Visualizar Dashboard e Relatórios do Sales Pro

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O que é

Esta atividade apresenta como visualizar e interpretar os dashboards e relatórios disponíveis no Sales Pro, recursos que ajudam o vendedor a acompanhar seu desempenho, a movimentação da carteira de clientes e os principais resultados comerciais.

A partir da tela inicial do aplicativo, é possível acessar:

  • Dashboard principal, que apresenta um resumo da carteira de clientes e do desempenho de vendas no dia e no mês.

  • Relatórios completos, com informações detalhadas sobre resultados, ranking de clientes, evolução de vendas e financeiro das vendas.

Essas informações apoiam a gestão comercial e ajudam o vendedor a tomar decisões mais estratégicas no dia a dia, com base em dados atualizados diretamente do ERP Autcom.

Caminho para acessar

Primeiramente, entre no aplicativo SalesSe tiver dúvidas sobre como fazer isso, consulte a atividade Acessar aplicativo Sales no dispositivo.

Na tela principal do Sales Pro, role a página para cima [1]. O dashboard principal [2] será exibido com os principais indicadores de desempenho. Toque em ACESSAR RELATÓRIOS [3] para acessar os demais relatórios e análises disponíveis no aplicativo:

Ambas as opções serão detalhadas no tópico Como fazer.

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Precisa configurar

O Sales é um produto da Citel, contratado separadamente do ERP Autcom. Para utilizar esta funcionalidade, é necessário que o produto tenha sido contratado e que a equipe da Citel já tenha realizado o protocolo técnico e aplicado as configurações conforme a versão do Sales utilizada. Em caso de dúvidas ou para saber mais sobre o produto, entre em contato com a Citel.

  • Certifique-se de que o aplicativo Sales já está instalado no dispositivo, conforme orientações da atividade Instalar aplicativo Sales no dispositivo.

  • O vendedor deve estar devidamente cadastrado no ERP Autcom, uma vez que o acesso ao Sales Pro é realizado com as mesmas credenciais de login utilizadas no ERP.

Como fazer

  • Para acessar todos os campos e informações de uma tela, basta deslizar o dedo para cima. Os campos ficam organizados verticalmente e podem não estar visíveis de imediato.
  • Todas as telas do aplicativo possuem um botão de retorno no canto superior esquerdo, , que permite voltar para a tela anterior sempre que necessário.

Na tela principal do Sales PRO, role a página para baixo [1]. O dashboard principal [2] será exibido com os principais indicadores de desempenho:

Guia Visual 2. Dashboard principal

O dashboard principal exibe um panorama da Carteira de Clientes do vendedor, com dados visuais que ajudam no acompanhamento da atuação comercial.

Na parte superior, é apresentado um gráfico em anel [1] com a quantidade total de clientes e sua distribuição por status, conforme a legenda [2]:

  • o Vendas realizadas: clientes que compraram recentemente;
  • o Inativos (30d): clientes sem compra nos últimos 30 dias;
  • o Inativos (+90d): clientes sem compra há mais de 90 dias;
  • o Sem status: clientes que ainda não tiveram movimentação.
Guia Visual 3. Dashboard principal

Abaixo do gráfico, são exibidos os valores de venda de acordo com o tipo de dado selecionado:

  • Pedidos: exibe o total de pedidos realizados;
  • Faturados: exibe o valor dos pedidos efetivamente faturados.

Toque em cada uma das opções (Pedidos ou Faturados [1]) para ajustar a visualização dos valores de Vendido no mês e Vendido hoje [2], de acordo com o tipo de dado selecionado:

Guia Visual 4. Vendas

Para acessar os demais relatórios, toque no botão ACESSAR RELATÓRIOS.

Guia Visual 5. Acessar relatórios

A tela Relatórios do Sales Pro exibe um painel com indicadores detalhados sobre o desempenho de vendas e a carteira de clientes. Role a tela para visualizar cada bloco de informações que vamos descrever a seguir:

Na parte superior da tela de Relatórios, é possível selecionar o mês e o ano para consultar os dados. O sistema disponibiliza os últimos 12 meses como período de referência para seleção.

