O que é
Pix é o pagamento instantâneo brasileiro criado pelo Banco Central em que recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro.
Em relação as taxas bancárias, a cobrança para pessoa jurídica é autorizada. A forma de cobrança varia entre os bancos e é feita por transação.
Para receber pagamentos via Pix o recebedor deve fornecer ao pagador sua chave Pix. Essa chave pode ser compartilhada de diversas formas, inclusive por meio de um QR Code. No contexto do Pix, existem duas modalidades de recebimento por meio do QR Code.
- Estático: Modelo de Pix no qual a empresa gera uma foto da chave Pix, porém a transação não é vinculada ao valor a receber e, por isso, depende de conferência do recebimento de cada transação.
- Dinâmico: Modelo de Pix integrado diretamente com os bancos e gerado de acordo com as informações do documento de venda/pagamento. É possível gerar a baixa e o adiantamento a cada transação concluída pelo cliente. A integração entre o banco e o ERP Autcom acontece por meio da API Pix.
Nessa atividade vamos descrever as instruções para a jornada de ativação e configuração do Pix nos bancos para integração via a API Pix Citel. Para estabelecer a integração, é necessário seguir um processo de autorização junto ao banco. Isso envolve a geração de credenciais e certificados, além da configuração do ERP Autcom.
Atualmente o ERP Autcom está apto a realizar o recebimento Pix QR Code (dinâmico) dos seguintes bancos:
- Banco Bradesco
- Banco do Brasil
- Banco Itaú
- Banco Santander
- Banco Sicoob
- Banco Sicredi
Caminho para acessar
Essa é uma atividade de orientação, portanto, não há necessidade de acessar nenhum programa ou aplicativo. Os detalhes sobre esses programas ou aplicativos serão fornecidos nas atividades correspondentes aos passos explicados neste documento.
Precisa configurar
Essa é uma atividade de orientação, portanto, não há necessidade de acessar nenhum programa ou aplicativo. Os detalhes sobre esses programas ou aplicativos serão fornecidos nas atividades correspondentes aos passos explicados neste documento.
Como fazer
Para estabelecer a integração entre o banco e o ERP Autcom, é necessário seguir um processo de autorização junto ao banco. Isso envolve a geração de credenciais e certificados, além da configuração do ERP Autcom. Os detalhes desse processo variam conforme o banco. Clique nos links abaixo para o banco desejado:
Para estabelecer a integração API Pix entre o banco Bradesco e o ERP Autcom, são necessários os seguintes procedimentos, divididos entre responsabilidades do cliente (empresa) e da Citel:
Inicialmente, o cliente deve entrar em contato com seu gerente de conta no Bradesco e solicitar as credenciais para uso do Pix em ambiente de homologação (client_id e client_secret). O banco irá informar quais os dados da empresa deverão ser enviados para que sejam geradas essas credenciais.
Caso ainda não possua, o cliente deve cadastrar uma chave Pix na conta bancária. Recomendamos que seja cadastrada uma chave aleatória.
O cliente deve solicitar à sua contabilidade um certificado digital do tipo A1 do CNPJ detentor da conta bancária que será utilizada para recebimento do Pix.
O cliente deve enviar um e-mail para a Citel contendo o certificado digital do tipo A1 acompanhado de sua senha.
A Citel, com o certificado A1 enviado pelo cliente, deve gerar os certificados Pix, sendo: certificado.pem (chave pública), CRT e Key. Essa atividade pode ser consultada acessando a documentação Gerar certificados Pix – Bradesco.
A Citel deve enviar o certificado.pem para o cliente, que, por sua vez, deve enviá-lo ao banco, conforme as orientações fornecidas por eles.
O cliente deve enviar um e-mail para a Citel com as seguintes informações, necessárias para a configuração do ERP Autcom:
- credenciais de produção (client_id e client_secret),
- dados da conta bancária,
- chave Pix cadastrada na conta bancária e o
- código do portador do banco cadastrado no ERP Autcom.
Realizadas as etapas de certificação, a equipe da Citel irá realizar a configuração do ERP Autcom. Essa atividade pode ser consultada acessando a documentação Configurar o Autcom para uso do Pix Citel.
Para finalizar, o cliente receberá as orientações necessárias para realizar o recebimento no ERP Autcom. As atividades relacionadas à essa etapa, podem ser consultadas nos links abaixo:
- Operação Pix
- Acompanhamento Pix
Para usar o recebimento Pix no ERP Autcom integrado ao Banco do Brasil, são necessários os seguintes procedimentos, divididos entre responsabilidades do cliente (empresa) e da Citel:
Inicialmente, o cliente deve solicitar à sua contabilidade um certificado digital do tipo A1 do CNPJ detentor da conta bancária que será utilizada para recebimento do Pix. O certificado deve ser enviado para a Citel por e-mail, acompanhado da senha correspondente.
