Configurar o ERP Autcom para uso do Pix Citel – Portal de Conexões

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O que é

Nesta atividade vamos descrever como realizar as configurações do ERP Autcom para uso do Pix Citel no Portal de Conexões da Citel utilizando a ferramenta Pix – Configurações.

O Portal de Conexões é um aplicativo desenvolvido pela Citel, projetado para conectar-se aos servidores dos clientes. Além disso, oferece uma série de ferramentas que desempenham diversas funções, incluindo a configuração rápida e prática nos clientes, especialmente em situações que envolvem muitos passos manuais, como é o caso do Pix Citel.

Esse é um dos passos para implantar o processo de recebimento com Pix integrado com o ERP Autcom. Para ter uma visão completa do processo, clique aqui.

Caminho para acessar

O Portal de Conexões está disponível na área de trabalho do colaborador da Citel. Clique duas vezes sobre seu ícone [1] e faça login digitando seus dados de acesso [2]. Em seguida, clique na opção Portal [3], conforme mostra o Guia Visual abaixo:

Guia Visual 1. Acesso Portal de Conexões

Na tela do Portal, pesquise [1]selecione [2] a empresa que será configurada. Em seguida, clique na opção Ferramentas [3], conforme ilustrado no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 2. Acesso às Ferramentas

As ferramentas disponíveis serão exibidas no canto direito da tela. No campo de pesquisa, digite Pix [1], clique sobre o resultado Pix – Configurações [2] para abrir a ferramenta. Digite a senha de acesso e clique no botão CONFIRMA [3] (verifique a senha com a Citel), conforme mostra o Guia Visual 3:

Guia Visual 3. Pesquisar e selecionar a ferramenta Pix – Citel

Ao confirmar, o sistema abrirá a ferramenta Configurações do Pix no Cliente:

Guia Visual 4. Configurações do Pix no Cliente

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para realizar essa atividade o usuário deve ser um colaborador da Citel com acesso aos sistemas e aplicativos da empresa.

O aplicativo visa simplificar as configurações para receber pagamentos via Pix, porém, é fundamental coletar e confirmar as informações diretamente com o cliente antes de prosseguir. Para saber quais informações são necessárias, consulte a atividade Consultar orientações para os clientes – Pix Citel.

Como fazer

Para realizar as configurações Pix – Citel no cliente, acesse a ferramenta Configurações do Pix no Cliente no Portal de Conexões Citel, conforme descrito no tópico Caminho para acessar. O Guia Visual abaixo mostra a tela inicial da ferramenta:

Guia Visual 5. Configurações do Pix no Cliente

Para iniciar, em Conexão [1], verifique se a conexão com servidor da Empresa Física foi estabelecida corretamente. Se não, clique no botão RECARREGAR DADOS [2] para realizar novamente a conexão.

Guia Visual 6. Conexão

No campo Empresa, clique no botão e selecione a empresa correspondente ao CNPJ que foi feito o processo do Pix junto ao banco:

Guia Visual 7. Empresa

Com a conexão estabelecida e a empresa selecionada, vamos começar a configuração. Existem 5 abas de configurações disponíveis, que são:

  • Configurações
  • Contas Bancárias
  • Portadores
  • Condições de Pagamento
  • Direitos de acesso
  • Configurações de Email/SMS/Whatsapp
Guia Visual 8. Abas de configurações

A seguir, descreveremos como preencher cada uma dessas abas.

Configurações

Na aba Configurações estão disponíveis todas as configurações necessárias de serem definidas no ERP Autcom. Para iniciar, clique o botão ALTERAR:

Guia Visual 9. Aba Configurações

Na lista de configurações, as configurações que devem ser preenchidas estão em destaque no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 10. Configurações a definir

As configurações devem ser definidas como segue:

CFG_USAPIX: clique no botão e selecione S para para habilitar a rotina de recebimentos pela modalidade Pix.

CFG_HOMPIX: clique no botão e selecione N, pois o Pix é utilizado apenas em ambiente de produção.

CFG_CHAPIX: clique no botão e selecione a chave Pix cadastrada na conta bancária destinada ao recebimento Pix.

Para selecionar uma chave na lista, é necessário configurar primeiro as abas Contas Bancárias e Portadores. Se o campo estiver em branco, configure essas abas e retorne para preenchê-lo posteriormente.

CFG_CTAPIX: o recebimento via Pix QR Code é uma transação à vista. Portanto, selecione o plano de contas adequado para esse tipo de recebimento e informado pelo cliente.

