Cadastrar promoções no Módulo HUB

Filtros


Tópicos

O que é

Atividade que permite registrar promoções para os anúncios no marketplace. Nesse contexto, a promoção envolve a manutenção do preço de um produto por um período de tempo específico. Uma estratégia de promoção bem planejada e executada tem o potencial de proporcionar várias vantagens à empresa, incluindo a aquisição de novos clientes, o aumento das vendas e maior visibilidade nas plataformas de venda online. O processo de cadastro é simples, mas requer atenção aos detalhes, como a data de validade e o preço praticado, entre outros. Após a conclusão do cadastro, é necessário ativar a promoção em uma etapa posterior.

Caminho para acessar

Primeiramente, acesse o Hub. Para aprender como acessá-lo, clique aqui.

O cadastro de promoção para anúncios do Módulo HUB é feito no menu Produtos, submenu Promoções, que é acessado a partir da tela principal do aplicativo, barra de opções lateral, menu Produtos [1], opção Promoções [2]:

Caminho de acesso: Produtos/Promoções – Promocoes/Consultar

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Precisa configurar

Direito de acesso HUB

Para execução dessa atividade devemos liberar o seguinte direito de acesso no HUB:

Produtos > Promoção

Para saber como realizar a liberação de direitos de acesso, clique aqui.

Como fazer

Acesse, no painel do HUB, o menu Produtos [1], opção Promoções [2]. Na tela Lista de promoções [3], clique no botão ADICIONAR [4]:

Guia Visual 2. Adicionar promoção

O cadastro de promoção é realizado em dois passos: primeiro indicamos os dados da promoção [1] e, em seguida, adicionamos os anúncios [2] que farão parte da promoção:

Guia Visual 3. Cadastro de promoção

Dados da promoção

Guia Visual 4. Dados da promoção

Os campos são preenchidos como segue:

  • Marketplace: as promoções são criadas por marketplace. Dessa forma, escolha na lista para qual marketplace a promoção será criada. 
    • Para o Mercado Livre, o sistema disponibiliza o campo Aplicável no Mercado Shop? para seleção ou não do usuário. Ao selecionar, a promoção será aplicada também no Mercado Shop.
  • Descrição: defina uma descrição para a promoção.
  • Status: o status é controlado pelo sistema a depender do período da promoção.
    • Pendente: a promoção ainda não foi iniciada, a data de início não foi atingida.
    • Ativa: a promoção está ativa, dentro do período estipulado como início e fim.
    • Inativa: a promoção está inativa, fora do período estipulado como início e fim.
  • Data início e Data fim: defina o período da promoção indicando a data de início e fim.
Atenção: a promoção que estiver com status de ATIVA, será iniciada automaticamente assim que atingir a data início.

Adicionar anúncios

Após preencher os dados da promoção, você deve selecionar os anúncios que farão parte dessa promoção. Clique no botão ADICIONAR ANÚNCIOS:

Guia Visual 5. Adicionar anúncios

Conforme podemos ver no Guia Visual 5, os anúncios podem ser adicionados de duas formas:

  • Selecionar anúncios [1]: os anúncios são selecionados manualmente.
  • Importar arquivo de anúncios [2]: uso de um arquivo de anúncios, formatado conforme orientação do sistema.

Selecionar anúncios

Nesta opção você vai selecionar, manualmente, os anúncios cadastrados no HUB e que farão parte da promoção. Clique em SELECIONAR ANÚNCIOS:

Guia Visual 6. Selecionar anúncios manualmente

Na tela seguinte, utilize os filtros [1] para pesquisar o(s) anúncio(s) e clique no botão FILTRAR [2]. Marque [3] os anúncios desejados e clique no botão SELECIONAR [4]:

Guia Visual 7. Selecionar anúncios

As informações dos anúncios selecionados são carregadas na tela. Os campos Preço de e Margem de [1], mostra os valores atuais do anúncio. Você poderá definir o preço da promoção ajustando o valor do campo Preço por ou Margem por [2]. Feito isso, clique no botão SALVAR [3] para finalizar o cadastro:

Guia Visual 8. Ajustar preço e salvar o cadastro

Após salvar a promoção é necessário ativá-la. Clique aqui para verificar o procedimento.

Atenção: o passo de ativar a promoção é obrigatório, ou seja, mesmo que a promoção atinja a data inicial, se ela não estiver ATIVA, não será iniciada .

Importar arquivo de anúncios

Essa opção adiciona, através de um arquivo específico, vários anúncios de uma só vez. Clique em IMPORTAR ARQUIVO DE ANÚNCIOS:

Guia Visual 9. Importar arquivo de anúncios

O sistema vai abrir a tela Importar arquivo de anúncios. Para facilitar o uso dessa função, o sistema disponibiliza um arquivo modelo para download e as instruções para o preenchimento do arquivo:

  • Para fazer o download do arquivo modelo, clique no botão DOWNLOAD DE MODELO [1]. O arquivo será salvo no local de acordo com as configurações de seu navegador.
  • Para verificar as instruções de preenchimento do arquivo, clique no botão INFORMAÇÕES IMPORTANTES [2].
Guia Visual 10. Arquivo modelo e orientações

Preencha o arquivo de acordo com as instruções:

Guia Visual 11. Instruções para preenchimento da planilha de importação

Após preencher e salvar o arquivo, clique no botão ESCOLHER ARQUIVO [1]. Localize e selecione o arquivo em seu computador [2] e clique no botão Abrir [3], conforme mostra o Guia Visual 12:

Guia Visual 12. Selecionando o arquivo de importação

Acompanhe o Guia Visual 13: para finalizar a importação, clique no botão IMPORTAR [1]. O sistema mostrará um resumo da exportação [2]. Caso exista alguma inconsistência no arquivo que impeça a importação, o sistema dará o alerta e você deve corrigir o arquivo e repetir o processo. Caso contrário, clique no botão FECHAR [3] para retornar para a tela de cadastro da promoção:

Guia Visual 13. Importando o arquivo

A opção Deletar os anúncios atuais da promoção pode ser usada nos casos em que a promoção está criada (mas ainda não ativada) e já possui anúncios adicionados. Funciona da seguinte forma:

  • Desmarcada: os novos anúncios serão inseridos na promoção e o anúncio existente terá o campo “Preços Por” atualizado de acordo com a planilha.
  • Marcada: os anúncios já adicionados serão deletados da promoção e serão adicionados os anúncios da planilha.

As informações dos anúncios importados serão carregadas na tela. Os campos Preço de e Margem de [1], mostra os valores atuais do anúncio. Você poderá definir o preço da promoção ajustando o valor do campo Preço por ou Margem por [2]. Feito isso, clique no botão SALVAR [3] para finalizar o cadastro:

Guia Visual 8. Ajustar preço e salvar o cadastro

Após salvar a promoção é necessário ativá-la. Clique aqui para verificar o procedimento.

Este artigo foi útil para você?
Pró
Não
Contra