Objetivo da mudança:
Em “Cancelamento de Documentos” (frmCancelamentoDocumentos), permitir o cancelamento de documentos faturados com formulação de tinta de máquina baixada sem a necessidade de desmarcar a baixa. A nova configuração introduz flexibilidade para empresas que enfrentam rejeições da SEFAZ e precisam corrigir documentos sem refazer pedidos na tela de formulação. Caso a configuração esteja ativa, será possível cancelar documentos, validando permissões de acesso e adicionando travas para evitar alterações indevidas nos pedidos.
Instruções sobre o que configurar:
Foi criada a configuração abaixo que deve ser ativada para que a alteração funcione corretamente:
CFG_PTCCTI – Permitir cancelamento de documentos faturados com formulação de tinta de máquina baixada? = “Sim”
Foi criado o direito de acesso conforme descrito abaixo:
DIRPTCCTI – Permitir cancelamento de documentos com formulação de tinta baixada?
Instruções sobre como utilizar:
Acessar “Cancelamento de Documentos” (frmCancelamentoDocumentos).
- Ao tentar cancelar um documento com formulação de tinta baixada:
- Caso a configuração esteja ativa, a pergunta será exibida:
“Existem Fórmulas que foram baixadas… Deseja desmarcar a baixa?” - Opção “NÃO”: Uma trava será exibida para validação de permissão.
- O operador precisará de um usuário com o direito de acesso configurado.
- Será solicitado senha, sempre.
- Após liberação, o cancelamento será realizado.
- Opção “SIM”: Segue comportamento atual (desmarcar a baixa).
- Caso a configuração esteja ativa, a pergunta será exibida:
- Se for solicitado cancelar o pedido de venda:
- O sistema exibirá uma trava, impedindo o cancelamento caso o pedido possua formulação baixada:
“ATENÇÃO! Não é permitido cancelar pedido de venda que possua formulação baixada…”
- O sistema exibirá uma trava, impedindo o cancelamento caso o pedido possua formulação baixada:
- Venda Direta: Documentos emitidos diretamente pelo “Venda Normal” sem vínculo de PD e orçamento seguirão o comportamento padrão.
Facilita o processo de cancelamento de documentos rejeitados pela SEFAZ sem refazer pedidos.
Garante que o pedido original não seja afetado.
Evita refaturamento desnecessário e melhora o fluxo operacional, com controle e segurança via permissões de acesso.