343129 – Cancelamento de Documentos com Fórmula de Tinta Baixada (Versão 30.74.177)

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Objetivo da mudança:

Em “Cancelamento de Documentos” (frmCancelamentoDocumentos), permitir o cancelamento de documentos faturados com formulação de tinta de máquina baixada sem a necessidade de desmarcar a baixa. A nova configuração introduz flexibilidade para empresas que enfrentam rejeições da SEFAZ e precisam corrigir documentos sem refazer pedidos na tela de formulação. Caso a configuração esteja ativa, será possível cancelar documentos, validando permissões de acesso e adicionando travas para evitar alterações indevidas nos pedidos.

Instruções sobre o que configurar:

Foi criada a configuração abaixo que deve ser ativada para que a alteração funcione corretamente:

CFG_PTCCTI – Permitir cancelamento de documentos faturados com formulação de tinta de máquina baixada? = “Sim”

Foi criado o direito de acesso conforme descrito abaixo:

DIRPTCCTI – Permitir cancelamento de documentos com formulação de tinta baixada?

Instruções sobre como utilizar:

Acessar “Cancelamento de Documentos” (frmCancelamentoDocumentos).

  1. Ao tentar cancelar um documento com formulação de tinta baixada:
    • Caso a configuração esteja ativa, a pergunta será exibida:
      “Existem Fórmulas que foram baixadas… Deseja desmarcar a baixa?”
    • Opção “NÃO”: Uma trava será exibida para validação de permissão.
      • O operador precisará de um usuário com o direito de acesso configurado.
      • Será solicitado senha, sempre.
      • Após liberação, o cancelamento será realizado.
    • Opção “SIM”: Segue comportamento atual (desmarcar a baixa).
  2. Se for solicitado cancelar o pedido de venda:
    • O sistema exibirá uma trava, impedindo o cancelamento caso o pedido possua formulação baixada:
      “ATENÇÃO! Não é permitido cancelar pedido de venda que possua formulação baixada…”
  3. Venda Direta: Documentos emitidos diretamente pelo “Venda Normal” sem vínculo de PD e orçamento seguirão o comportamento padrão.

Facilita o processo de cancelamento de documentos rejeitados pela SEFAZ sem refazer pedidos.

Garante que o pedido original não seja afetado.

Evita refaturamento desnecessário e melhora o fluxo operacional, com controle e segurança via permissões de acesso.

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