O plano de contas deve estar previamente cadastrado no ERP Autcom. Caso seja necessário realizar o cadastro, consulte a atividade Cadastrar Plano de conta.

As demais configurações são padrão e não devem ser alteradas, pois já estão definidas como deve. São elas:

Guia Visual 11. Configurações padrão
  • A configuração CFG_DEVPIX, embora seu padrão seja NÃO, atualmente, todos os bancos, com exceção do Sicredi, estão aptos a realizarem a devolução do dinheiro ao cliente de forma automática, desde que o sistema esteja configurado dessa forma. Consulte a atividade Fazer estorno de recebimento com Pix para saber mais sobre esse assunto.
  • As configurações relacionadas ao envio de SMS automático para clientes depende da contratação de um serviço adicional. Entre em contato com a Citel para saber mais sobre esse assunto.
O tempo de exibição da tela do QR Code do Pix é controlado pela configuração CFG_PIXTLA, que pode ser ajustada apenas via banco de dados. Por padrão, essa configuração é definida para 5 minutos. Alterações nesse valor devem ser feitas somente após uma análise cuidadosa do cenário do cliente, a fim de assegurar o funcionamento adequado da rotina.

Clique no botão GRAVAR, localizado na parte inferior da tela, para gravar as alterações realizadas:

Guia Visual 12. Gravar alterações

Contas Bancárias

Na aba Contas Bancárias é selecionada a conta [1] que receberá os pagamentos, bem como são informados os dados da chave Pix [2] e dados de autorização Pix [3]:

Guia Visual 13. Aba Contas Bancárias

Para iniciar, devemos selecionar a conta bancária destinada a receber os pagamentos. Se a conta bancária já estiver cadastrada no ERP Autcom, ela será disponibilizada para seleção. Clique no botão e selecione a conta informada pelo cliente:

Guia Visual 14. Selecionar conta

Se a conta bancária não estiver cadastrada no ERP Autcom, será necessário incluir a conta. Clique no botão ADICIONAR CONTABANCÁRIA para que os campos sejam habilitados para edição:

Guia Visual 15. Incluir conta bancária

Preencha os campos como segue:

  • Banco: clique no botão e selecione o banco da conta.
  • Empresa: clique no botão e selecione a empresa.
  • Agência: informe o número da agência.
  • Conta Corrente: informe o número da conta.
  • Tipo: selecione o tipo de conta (Corrente, Poupança ou Outros).
  • Descrição: dê uma descrição para a conta. Sugerimos que a descrição identifique o banco e a loja, por exemplo, ITAÚ LJ003.
  • Observação: use este campo para adicionar informações relevantes, na sua opinião.
  • Pix todos os bancos: deixe esse campo como N.

Clique no botão GRAVAR, localizado na parte inferior da tela, para gravar a inclusão da conta:

Guia Visual 16. Gravar inclusão de conta
A inclusão da conta equivale ao cadastro de conta bancária realizado no ERP Autcom. Para verificar o cadastro feito, siga o caminho: Principal > Manutenção de Cadastros > Auxiliares > Contas Bancárias e busque pela conta criada.

Após selecionar a conta, iremos vincular a ela as credenciais Pix. Clique no botão ALTERAR [1] para habilitar os campos Chaves Pix da Conta [2] e Dados de Autorização Pix [3]:

Guia Visual 17. Dados Pix

Em Chaves Pix da Conta, clique no botão INCLUIR [1], informe o Tipo do Pix [2] e a Chave [3] informada pelo cliente. A opção Chave Ativa será marcada automaticamente. Feito isso, clique no botão GRAVAR [4] para salvar os dados:

Guia Visual 18. Incluir Chave
Para alterar ou excluir uma chave, clique novamente no botão ALTERAR [1] da conta, selecione a chave na lista, e utilize os botões auxiliares [2] ALTERAR e EXCLUIR disponíveis na tela:

Guia Visual 19. Alterar ou excluir chave

Para finalizar essa etapa, acesse a aba Dados de Autorização Pix [1]. Clique no botão ALTERAR [2] para inserir os certificados e as informações necessárias para autorizar as transações Pix:

Guia Visual 20. Dados de Autorização Pix

Os campos exibidos na tela podem variar conforme o banco da conta bancária selecionada. Para acessar os campos específicos de cada banco, clique nos links abaixo:

Guia Visual 21. Dados de Autorização Pix – Banco Bradesco

Os campos devem ser preenchidos como segue:

