Importar pedidos

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O que é

A atividade Importar pedidos possibilita a importação de pedidos provenientes do marketplace, especialmente aqueles originados de anúncios que não estavam integrados ao Módulo HUB no momento da venda. É fundamental realizar a atividade de importação,  para capturar os pedidos de tais anúncios não integrados, uma vez que esses pedidos não são importados automaticamente para o HUB. A importação manual se torna essencial para garantir a centralização e gestão adequada de todas as transações realizadas, assegurando que nenhum pedido seja deixado de fora do sistema.

Caminho para acessar

Primeiramente, acesse o Hub. Para aprender como acessá-lo, clique aqui.

A importação de pedidos no Módulo HUB é feita no menu Pedidos, submenu Importar Pedidos, que é acessada a partir da tela principal do aplicativo, barra de opções lateral, menu Pedidos [1], opção Importar Pedidos [2]:

Caminho de acesso: Pedidos/Importar Pedidos – ImportarPedidos

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Precisa configurar

Direito de Acesso HUB

Para execução dessa atividade devemos liberar o seguinte direito de acesso no HUB:

Pedidos > Importar Pedidos

Para saber como realizar a liberação de direitos de acesso, clique aqui

Como fazer

Antes de iniciar a atividade no HUB, verifique os dados de data e hora do pedido no marketplace. Essas informações serão necessárias para preencher os filtros da rotina e identificar o pedido a ser importado.

Acesse, no painel do HUB, o menu Pedidos [1], opção Importar  Pedidos [2]:

Guia Visual 2. Importação de pedidos

Na tela de Pedidos nos Marketplaces, empregamos os filtros [1] para localizar o pedido que será importado. Embora cada marketplace possua seu conjunto de filtros, os campos mais cruciais e obrigatórios são os de data e hora. Após verificar essas informações no marketplace, preencha os filtros correspondentes e clique no botão BUSCAR [2]:

Guia Visual 3. Buscar pedidos no marketplace
  • Domínio: O domínio é registrado pela Citel. Neste campo, será apresentado o domínio cadastrado para sua empresa, sendo necessário apenas selecioná-lo.
  • Campos de hora: Caso o fluxo de pedidos seja elevado, não é aconselhável especificar um intervalo muito extenso, pois isso pode resultar em lentidão na consulta. Sugerimos, portanto, que indique um período mais próximo da hora verificada no marketplace.
  • Data Última Alteração do Pedido: Informar a data em que o pedido foi aprovado.
  • Ignorar Fulfillment: deixar sempre marcado, pois o HUB ainda não trabalha com pedidos fulfillment.

O sistema retorna o resultado da pesquisa na tela Pedidos [1] e sinaliza, para cada registro, qual é a situação [2] do pedido em relação à integração com o HUB:

Guia Visual 4. Resultado da pesquisa

As situações possíveis são:

  • Data do token é maior que a data do pedido: Essa situação ocorre quando as vendas foram realizadas antes da vinculação do token no Hub.
  • Erro ao integrar. Liberado para importar : Significa que o anúncio do produto existe no HUB e que o pedido pode ser importado.
  • Produto não vinculado na plataforma : Significa que o anúncio do marketplace não está vinculado ao produto no HUB.

A depender da situação do pedido, as ações a serem tomadas são diferentes. Confira a seguir.

Data do token é maior que a data do pedido

Essa situação ocorre quando as vendas foram realizadas antes da vinculação do token no Hub. Nesse cenário, é necessário entrar em contato com a Citel para proceder com a adequação necessária.

Erro ao integrar. Liberado para importar

Quando o anúncio do produto relacionado ao pedido existe no HUB, ou seja, o anúncio foi vinculado ao produto, o pedido está liberado para importação. A situação do pedido, nesse caso, fica como Erro ao integrar. Liberado para importar , conforme mostra o Guia Visual 5 abaixo:

Guia Visual 5. Pedido liberado para importação

Para realizar a importação, selecione o pedido [1], clique no botão GRAVAR [2] e clique em CONTINUAR [3] no aviso seguinte:

Guia Visual 6. Importar pedido
Lembrando que, conforme diz a mensagem de aviso do sistema, após a importação pode demorar alguns minutos até que o pedido seja liberado no HUB e consultado no menu Gestor de pedidos.

Produto não vinculado na plataforma

Quando a situação do pedido é Produto não vinculado na plataforma , significa que o anúncio do marketplace não está vinculado ao produto no HUB e, nesse caso, para realizar a importação, devemos vincular o produto e repetir o processo de importação.

Vincular o produto

Primeiramente, copie o código do anúncio informado na coluna ID MK, acesse o procedimento Vincular produtos e anúncios e realize o vínculo do produto. 

Guia Visual 7. Código do anúncio

Guia Visual 8. Vincular produto ao anúncio

Com o vínculo realizado, retorne na atividade de importação de pedidos (Pedidos/Importar Pedidos) e, na tela Pedidos nos Marketplaces, utilize os filtros [1] para localizar o pedido que será importado. Embora cada marketplace possua seu conjunto de filtros, os campos mais cruciais e obrigatórios são os de data e hora. Após verificar essas informações no marketplace, preencha os filtros correspondentes e clique no botão BUSCAR [2]:

Guia Visual 9. Buscar pedidos no marketplace

Após realizar o vínculo do produto e pesquisar novamente o pedido, sua situação é alterada para Data do pedido superior ao vínculo [1]. Clique sobre o símbolo para alterar a data do vínculo [2] e confirme a ação clicando em Ok [3] na mensagem seguinte:

Guia Visual 10. Alterar data do vínculo

Realize novamente a busca pelo pedido para que a situação do pedido seja atualizada para Erro ao importar. Liberado para importar , conforme mostra o Guia Visual abaixo:

Guia Visual 11. Pedido liberado para importação

A partir disso, siga os passos descritos no tópico Erro ao integrar. Liberado para importar.

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