O cliente deve cadastrar uma chave Pix na conta bancária. Recomendamos que seja cadastrada uma chave aleatória.
Paralelo a isso, o cliente deve fazer, caso ainda não tenha, um cadastro no Portal Developers BB o portal responsável pela realização da integração do Pix do Banco do Brasil com outros sistemas. O usuário deve ser um representante outorgado da empresa, cadastrado como tal no Banco do Brasil, que possua poderes suficientes para assinar instrumento de convênio. Essa atividade pode ser consultada acessando a documentação Cadastrar usuário no Portal Developers BB – Pix – Banco do Brasil.
Feito o cadastro, o cliente deve criar uma aplicação PIX – Versão 2 no Portal Developers BB e colocar essa aplicação em produção para que o portal gere as credenciais de produção, necessárias para configuração do ERP Autcom. Essa atividade pode ser consultada acessando a documentação Cadastrar aplicação no Portal Developers BB – Pix – Banco do Brasil.
O cliente deve enviar um e-mail para a Citel contendo as credenciais de produção, dados da conta bancária, chave Pix cadastrada na conta bancária e o código do portador do banco cadastrado no ERP Autcom.
A Citel, com o certificado A1 enviado pelo cliente, deve gerar os certificados Pix, sendo: o certificado raiz (AC), o certificado da empresa e o certificados intermediário. Essa atividade pode ser consultada acessando a documentação Gerar certificados Pix – Banco do Brasil.
Após gerar os arquivos, a Citel deve auxiliar o cliente na implantação dos certificados citados acima no Portal Developers BB. Essa atividade pode ser consultada acessando a documentação Enviar os certificados Pix no Portal Developers BB – Pix – Banco do Brasil.
Realizadas as etapas de certificação, a Citel irá realizar a configuração inicial do ERP Autcom. Em seguida, será feita a finalização da configuração junto com o cliente, incluindo a configuração da conta bancária, condição de pagamento e a liberação de direitos de acesso aos operadores para as rotinas relacionadas no sistema. Essa atividade pode ser consultada acessando a documentação Configurar o ERP Autcom para uso do Pix Citel.
Para finalizar, o cliente receberá as orientações necessárias para realizar o recebimento no ERP Autcom. As atividades relacionadas à essa etapa, podem ser consultadas nos links abaixo:
- Operação Pix
- Acompanhamento Pix
O Banco Itaú é um parceiro da Citel, o que simplifica o processo de integração. Inicialmente, o cliente executa os primeiros passos através do bankline:
- O cliente deve acessar o bankline Itaú com a conta corrente que será utilizada para recebimentos Pix.
- No bankline, acessar o menu Cobranças e, em seguida, clicar em Ir para página de cobranças.
- Em Pagamento Instantâneo Pix, acessar a opção Parceiros Pix.
- Escolher entre Utilize uma chave Pix existente ou Cadastre uma chave Pix, caso ainda não tenha uma chave Pix cadastrada. Nesse último caso, realizar o cadastro da chave Pix.
- Deve ser selecionado o item Ação da chave Pix. Em seguida, escolher a opção Vincular com parceiro.
- Deve ser selecionado o parceiro Citel Software e marcado a opção Acesso completo.
- Para finalizar, acessar Adicionar parceiro.
Após a autorização no bankline, que geralmente leva cerca de 5 minutos, a Citel deverá fazer as configurações no ERP Autcom. Isso inclui cadastrar a chave Pix e importar os dados de autorização Pix. Essa atividade pode ser consultada acessando a documentação Configurar o ERP Autcom para uso do Pix Citel.
Para finalizar, o cliente receberá as orientações necessárias para realizar o recebimento no ERP Autcom. As atividades relacionadas à essa etapa, podem ser consultadas nos links abaixo:
- Operação Pix
- Acompanhamento Pix
Para usar o recebimento Pix no ERP Autcom integrado ao Banco Santander, são necessários os seguintes procedimentos, divididos entre responsabilidades do cliente (empresa) e da Citel:
Inicialmente, o cliente deve entrar em contato com seu gerente de conta no Santander solicitando as credenciais para uso do Pix em ambiente de homologação (client_id e client_secret). O banco irá informar quais os dados da empresa deverão ser enviados para que sejam geradas essas credenciais.