  • Client ID e Client Secret: Essas informações são fornecidas pelo Bradesco ao cliente após este solicitar ao banco as credenciais para uso do Pix em ambiente de homologação. Se o cliente ainda não tiver encaminhado o e-mail recebido, solicite-o a ele. Acesse o e-mail, copie e cole as informações nos campos correspondentes.
  • Certificado CRT e Arquivo Key: esses certificados foram gerados pela Citel através do Gerador de Certificados. Clique no botão , localize e selecione o arquivo correspondente no computador.
  • Autorização Basic: após preencher os campos anteriores, clique no botão GERAR CHAVE BASIC para gerar a autorização Basic.
  • Senha Certificado: deve ser informada a mesma senha do arquivo .cer enviado pelo Bradesco para o cliente. Se o cliente ainda não tiver encaminhado o e-mail recebido, solicite-o a ele.
  • Validade: preenchido automaticamente pelo sistema.

Feito isso, clique no botão GRAVAR para salvar os dados:

Guia Visual 22. Gravar Dados de Autorização Pix Bradesco

Guia Visual 23. Dados de Autorização Pix – Banco do Brasil

Todos os campos de configuração do Banco do Brasil são credencias geradas pelo cliente no Portal Developers BB. O cliente deve fazer o processo necessário no portal e enviar essas credenciais via e-mail para a Citel. Se o cliente ainda não tiver encaminhado as informações, solicite-as a ele.

Consulte as  atividade abaixo para mais detalhes:

  • Chave APP Pix: corresponde a credencial à credencial developer_application_key.
  • Versão API: selecione a opção 2.
  • Client ID: corresponde a credencial à credencial client_id.
  • Client Secret: corresponde a credencial à credencial client_secret.
  • Autorização Basic: corresponde a credencial à credencial basic. Pode ser gerada também clicando no botão GERAR CHAVE BASIC disponível na tela.

Feito isso, clique no botão GRAVAR para salvar os dados:

Guia Visual 24. Gravar Dados de Autorização Pix Banco do Brasil

O Banco Itaú é um parceiro da Citel, o que torna a integração mais simples. Após o cliente concluir o processo no bankline do Itaú, basta clicar no botão IMPORTAR DADOS DE AUTORIZAÇÃO para que os certificados e informações sejam preenchidos automaticamente:

Guia Visual 25. Dados de Autorização Pix – Itaú

Feito isso, clique no botão GRAVAR  para salvar os dados:

Guia Visual 26. Gravar Dados de Autorização Pix Itaú

Guia Visual 27. Dados de Autorização Pix – Banco Santander

Os campos devem ser preenchidos como segue:

  • Client ID e Client Secret: Essas informações são fornecidas pelo Santander ao cliente após este solicitar ao banco as credenciais para uso do Pix em ambiente de homologação. Se o cliente ainda não tiver encaminhado o e-mail recebido, solicite-o a ele. Acesse o e-mail, copie e cole as informações nos campos correspondentes.
  • Certificado PFX: é o certificado digital do tipo A1 do CNPJ detentor da conta bancária. Esse certificado deve ter sido enviado pelo cliente para a Citel no início do processo. Clique no botão , localize e selecione o arquivo correspondente no computador.
  • Senha Certificado: deve ser informada a senha do certificado digital do tipo A1 (PFX).
  • Validade: preenchido automaticamente pelo sistema.
  • Autorização Basic: clique no botão GERAR CHAVE BASIC disponível na tela para gerar a Autorização Basic.

Feito isso, clique no botão GRAVAR para salvar os dados:

Guia Visual 28. Gravar Dados de Autorização Pix Santander

Guia Visual 29. Dados de Autorização Pix – Banco Sicoob

Os campos devem ser preenchidos como segue:

  • Client ID e Client Secret: Essas informações devem ser enviadas pelo cliente após ele realizar o cadastro de uma aplicação no Portal Developers Sicoob. Se o cliente ainda não tiver encaminhado o e-mail recebido, solicite-o a ele. Acesse o e-mail, copie e cole as informações nos campos correspondentes.
  • Certificado PFX: é o certificado digital do tipo A1 do CNPJ detentor da conta bancária. Esse certificado deve ter sido enviado pelo cliente para a Citel no início do processo. Clique no botão , localize e selecione o arquivo correspondente no computador.
  • Senha Certificado: deve ser informada a mesma senha do arquivo .cer enviado pelo Bradesco para o cliente. Se o cliente ainda não tiver encaminhado o e-mail recebido, solicite-o a ele.
  • Validade: preenchido automaticamente pelo sistema.

