Cadastrar anúncio no Módulo HUB – Via Varejo

Filtros


Tópicos

O que é

Atividade do Módulo HUB que consiste no processo de criar anúncios destinados ao marketplace Via Varejo. Cada produto é associado a anúncios específicos, permitindo a definição de preços, taxas praticadas, opções de frete e outras informações essenciais para a venda. Aproveite a flexibilidade oferecida pelo Madeira Madeira para segmentar anúncios em diferentes categorias de produtos, proporcionando uma abordagem precisa para cada potencial cliente. Além disso, explore as variações de produtos para oferecer uma ampla gama de opções aos seus compradores. Esta funcionalidade oferece uma maneira eficaz de otimizar suas estratégias de venda no Via Varejo.

Caminho para acessar

Primeiramente, acesse o Hub. Para aprender como acessá-lo, clique aqui.

O cadastro de um anúncio no Módulo HUB é feito no menu Produtos, submenu Gestor de produtos, que é acessada a partir da tela principal do aplicativo, barra de opções lateral, menu Produtos [1] , opção Gestor de Produtos [2]:

Caminho de acesso: Produtos/Gestor de Produtos – Produtos/Consultar

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Precisa configurar

Para que seja possível realizar o cadastro de anúncio o marketplace deve estar cadastrado como canal de venda. Para consultar como realizar esse procedimento, clique aqui.

Direito de Acesso HUB

Para execução dessa atividade devemos liberar o seguinte direito de acesso no HUB:

  • Produtos > Gestor de Produtos

Para saber como realizar a liberação de direitos de acesso, clique aqui

Como fazer

Acesse, no painel do HUB, o menu Produtos [1], opção Gestor de Produtos [2]. Na tela Produtos, utilize os filtros [3] para localizar o produto desejado e clique em FILTRAR [4], conforme mostra o Guia Visual 2:

Guia Visual 2. Pesquisar produto

O sistema retorna o resultado da pesquisa na tela Lista de Produtos [1] de acordo com os filtros utilizados. Clique no botão ALTERAR PRODUTO [2] para acessar as informações do produto:

Guia Visual 3. Alterar produto

Ao clicar no botão ALTERAR PRODUTO, o sistema abre a tela com as informações básicas e o menu para manutenção do produto:

  • Em Produto Básico e Mídias [1] é feita a manutenção dos dados básicos do produto. Para consultar o documento a respeito desse assunto, clique aqui.
  • O cadastro do anúncio é realizado na opção Marketplaces [2]:
Guia Visual 4. Informações básicas do produto e opções de marketplaces

 Acesse, portanto, o marketplace Via Varejo [1]:

Guia Visual 5. Acesso Via Varejo

A primeira parte da tela mostra o que chamamos de Quadro de anúncios. Você pode cadastrar quantos anúncios quiser para um mesmo produto e cada anúncio será um quadro identificado pelo seu ID, conforme destaque no Guia Visual 6:

Guia Visual 6. Quadro de anúncio
Caso não exista anúncio cadastrado, será exibido um quadro de anúncio sem identificação.

Os detalhes desses quadros você pode conferir no final deste documento ou clicando aqui.

Seguindo a tela são disponibilizados recursos adicionais para anúncios:

Guia Visual 7. Recursos adicionais

Não vamos descrever esses recursos nesse documento, mas você pode clicar nos links abaixo para consultá-los:

  • [1] Vincular a anúncio existente: este recurso é útil para empresas que já utilizam a plataforma de e-commerce Via Varejo e necessitam associar os anúncios criados anteriormente à integração com os produtos do Módulo HUB.
  • [2] Criar ramificação do anúncio: este recurso gera uma cópia do anúncio, permitindo que você o personalize de acordo com suas necessidades.
  • [3] Desvincular anúncio: O anúncio será desvinculado no HUB. Embora o anúncio permaneça ativo plataforma de e-commerce Via Varejo, o HUB deixará de considerá-lo. Isso implica que os dados relacionados ao produto, como estoque e pedidos, não serão mais atualizados no HUB.
  • [4] Criar variação: em andamento.

Seguindo na tela iniciamos de fato o cadastro do anúncio. Vamos separar a explicação em tópicos para facilitar o entendimento e, para cada um deles, teremos um Guia Visual destacando quais campos serão abordados. 

Informações básicas

São os campos que contêm as informações importadas do Autcom durante a carga do produto. Você pode manter ou alterar os campos, caso julgue conveniente:

