Consultar serviços do cliente

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O que é

A atividade Consultar serviços do cliente capacita a qualquer equipe verificar, em tempo real, o estado operacional dos serviços utilizados pelos clientes no ambiente em nuvem da Citel. O objetivo principal é diagnosticar rapidamente a situação de funcionalidades críticas, como coletores e robôs de hub (responsáveis por pedidos, estoque e notas fiscais), sem a necessidade de intervenção de outras equipes.

Ao consultar os serviços, o analista de suporte consegue visualizar os logs para confirmar se um serviço está ativo e funcionando corretamente, identificar possíveis erros — como falhas de comunicação com o banco de dados ou ausência de campos — e, se necessário, realizar o download desses registros para análises mais aprofundadas ou para a abertura de requisições junto à equipe de desenvolvimento. Essa consulta é feita diretamente pelo Portal de Conexão.

Ferramentas utilizadas

Para executar este protocolo, é necessário acessar o Portal de Conexão. A ferramenta é acessada com usuário e senha individuais e permite a visualização e o download dos logs de serviço do cliente.

    • Para saber mais sobre como acessar o Portal de Conexões, clique aqui.

Como fazer

A plataforma “Portal de Conexões” opera exclusivamente na rede interna da Citel e permite a consulta de serviços apenas para os clientes que utilizam a infraestrutura de nuvem da própria empresa. Clientes com servidores físicos próprios ou em nuvens externas não têm seus serviços monitorados por esta ferramenta.

Para consultar o serviço do cliente no portal de conexões, acesse o Portal de Conexões e, em seguida, clique no botão PORTAL .

Guia Visual 1. Acessar painel de clientes

Na tela Portal de Conexões, pesquise o cliente desejado. Para isso, clique no campo Pesquisar por empresa ou loja (ou utilize o atalho CTRL + L) e digite o termo de busca [1]. Depois, localize o cliente na lista de resultados e clique sobre o registro [2] para selecioná-lo:

Somente após a seleção será possível utilizar as ferramentas disponíveis para esse cliente.
Guia Visual 2. Pesquisar Cliente

Para consultar os serviços do cliente, pesquise-o na lista [1], selecione-o com um clique [2] e, em seguida, clique no botão LOGS [3]. O sistema exibirá a lista de serviços em execução para o cliente selecionado:

Guia Visual 3. Consultar serviço do cliente

Para consultar o log de um serviço, clique sobre o serviço desejado [1]. Serão exibidos os logs disponíveis para esse tipo de serviço. Na tela Visualizar logs dos serviços , selecione o log desejado [2] e o sistema exibirá em tempo real as informações do serviço selecionado:

Guia Visual 4. Consultar o log do serviço do cliente

Depois de consultar o log do serviço desejado, você pode gerar o download dos registros correspondentes para uma análise mais detalhada.

O download dos logs permite registrar em arquivo todas as informações do serviço consultado. Esse recurso é útil para análises mais detalhadas, acompanhamento de ocorrências e compartilhamento dos dados com outras equipes, quando necessário.

Na tela de exibição do log,  clique no botão DOWNLOAD DO ARQUIVO [1], localizado no canto superior esquerdo da tela.

O navegador iniciará a transferência do arquivo automaticamente. O progresso e a finalização do download [2] serão indicados no gestor de downloads do seu navegador:

Guia Visual 5. Fazer download do log do serviço do cliente

Após realizar o download, acesse a pasta configurada como diretório de downloads em seu computador para visualizar o arquivo de log gerado.

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