Feito isso, clique no botão GRAVAR para salvar os dados:

Guia Visual 30. Gravar Dados de Autorização Pix Sicoob

Guia Visual 31. Dados de Autorização Pix – Banco Sicred

Os campos devem ser preenchidos como segue:

  • Client ID e Client Secret: Essas informações devem ser enviadas pelo cliente após ele gerar as credenciais de produção no Internet Banking do Sicredi. Se o cliente ainda não tiver encaminhado um e-mail com essas informações, solicite-o a ele. Acesse o e-mail, copie e cole as informações nos campos correspondentes.
  • Certificado PFX: o certificado PFX deve ser gerado pela Citel executando a atividade Gerar certificados Pix – Banco Sicredi. Clique no botão , localize e selecione o arquivo correspondente no computador.
  • Validade: preenchido automaticamente pelo sistema.
  • Autorização Basic: após preencher os campos anteriores, clique no botão GERAR CHAVE BASIC para gerar a autorização Basic.

Feito isso, clique no botão GRAVAR para salvar os dados:

Guia Visual 32. Gravar Dados de Autorização Pix Sicredi

Feito isso, clique no botão GRAVAR [4] para salvar os dados.

Portadores

O portador deve estar previamente cadastrado no ERP Autcom. Caso seja necessário realizar o cadastro, consulte a atividade Cadastrar Portador.

Na aba Portadores vinculamos o portador à conta bancária selecionada na aba Contas Bancárias. Os campos são preenchidos como segue:

Guia Visual 33. Portador
  • [1] Selecionar Portador: clique no botão e selecione o portador informado pelo cliente. Clique em ALTERAR [2] para habilitar os demais campos.
  • [3] Banco e Agência/CC: clique no botãocorrespondente e selecione o banco e a agência.
  • [4] Permitir conciliação via Extrato Eletrônico: marque essa opção caso deseje fazer a conciliação via Extrato Eletrônico.
  • [5] Empresas Acesso: defina quais empresas terão acesso ao portador.

Clique no botão GRAVAR [6] para finalizar essa etapa.

Ao finalizar essa etapa, lembre-se de retornar na aba Configurações e preencher a CFG_CHAPIX – Chave padrão para recebimentos da modalidade Pix.

ATENÇÃO: Ao preencher as abas Configurações, Contas Bancárias e Portadores completamente, o recebimento Pix estará disponível no sistema.

Condições de Pagamento

A condição de pagamento deve estar previamente cadastrada no ERP Autcom. Sugerimos que seja cadastrada uma condição exclusiva para o Pix. Consulte a atividade Cadastrar Condição de Pagamento Pix para realizar esse cadastro.

Na aba Condição de Pagamento vinculamos a condição de pagamento que será utilizada nos pedidos para gerar o Pix QRcode 24 horas. Os campos são preenchidos como segue:

Guia Visual 34. Condição de Pagamento
  • [1] Selecionar Condição: clique no botão e selecione a condição de pagamento adequada (de preferência uma condição cadastrada especificamente para o Pix) informada pelo cliente. Clique em ALTERAR [2] para habilitar os demais campos.
  • [3] Informações da condição de pagamento: ao clicar em alterar, o sistema carrega as informações do cadastro da condição de pagamento selecionada e podemos realizar alterações, se necessário.
Lembrando que os campos abaixo, obrigatoriamente devem ser preechidos como:
    • Cnd. Pagamento: 01000
    • Tipo de Cond. Pagamento: à vista
    • Forma Pagto: Ordem de pagamento
    • Ativar o recebimento por meio do Pix? Sim.

Para mais informações de como deve ser esse cadastro, consulte a atividade Cadastrar Condição de Pagamento Pix.

Clique no botão GRAVAR [4] para finalizar essa etapa.

Direitos de acesso

Na aba Direitos de acesso são definidos os direitos de acesso para os operadores do ERP Autcom nas rotinas relacionadas ao Pix:

Guia Visual 35. Direitos de acesso

Para cada direito de acesso da lista, é necessário selecionar os operadores que terão acesso. Isso pode ser feito individualmente, marcando operador por operador na lista [1], ou em grupos através do botão MARCAR OPERADORES POR GRUPO [2]. Além disso, há opções para marcar todos ou desmarcar todos os operadores [3]:

Guia Visual 36. Definir Direito de acesso

Após definir um direito, o aplicativo emite na tela uma mensagem possibilitando salvar a alteração naquele momento ou não. Em caso negativo, não se esqueça de clicar no botão GRAVAR para gravar as alterações e finalizar essa etapa.