  • O * na frente do campo indica que ele é um campo obrigatório.
  • As alterações realizadas são aplicadas somente para o marketplace em questão.
  • Para o marketplace Via Varejo, se atente ao status do anúncio para os canais de venda (Casas Bahia, Extra e Ponto Frio), conforme indicação no Guia Visual 8. Defina para qual deles o anúncio estará ativo.
Guia Visual 8. Informações básicas
  • Nome: campo obrigatório. É o título do anúncio e o nome pelo qual o consumidor final pesquisará para efetuar a sua compra.
  • Descrição: descreve as características do produto, salientando suas qualidades e especificidades. São as informações concatenadas dos campos Aplicação, Descrição do Produto, Dados técnicos e Itens inclusos da aba E-commerce do cadastro do produto no Autcom. Para mais detalhes da composição desse campo, consulte o documento Cadastrar informações e-commerce para Módulo HUB.
  • Descrição resumida: campo obrigatório. É um resumo do campo Descrição.
  • EAN: o código EAN (European Article Number), também conhecido como código de barras, é um conjunto de números e barras verticais que identifica de forma única um produto, facilitando seu registro, rastreamento e venda.
  • NCM: o código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) é uma sequência numérica usada para classificar produtos de acordo com a sua natureza e composição.
  • Dimensões do produto: são as informações de Altura, largura, profundidade e peso do produto.
  • Marcas: é a marca  do produto.
  • Garantia: essa informação deve ser definida no momento do cadastro do anúncio, ou seja, não é uma informação enviada pelo Autcom. Logo, defina de quantos meses será a garantia do produto, sendo no mínimo 1 e no máximo 60 meses.

Estoque

Seguindo com o cadastro temos os campos referentes ao estoque:

Guia Visual 9. Estoque
  • Tipo e Estoque: campos que não permitem alteração. São informações sincronizadas em tempo real com o Autcom, considerando um delay de poucos segundos do processo.
  • %: deve ser indicada a % (porcentagem) do Estoque que será disponibilizada para venda no marketplace. 
  • Estoque envio: campo calculado automaticamente baseado nos campos Estoque e %. Então:
    • Se Estoque = 120 e % = 50 ⟹ Estoque envio = 60
    • Se Estoque = 120 e % = 70 ⟹ Estoque envio = 84 
  • Estoque mínimo: é a quantidade mínima de Estoque Envio antes que o anúncio seja pausado, por exemplo:
    • Se Estoque Mínimo = 20, quando o Estoque Envio = 19 ⟹ o anúncio será pausado e a quantidade em estoque em estoque enviada para o Olist será 0.
    • A pausa é feita automaticamente. Quando o Estoque Envio voltar à quantidade mínima, o anúncio é ativado automaticamente.
  • Estoque Fixo: ao marcar essa opção o sistema ignora o estoque do Autcom e considera o indicado no campo Quantidade de estoque fixo

Precificação do produto 

Guia Visual 10. Precificação do produto
  • Tab.Preço: como padrão o campo mostra a tabela de preço configurada para o canal de vendas, entretanto, podemos selecionar outra tabela que esteja disponível.
  • Preço Base: mostra o preço do produto de acordo com a tabela selecionada.
  • Impostos(%): campo livre para preenchimento de acordo com o estipulado pela empresa.
  • Operacional(%): campo livre para preenchimento de acordo com o estipulado pela empresa.
  • Comissão(%): campo livre para preenchimento de acordo com o estipulado pela empresa.
  • Margem(%): campo livre para preenchimento de acordo com o estipulado pela empresa.
  • Frete: campo livre para preenchimento de acordo com o estipulado pela empresa.
  • Preço*: preço final de venda que será praticado no marketplace calculado com base nos campos citados anteriormente.
  • Diferenciar preço: quando essa opção está desmarcada, a precificação será a mesma para os marketplaces selecionados como ativos nas Informações básicas [1]. Ao selecionar a opção [2], o sistema abre uma tela de precificação para cada um dos marketplaces que foram selecionados como ativos [3] nas Informações básicas:
Guia Visual 11. Definir precificação diferenciada

Definição de categoria do Via Varejo

Na seção Definir a categoria do Via Varejo o sistema disponibiliza a lista de categorias [1] inicial. A medida que é selecionada uma categoria, caso exista, são exibidas as opções de subcategoria [2] e assim por diante. Faça a seleção clicando sobre a opção mais adequada, conforme mostra a Guia Visual 12:

Guia Visual 12. Definição de categoria

A depender da categoria selecionada serão disponibilizados os campos de Variação do Anúncio [1] e Campos por categoria [2]. Para algumas opções são disponibilizados ainda os Atributos secundários [3]. Para abrir esses atributos basta clicar sobre o sinal de + [4]:  Preencha como for conveniente, lembrando que campos marcados com * são obrigatórios:

Guia Visual 13. Variações e campos por categoria

Salvar cadastro

Realizado o preenchimento dos campos necessários, clique no botão SALVAR, localizado no final da tela, para gravar o anúncio:

Guia Visual 14. Salvar o cadastro
Caso exista algum erro de cadastro, o sistema exibe uma mensagem com informações para correção. Após a correção, clique novamente no botão SALVAR e finalize o procedimento.

Quadro de anúncio

Guia Visual 15. Quadro de anúncio Via Varejo
  • [1] Detalhes do anúncio: mostra a identificação do anúncio (Id), o número da variação, o nome do produto, o tipo do anúncio e o preço de venda do produto no e-commerce.
  • [2] Lista de variações para este anúncio: esse botão somente é disponibilizado após o cadastro de pelo menos uma variação para o anúncio. Ao clicar no botão acessamos as variações cadastradas. Clique aqui para consultar o procedimento Cadastrar variações nos anúncios.
  • [3] Abrir informações detalhadas deste anúncio: ao clicar nesse botão selecionamos o anúncio na tela principal e os campos ficam disponíveis para edição.
Este artigo foi útil para você?
Pró
Não
Contra