Toque no campo do mês [1] e selecione o período desejado. Em seguida, toque no campo do ano [2] para ajustar o ano correspondente. O sistema atualizará automaticamente os blocos de informações com base no período selecionado:

Guia Visual 6. Selecionar período

São apresentados os Resultados dos principais indicadores de desempenho do período selecionado:

  • Valor das vendas – total vendido no período.
  • Ticket médio – valor médio por venda.
  • Número de vendas – quantidade total de pedidos realizados.
  • Saldo Flex – valor disponível em crédito (Flex) para uso.
Guia Visual 7. Resultados

Abaixo dos resultados, o sistema apresenta um gráfico da Carteira de Clientes. A legenda identifica a situação de cada cliente:

  • o Vendas realizadas: clientes que compraram recentemente;
  • o Inativos (30d): clientes sem compra nos últimos 30 dias;
  • o Inativos (+90d): clientes sem compra há mais de 90 dias;
  • o Sem status: clientes que ainda não tiveram movimentação.

O total de clientes é exibido ao centro do gráfico.

Guia Visual 8. Gráfico Carteira de Clientes

Seguindo os blocos de informações, o sistema exibe o ranking dos 10 principais clientes nos últimos 12 meses, com as informações abaixo. Ao final é exibido uma somatória, comparando o total das vendas com o total do Top 10:

  • Código e nome do cliente
  • CPF ou CNPJ
  • Valor total vendido para o cliente
  • Percentual de participação nas vendas

Esse bloco ajuda a visualizar os clientes mais relevantes na carteira do vendedor, permitindo análises mais estratégicas e ações direcionadas.

O ranking dos 10 principais clientesdesconsidera o período selecionado no filtro superior. Ele exibe sempre os dados referentes aos últimos 12 meses, independentemente do mês e ano escolhidos.

Depois, é mostrado o gráfico de Evolução de vendas. Este gráfico exibe o desempenho acumulado das vendas ao longo do mês selecionado, permitindo ao vendedor acompanhar sua evolução em tempo real e comparar com metas e períodos anteriores.

A linha do tempo (eixo horizontal) representa os dias do mês, e o eixo vertical mostra os valores acumulados de venda.

A legenda apresenta as seguintes comparações:

  • oValor no dia: soma das vendas acumuladas até o dia atual.
  • oPrevisão do mês: projeção automática baseada no ritmo de vendas atual.
  • oObjetivo: meta estabelecida para o mês.
  • ovs. Março: valor acumulado no mesmo dia de março (referência comparativa).
  • o vs. Abril 2024: valor acumulado no mesmo dia do ano anterior.

Esse painel permite avaliar o ritmo das vendas e se a meta do mês está próxima de ser alcançada.

Guia Visual 9. Evolução de vendas
Nos gráficos, é possível tocar sobre os elementos visuais (linhas, barras ou segmentos do anel) para exibir os valores detalhados correspondentes àquele ponto.

Por fim, temos o gráfico que mostra o Financeiro das vendas, ou seja, a situação dos recebimentos relacionados às vendas realizadas no mês selecionado. Os dados são divididos conforme a situação dos títulos (duplicatas):

  • o Pagos: valores já recebidos.
  • o Vencidos: valores que já passaram da data de vencimento e ainda não foram pagos.
  • o A vencer: valores com vencimento futuro.

A barra de vencidos é subdividida por faixa de atraso, facilitando a identificação de problemas de inadimplência por tempo de atraso: passado, vencidos há 30 dias, há 60 dias e há 90 dias.

Essas informações apoiam o controle financeiro e ajudam o vendedor a acompanhar a saúde das suas vendas realizadas.

Guia Visual 10. Financeiro das vendas

  • Para atualizar os dados do relatório, toque em na parte superior direita da tela.
  • Nos gráficos, é possível tocar sobre os elementos visuais (linhas, barras ou segmentos do anel) para exibir os valores detalhados correspondentes àquele ponto.
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