Configurações de Email/SMS/Whatsapp

Na aba Configurações de Email/SMS/Whatsapp é configurado o modelo da mensagem a ser enviada para os clientes no momento da inclusão de pedidos e do envio do Pix para pagamento de duplicatas.

Observe que essas ações estão relacionadas aos gatilhos de envio de mensagens automáticas do ERP Autcom, conforme as configurações:
  • CFG_TRGSMS: Gatilhos para envio de SMS.
  • CFG_EMASAI: E-mails automáticos de saída.
  • CFG_GATWPP: Gatilhos para envio de mensagens via WhatsApp.

Assim, nesta aba, podemos configurar esses gatilhos (inclusão de pedidos e envio do Pix para pagamento de duplicatas) de uma vez, levando em consideração que as demais configurações necessárias foram definidas anteriormente.

Os gatilhos para envio automático de mensagens para a ação de Geração de crédito ao cliente através da rotina de Relação de Documentos com Pix Gerados ainda não foi implementado na ferramenta Pix – Configurações. Para ativar o gatilho e escrever a mensagem, acesse a configuração de acordo com o método de envio a ser utilizado, e realize as configurações necessárias.

  • CFG_TRGSMS: Gatilhos para envio de SMS.
  • CFG_EMASAI: E-mails automáticos de saída.
  • CFG_GATWPP: Gatilhos para envio de mensagens via WhatsApp.

Para começar, clique no botão ALTERAR e habilite a edição dos campos:

Guia Visual 37. Configurações de Email/SMS/Whatsapp

Para facilitar o entendimento, vamos dividir a explicação por tipo de envio: Email/SMS/Whatsapp.

E-mail

Os campos relacionados ao envio de e-mail estão em destaque no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 38. Envio de e-mail

Para iniciar, clique no botão PROVEDORES e verifique se o provedor de e-mail usado pelo cliente já está cadastrado no sistema:

Guia Visual 39. Lista de provedores de e-mail cadastrados
Caso o provedor não esteja na lista, será preciso cadastrá-lo. Consulte o Anexo 1 – Cadastrar provedor de e-mail para realizar essa atividade, se necessário.

Se o provedor estiver na lista, não é necessária nenhuma ação e podemos prosseguir com a configuração.

Para cada tipo de mensagem (Inclusão de Pedidos – Pix e Envio de Pix para pagamento de duplicatas), devemos marcar o campo Ativado [1], definir o Remetente [2] e editar a mensagem clicando no botão EDITAR E-MAIL [3]:

Guia Visual 40. Envio de e-mail

[1] Ativado: ao marcar essa opção, os demais campos são habilitados.

[2] Remetente: Quando selecionado Operador, será utilizada a conta de e-mail configurada no cadastro do operador logado no sistema como remetente no envio da mensagem. Quando selecionado Fixo, o sistema abrirá uma tela para configurar a conta para envio da mensagem. Nesse caso, consulte o tópico Anexo 2 – Configurar e-mail fixo para orientações de como preencher essa tela.

[3] EDITAR E-MAIL: ao clicar nesse botão acessamos o editor para escrever o modelo do e-mail que será disparado conforme o gatilho:

  • Informe um Assunto [1] para o e-mail e escreva a mensagem na área para a construção da mensagem [2]. É possível utilizar as variáveis [3], conforme exemplos ilustrados no Guia Visual abaixo, e enviar o PDF do documento [4]. Clique no botão CONFIRMA [5] para salvar as alterações:
Guia Visual 41. Editar modelo de e-mail
Para que as mensagens sejam enviadas corretamente, é essencial que  cadastro do(s) operador(es) estejam configurados corretamente. Você pode encontrar mais informações sobre como ajustar o cadastro na atividade Ajustar o cadastro do operador para envio dos dados de pagamento Pix.

Para finalizar, clique no botão GRAVAR para salvar o modelo criado:

Guia Visual 42. Gravar modelo

SMS

O envio de SMS automático para clientes depende da contratação de um serviço adicional. Entre em contato com a Citel para saber mais sobre esse assunto.

Os campos relacionados ao envio de SMS estão em destaque no Guia Visual 43. Para cada tipo de mensagem (Inclusão de Pedidos – Pix e Envio de Pix para pagamento de duplicatas), devemos marcar o campo Ativado [1] e editar a mensagem clicando no botão EDITAR SMS [2]:

Guia Visual 43. Envio de SMS

[1] Ativado: ao marcar essa opção, os demais campos são habilitados.

