasil

Filtros


Tópicos

O que é

Nesta atividade, vamos explicar como gerar os certificados Pix necessários para configurar o Pix no Portal Developers BB, o portal responsável pela realização da integração do Pix do Banco do Brasil com outros sistemas.

Os certificados em questão são: o certificado raiz (AC), o certificado da empresa e o certificados intermediários.

Esse é um dos passos para iniciar o processo de recebimento com Pix do Banco do Brasil integrado com o ERP Autcom. Para ter uma visão completa do processo, clique aqui.

Caminho para acessar

O Gerador de Certificados é uma ferramenta criada pela Citel para facilitar a emissão dos certificados solicitados pelo banco, permitindo a configuração do uso do Pix para o cliente de forma mais rápida e eficiente. Para acessar esta ferramenta, entre em contato com a Citel para obter a versão mais recente disponível.

Precisa configurar

Para gerar os arquivos, é preciso que o cliente tenha enviado para a Citel o Certificado A1 do CNPJ detentor da conta no Banco do Brasil, juntamente com a sua senha. É de responsabilidade do cliente solicitar esse certificado junto à sua Contabilidade.

O Certificado A1 precisa ser maior que 4Kb. Do contrário, os arquivos não serão gerados corretamente. Consulte o tópico Anexo 1 – Ajustar o tamanho do certificado A1 (PFX) para realizar o ajuste, se necessário.

Direito de Acesso

Para executar o Gerador de Certificados, o usuário deve ser um colaborador da Citel com acesso aos repositórios de arquivos da empresa.

Como fazer

Acesse o caminho fornecido pela equipe da Citel e copie [1] a pasta compactada Conversor_Certificados_Pix_Citel. Escolha o melhor local em sua máquina para colar e descompactar [2] a pasta copiada, conforme ilustra o Guia Visual abaixo:

Guia Visual 1. Acessar o Gerador de Certificados

Acesse a pasta descompactada [1] e execute, clicando duas vezes sobre o arquivo, o aplicativo ConversorCertificadosPix [2]:

Guia Visual 2. Executar o Gerador de Certificados

Para gerar os certificados para o Banco do Brasil, clique no botão CERTIFICADOS BANCO DO BRASIL V2:

Guia Visual 3. Banco do Brasil

Será aberta a tela para gerar os certificados e ela deve ser preenchida como segue:

Guia Visual 4. Preenchimento dos campos

O Nome Empresa [1] deve corresponder à Razão Social registrada no CNPJ da empresa. Para obter a Razão Social com precisão, consulte o CNPJ na Receita Federal. Você pode encontrar instruções detalhadas sobre como realizar essa consulta no tópico Consultar razão social do CNPJ.

Antes de adicionar o certificado PFX, preencha o campo Senha certificado [3]. A senha deve ter sido enviada pelo cliente juntamente com o certificado A1. Informe-a nesse campo.

O Certificado PFX [2] é o certificado A1 que deve ter sido enviado pelo cliente. Clique no botão , localize e selecione o arquivo no computador:

Guia Visual 5. Localizar e selecionar o certificado A1

O sistema fará uma validação do certificado, inclusive a data de validade. Se estiver dentro do prazo, o campo Validade Certificado [4] será preenchido automaticamente.

É importante estar ciente da data de validade do certificado, pois um certificado A1 expirado não será capaz de gerar os arquivos necessários.

Além disso, se atente ao tamanho do arquivo do certificado, ele precisa ser maior que 4Kb. Do contrário, os arquivos não serão gerados corretamente. Consulte o tópico Ajustar o tamanho do certificado A1 (PFX) para realizar o ajuste, se necessário.

Nessa mesma validação, o aplicativo emitirá uma mensagem na tela caso ocorra alguma inconsistência. Siga as orientações da mensagem para saber como proceder.

Após preencher esses campos e não havendo inconsistências, clique no botão GERAR CERTIFICADOS:

Guia Visual 6. Gerar certificados

Os certificados gerados serão salvos na pasta bancobrasil-v2 localizada no mesmo diretório do executável do Gerenciador de Dispositivos. Clique no botão ABRIR PASTA ARQUIVOS para abrir esse diretório:

Guia Visual 7. Acessar arquivos

Após a geração dos certificados, é necessário contatar o cliente para inserir os certificados no Portal Developers BB. Consulte a atividade Enviar os certificados Pix no Portal Developers BB – Pix – Banco do Brasil  para obter instruções detalhadas sobre esse procedimento.

Anexo 1 – Ajustar o tamanho do certificado A1 (PFX)

Para gerar os arquivos, o Certificado A1 deve maior que 4Kb. Para ajustar o tamanho, siga os seguintes passos:

1 – Instalar o certificado em seu computador: clique sobre o arquivo do certificado para abrir o Assistente para Importação de Certificados e selecione as opções conforme o Guia Visual abaixo:

Guia Visual 8. Instalar certificado

2 – Exportar o certificado

  • Acesse o Painel de Controle no seu computador (utilize o recurso de busca do Windows de acordo com a versão instalada):
Guia Visual 9. Acessar Painel de Controle
  • No Painel de controle, acesse Rede e Internet > Opções da Internet:
Guia Visual 10. Acessar Opções da Internet
  • Na ferramenta Opções da Internet, navegue até a aba Conteúdo e clique no botão CERTIFICADOS:
Guia Visual 11. Acessar Certificados
  • Selecione o certificado importado anteriormente, clique no botão EXPORTAR e siga as instruções deixando selecionadas as opções conforme o Guia Visual abaixo:
Guia Visual 12. Exportar certificado

Após concluir a exportação, verifique se o tamanho do arquivo foi alterado para 10Kb:

Guia Visual 13. Conferir tamanho do arquivo

Anexo 2 – Consultar razão social do CNPJ

Para obter com precisão a razão social do cliente, é recomendável usar a consulta disponível no site da Receita Federal. Para isso, abra um navegador de internet e acesse o endereço abaixo:

https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp

Na página de consulta, digite o CNPJ [1] do cliente, marque a caixa de seleção Sou humano [2] e clique no botão CONSULTAR [3]:

Guia Visual 14. Consultar CNPJ

No comprovante de inscrição, o campo Nome Empresarial, corresponde à Razão Social. Portanto, copie o conteúdo do campo NOME EMPRESARIAL:

Guia Visual 15. Nome Empresaria/Razão Social
Este artigo foi útil para você?
Pró
Não
Contra