O cliente deve cadastrar uma chave Pix na conta bancária. Recomendamos que seja cadastrada uma chave aleatória.
O cliente deve solicitar à sua contabilidade um certificado digital do tipo A1 do CNPJ detentor da conta bancária que será utilizada para recebimento do Pix. O certificado deve ser enviado para a Citel por e-mail, acompanhado da senha correspondente.
A Citel, com o certificado A1 enviado pelo cliente, deve gerar os certificados Pix, sendo: certificado .pem (chave pública), CRT e Key. Essa atividade pode ser consultada acessando a documentação Gerar certificados Pix – Santander.
A Citel deve enviar o certificado .pem para o cliente, que, por sua vez, deve enviá-lo ao banco, conforme as orientações fornecidas por eles.
O cliente deve enviar um e-mail para a Citel contendo as credenciais de produção (client_id e client_secret), dados da conta bancária, chave Pix cadastrada na conta bancária e o código do portador do banco cadastrado no ERP Autcom.
Realizadas as etapas de certificação, a equipe da Citel irá realizar a configuração inicial do ERP Autcom. Em seguida, será feita a finalização da configuração junto com o cliente, incluindo a configuração da conta bancária, condição de pagamento e a liberação de direitos de acesso aos operadores para as rotinas relacionadas no sistema. Essa atividade pode ser consultada acessando a documentação Configurar o ERP Autcom para uso do Pix Citel.
Para finalizar, o cliente receberá as orientações necessárias para realizar o recebimento no ERP Autcom. As atividades relacionadas à essa etapa, podem ser consultadas nos links abaixo:
- Operação Pix
- Acompanhamento Pix
Para usar o recebimento Pix no ERP Autcom integrado ao Banco Sicoob, são necessários os seguintes procedimentos, divididos entre responsabilidades do cliente (empresa) e da Citel:
O cliente deve solicitar à sua contabilidade um certificado digital do tipo A1 do CNPJ detentor da conta bancária que será utilizada para recebimento do Pix. O certificado deve ser enviado para a Citel por e-mail, acompanhado da senha correspondente.
O cliente deve cadastrar uma chave Pix na conta bancária. Recomendamos que seja cadastrada uma chave aleatória.
A Citel, com o certificado A1 enviado pelo cliente, deve gerar os certificados Pix, sendo: certificado.pem (chave pública), CRT e Key. Essa atividade pode ser consultada acessando a documentação Gerar certificados Pix – Banco Sicoob. A Citel deve enviar o certificado .pem para o cliente.
O cliente deve realizar o cadastro no Portal Developers do Sicoob. Esse é o portal responsável pela realização da integração do Pix do Banco Sicoob com outros sistemas:
- Acesse o portal no endereço: https://developers.sicoob.com.br.
- “No menu Cadastro, preencha as informações requisitadas. Em seguida será enviado um e-mail de confirmação para o seu e-mail e após a sua confirmação seu cadastro estará concluído.”
Feito o cadastro, o cliente deve criar uma aplicação no Portal Developers Sicoob:
- Acesse o portal no endereço: https://developers.sicoob.com.br e faça login na conta criada.
- Acesse o menu Meus aplicativos e, em seguida, a opção Nova aplicação.
- Pode ser solicitado a atualização de dados.
- Será solicitado o “login com dados de sua cooperativa, conta-corrente ou chave de acesso e senha do Aplicativo Sicoob Mobile Banking para confirmar a criação do aplicativo em sua conta.”
- Será enviado um código de verificação no APP Sicoob. Esse deverá ser informado para autorizar a criação da aplicação.
- Após autorizar, prossiga com o cadastro do aplicativo seguindo os passos da tela de geração da aplicação que será apresentada:
- Nome do aplicativo: informe ERP AUTCOM.
- Descrição: pode ser preenchido como Integração – Pix QRCode Citel.
- Clique em Prosseguir.
- Na tela seguinte, Segurança:
- Selecione a opção Não para a pergunta “A integração será por uma empresa parceira?”.
- Em Cerificado Digital, clique no botão +, localize e selecione o certificado.pem (enviado para o cliente pela Citel) no computador e clique em Prosseguir.
- Na tela APIs, selecione a opção Pix e clique em Prosseguir.
- Na tela seguinte, confirme as informações e clique em Criar aplicativo para finalizar.
Finalizada a criação da aplicação, o cliente deve acessar a aplicação no menu Meus aplicativos e copiar as credenciais de produção (client_id e client_secret).
O cliente deve enviar um e-mail para a Citel contendo as credenciais de produção (client_id e client_secret), dados da conta bancária, chave Pix cadastrada na conta bancária e o código do portador do banco cadastrado no ERP Autcom.