[2] EDITAR SMS: ao clicar nesse botão acessamos o editor para escrever o modelo da mensagem SMS que será disparada conforme o gatilho.

  • Escreva a mensagem na área para a construção da mensagem [1]. É possível utilizar as variáveis [2], conforme exemplos ilustrados no Guia Visual abaixo. Clique no botão CONFIRMA [3] para salvar as alterações:
Guia Visual 44. Editar e salvar modelo de SMS

Para finalizar, clique no botão GRAVAR para salvar o modelo criado:

Guia Visual 45. Gravar modelo

Whatsapp

Para enviar esse tipo de mensagem, é necessário que o cliente utilize o produto Desk da Citel e esteja configurado para isso. Consulte o material sobre esse assunto clicando aqui.

Os campos relacionados ao envio de Whatsapp estão em destaque no Guia Visual 40. Para cada tipo de mensagem (Inclusão de Pedidos – Pix e Envio de Pix para pagamento de duplicatas), devemos marcar o campo Ativado [1], selecionar a Fila [2] para envio e editar a mensagem clicando no botão EDITAR WHATSAPP [3]:

Guia Visual 46. Envio de Whatsapp

[1] Ativado: ao marcar essa opção, os demais campos são habilitados.

[2] Fila: selecione a fila do Citel desk pela qual a mensagem será enviada. Lembrando que, para usar essa opção do cliente precisa ter contrato o módulo Desk.

[3] EDITAR WHASAPP: ao clicar nesse botão acessamos o editor para escrever o modelo da mensagem Whatsapp que será disparada conforme o gatilho.

  • Escreva a mensagem na área para a construção da mensagem [1]. É possível utilizar as variáveis [2], conforme exemplos ilustrados no Guia Visual abaixo, e enviar o PDF do documento [3]. Clique no botão CONFIRMA [4] para salvar as alterações:
Guia Visual 47. Editar e salvar modelo de Whatsapp

Para finalizar, clique no botão GRAVAR para salvar o modelo criado:

Guia Visual 48. Gravar modelo

Anexo 1 – Cadastrar provedor de e-mail

Para cadastrar um provedor de e-mail, acesse as configurações o ERP Autcom [1] e localize a configuração CFG_PRVEMA [2]. Clique na coluna valor e, em seguida, no botão [3]:

Guia Visual 49. Acessar cadastro de provedores de e-mail

Será aberta a tela para cadastro de provedores. Clique no botão INCLUIR [1], preencha os Dados do Provedor [2] de acordo com as instruções do provedor de e-mail e clique em GRAVAR [3] para finalizar:

Guia Visual 50. Cadastro de Provedores de e-mail
Caso encontre dificuldade nessa atividade, por favor, solicite ajuda à Citel.

Anexo 2 – Configurar e-mail fixo

Para configurar um e-mail fixo para envio da mensagem de e-mail, assunto tratado no tópico configuração de e-mail, ao selecionar a opção Fixo, o sistema exibe a tela abaixo:

Guia Visual 51. Configurar conta de e-mail fixo

Os campos são preenchidos como segue:

Guia Visual 52. Campos do cadastro

[1] Configurações de e-mail:

Provedor: selecione na lista o provedor do e-mail que será usado para envio. Caso o provedor não esteja na lista, será necessário cadastrá-lo. Consulte o Anexo 1 – Cadastrar provedor de e-mail para realizar essa atividade, se necessário.

Remetente: deve ser informado o remetente, ou seja, o nome da empresa ou pessoa que está enviando o e-mail.

e-mail: informe o endereço do e-mail usado para envio.

Login e senha: informe os dados de acesso ao e-mail e clique no botão VALIDAR DADOS para validar as informações. Caso tenha alguma inconsistência, siga as orientações do sistema e valide os dados novamente.

[2] Assinatura: É possível, e recomendado, que seja adicionada uma assinatura composta por Texto e Imagem para a mensagem:

  • Para inserir o texto da assinatura, basta digitar o conteúdo no campo Texto:
Guia Visual 53. Texto da assinatura
  • Para inserir uma imagem, clique no botão ADICIONAR e localize e selecione a imagem no computador. Para alterar a imagem, clique no botão LIMPAR e selecione a nova imagem:
Guia Visual 54. Assinatura

Para finalizar, clique no botão CONFIRMA para salvar as alterações:

Guia Visual 55. Gravar configuração de e-mail
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