354194 – Validação de Transportadoras nos Cadastros (Versão 30.74.177)

Filtros


Tópicos

Objetivo da mudança:

Em “Cadastro de Transportadoras” (frmCadTransportadoras), implementar validações para evitar a utilização de transportadoras inativas em cadastros de clientes e endereços de entrega, garantindo que essas inconsistências não interfiram nos processos de faturamento e vendas. As validações incluem restrições na inclusão de transportadoras inativas em endereços de entrega e avisos no momento de inativação de uma transportadora vinculada a clientes.

Instruções sobre o que configurar:

Não foi criada nenhuma configuração para essa alteração. 

Instruções sobre como utilizar:

  1. Cadastro de Clientes – Endereços de Entrega:
    • Ao incluir ou alterar um endereço de entrega para um cliente:
      • Caso a transportadora selecionada esteja inativa (campo CADTRA.TRA_ATIVA_ = “Não”), o sistema exibirá a mensagem:
        “AVISO: Essa transportadora está inativada!”
      • A inclusão ou alteração será bloqueada até que uma transportadora ativa seja selecionada.
  2. Cadastro de Transportadoras:
    • Ao inativar uma transportadora, se ela estiver vinculada a endereços de entrega de clientes (ENTCLI.ETC_CODTRA):
      • O sistema exibirá a mensagem de confirmação:
        “ATENÇÃO: Transportadora vinculada ao endereço de entrega de clientes. Deseja realmente inativá-la?”
      • Escolha “Sim” para confirmar a inativação ou “Não” para retornar à tela sem efetuar alterações.

Essas validações visam evitar problemas futuros no faturamento, que já possui restrições para transportadoras inativas, garantindo consistência e fluidez no processo de vendas e entregas.

Este artigo foi útil para você?
Pró
Não
Contra