Realizadas as etapas de certificação, a equipe da Citel irá realizar a configuração inicial do ERP Autcom. Em seguida, será feita a finalização da configuração junto com o cliente, incluindo a configuração da conta bancária, condição de pagamento e a liberação de direitos de acesso aos operadores para as rotinas relacionadas no sistema. Essa atividade pode ser consultada acessando a documentação Configurar o ERP Autcom para uso do Pix Citel.
Para finalizar, o cliente receberá as orientações necessárias para realizar o recebimento no ERP Autcom. As atividades relacionadas à essa etapa, podem ser consultadas nos links abaixo:
- Operação Pix
- Acompanhamento Pix
Para usar o recebimento Pix no ERP Autcom integrado ao Banco Sicredi, são necessários os seguintes procedimentos, divididos entre responsabilidades do cliente (empresa) e da Citel:
Inicialmente, o cliente deve entrar em contato com seu gerente de conta no Sicredi e solicitar que o departamento responsável o envie um e-mail de BOAS-VINDAS e seguir as instruções recebidas. Esse e-mail equivale ao aceite no termo de adesão do Pix.
O cliente deve enviar para a Citel um e-mail com o CNPJ e o e-mail utilizados para o cadastro no termo de adesão do Pix.
A Citel, com as informações do CNPJ e e-mail enviados pelo cliente, deve gerar os certificados Pix, sendo: certificado.csr e certificado.key. A Citel deve enviar o certificado.csr para o cliente. Essa atividade pode ser consultada acessando a documentação Gerar certificados Pix – Banco Sicredi.
Com o certificado.csr em mãos, o cliente deve acessar o Internet Banking do Sicredi com seus dados de Cooperativa e Conta e realizar o upload desse certificado:
- Acesse o caminho Outros Serviços > Acesso API Pix > Gerenciar Certificados.
- Realizar o upload do certificado.csr que foi enviado pela Citel no campo especificado para isso.
- Avançar as etapas para concluir a solicitação.
O banco Sicredi irá validar os dados e o certificado, processo que pode levar até 3 dias úteis.
Após a validação, o banco liberará os certificados, sendo eles: Certificado Digital CRT e Cadeia de Certificados Completa Sicredi CER. O cliente deve acessar o Internet Banking do Sicredi com seus dados de Cooperativa e Conta e realizar o download desses certificados:
- Acesse o caminho Outros Serviços > Acesso API Pix > Gerenciar Certificados.
- Realizar o download do Certificado Digital CRT e Cadeia de Certificados Completa Sicredi CER.
- Avançar as etapas para concluir a solicitação.
O cliente deve enviar um e-mail para a Citel com os certificados Certificado Digital CRT e Cadeia de Certificados Completa Sicredi CER.
A Citel, com os certificados Certificado Digital CRT e Cadeia de Certificados Completa Sicredi CER em mãos, gerará o certificado PFX. Essa atividade pode ser consultada acessando a documentação Gerar certificados Pix – Banco Sicredi.
O cliente deve acessar o Internet Banking do Sicredi com seus dados de Cooperativa e Conta para gerar e copiar as credenciais de produção:
- Acesse o caminho Outros Serviços > Acesso API Pix > Gerar credenciais.
- Selecione o ambiente virtual de PRODUÇÃO.
- Marque o campo de Aceite do Termo de uso apresentado na tela e avance.
- Nesse momento, as credencias de produção (client_id e client_secret) serão mostradas em tela. Copie as credenciais e salve-as em um lugar seguro, pois, ao fechar a tela, não será mais possível acessar as credenciais geradas nessa etapa.
O cliente deve enviar um e-mail para a Citel contendo as credenciais de produção (client_id e client_secret), dados da conta bancária, chave Pix cadastrada na conta bancária e o código do portador do banco cadastrado no ERP Autcom.
Realizadas as etapas de certificação, a equipe da Citel irá realizar a configuração inicial do ERP Autcom. Em seguida, será feita a finalização da configuração junto com o cliente, incluindo a configuração da conta bancária, condição de pagamento e a liberação de direitos de acesso aos operadores para as rotinas relacionadas no sistema. Essa atividade pode ser consultada acessando a documentação Configurar o ERP Autcom para uso do Pix Citel.
Para finalizar, o cliente receberá as orientações necessárias para realizar o recebimento no ERP Autcom. As atividades relacionadas à essa etapa, podem ser consultadas nos links abaixo:
- Operação Pix
- Acompanhamento Pix