Acompanhar emissão de pedidos

Filtros


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O que é

Atividade do Módulo HUB que permite acompanhar todos os pedidos gerados independente do marketplace, proporcionando uma visão abrangente ao lojista sobre o status de cada pedido. Garantindo o acompanhamento do faturamento e o processo de entrega dos pedidos, através de uma consulta rápida, o gestor confere a situação do pedido no marketplace, status de envio da NF-e entre o HUB e marketplace, a sincronização e dados do pedido. Com essas informações, o empreendedor acompanha a venda em tempo real, e programa a entrega com a impressão da etiqueta de despacho e envio da mercadoria ao cliente.

Caminho para acessar

Primeiramente, acesse o Hub. Para aprender como acessá-lo, clique aqui.

O cadastro de um anúncio no Módulo HUB é feito no menu Pedidos, submenu Gestor de Pedidos, que é acessada a partir da tela principal do aplicativo, barra de opções lateral, menu Pedidos [1] , opção Gestor de Pedidos[2]:

Caminho de acesso: Pedidos/Gestor de Pedidos – Orders/Listar

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Precisa configurar

Direito de Acesso HUB

Para execução dessa atividade devemos liberar o seguinte direito de acesso no HUB:

  • Pedidos > Gestor de Pedidos

Para saber como realizar a liberação de direitos de acesso, clique aqui

Como fazer

Acesse, no painel do HUB, o menu Pedidos [1], opção Gestor de Pedidos [2]. Na tela Lista de pedidos, utilize os filtros [3] para listar o(s) pedido(s) e clique em FILTRAR [4], conforme mostra o Guia Visual 2:

Guia Visual 2. Pesquisar pedidos

O sistema retorna o resultado da pesquisa na tela Lista de Pedidos [1] de acordo com os filtros utilizados. Na tela principal temos informações dos pedidos. Se atente aos demais pontos em destaque no Guia Visual 3:

Guia Visual 3. Lista de pedidos

[2] Situação (status do pedido no marketplace)

É o status do pedido no marketplace, ou seja, é o acompanhamento da evolução do pedido. As situações podem ser: 

  • Nova Ordem
  • Aprovado
  • Transporte
  • Ordem finalizada
  • Ordem faturada
  • Pendente
  • Cancelado
  • Processado
  • Erro
  • Aguardando confirmação de estoque

[3] NF-e (status do envio da nota do HUB para o marketplace)

Quando a NF-e é emitida no Autcom, ela é enviada primeiramente para o HUB e o HUB a envia para o marketplace. Logo, essa coluna informa qual a situação desse envio:

Nf-e enviada: a nota fiscal foi enviada com sucesso para o marketplace. Após a emissão da NF-e é possível imprimir a etiqueta de despacho. Verifique no item [4] como realizar o procedimento.

 Erro no envio: significa que houve erro no envio da nota para o marketplace. Nesse caso, entre em contato com a Citel para correção.

NF-e não recebida: a nota fiscal ainda não foi enviada para o marketplace. Basta aguardar para verificar se o envio será feito com sucesso ou se haverá algum erro.

A nota fiscal não é enviada para o e-mail do cliente, como acontece com as vendas do Autcom, devido ao fato de que o marketplace não fornece as informações de e-mail e telefone do cliente. Portanto, é o próprio marketplace que assume a responsabilidade de disponibilizar a nota fiscal para o cliente.

[4] Sincronização

Indica se o pedido foi enviado para o Autcom, ou seja, se ele foi integrado.

  • Aguardando: aguardando sincronização. O status aguardando pode significar apenas uma lentidão no processo. Nesse caso, é recomendado que aguarde pelo menos 5 minutos. A Citel faz um monitoramento efetivo para correção dos erros que podem acontecer nessa etapa, e a correção pode ocorrer automaticamente. Entretanto, caso depois de 5 minutos a sincronização não ocorra, você deve entrar em contato com a Citel para que verifiquemos o problema imediatamente. 
  • Integrado: integrado com sucesso.
  • Erro na integração: a sincronização pode assumir esse status quando um ou mais campos de cadastro não vierem preenchidos corretamente, como o endereço, por exemplo. Nesse caso, clique aqui para acessar o tópico [5] Detalhes do pedido, e consultar mais instruções sobre como conferir e corrigir o erro.
  • Integrado em outra plataforma: a sincronização pode assumir esse status quando a data de vínculo do anúncio de todos os itens for maior que a data do pedido.

[5] Detalhes do pedido

Ao clicar na lupa o sistema abre os detalhes do pedido:

  • Informações do Pedido
  • Informações do Cliente
  • Informações do Endereço de Faturamento
  • Informações do Endereço de Entrega
  • Itens do Pedido
  • Informações de Pagamento
  • Histórico do Pedido

Nessa opção temos algumas possibilidades, além de visualizar todos os detalhes do pedido. São elas:

Imprimir etiqueta de despacho

A opção de impressão da etiqueta pela tela Detalhes do pedido só é possível para pedidos que já tiveram a nota fiscal emitida.

Para realizar essa atividade, clique no botão DETALHES DO PEDIDO [1], role a tela [2] e clique no botão IMPRIMIR ETIQUETA [3]:

Guia Visual 4. Imprimir etiqueta de despacho

O sistema faz o download imediatamente e salva a pasta compactada com os arquivos da etiqueta no local de acordo com as configurações de seu navegador. Basta descompactar e imprimir o arquivo PDF.

Lembrando que temos também no sistema, a opção de impressão da etiqueta pela rotina Emitir etiquetas de despacho.

Verificar o erro no envio da nota fiscal do HUB para o marketplace

Para verificar o erro no envio da NF-e para o marketplace, clique no botão DETALHES DO PEDIDO [1], role a tela [2] até o campo Situação Envio NF [3] e clique no botão ? [4]. O sistema mostra a tela com detalhes do erro [5]. Com essa informação em mãos, entre em contato com a Citel para resolução do problema.

Guia Visual 5. Verificar o erro no envio da nota fiscal

Verificar erro na integração

Para verificar o erro na integração de pedidos, clique no botão DETALHES DO PEDIDO [1], role a tela [2] até encontrar a mensagem de orientação para correção do erro [3]:

Guia Visual 6. Verificar o erro de integração

Logo abaixo da mensagem de orientação para correção do erro, o sistema disponibiliza o botão EDITAR. Ao clicar nele, os campos são habilitados para edição e o botão passa a ter a função de salvar as alterações. Logo, realize as correções necessárias e clique no botão SALVAR:

Guia Visual 7. Salvar as correções

Alguns erros não requerem correção manual do(s) campo(s). Nesse caso, basta clicar no botão SALVAR e a correção será feita automaticamente.

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