Módulo Desk

  1. O que você vai encontrar aqui
  2. Atendimento
    1. Acompanhamento
      1. Agente
        1. Realizar acompanhamento do painel de agentes
      2. Atendimento
        1. Realizar acompanhamento do painel de atendimentos
    2. Análises
      1. Auditoria
        1. Analisar Log de Auditoria
      2. Indicadores
        1. Analisar indicadores de atendimento
      3. Relatórios
        1. Enviar relatórios automáticos via Whatsapp utilizando gatilhos de informação - Autcom
        2. Fazer manutenção dos gatilhos de informação - Autcom
        3. Gerar relatórios de agentes
        4. Gerar relatórios de atendimentos
        5. Gerar relatórios de filas de atendimento
        6. Gerar relatórios de pausas
        7. Gerar relatórios de reaberturas agendadas
    3. Cadastro
      1. Atendimento
        1. Adicionar campos extras de contatos
        2. Cadastrar contato Citeldesk
        3. Cadastrar etiquetas de Chat de atendimento
        4. Cadastrar etiquetas de Contato
        5. Cadastrar FAQs
        6. Cadastrar fila de E-mail
        7. Cadastrar fila de WhatsApp
        8. Cadastrar galeria de arquivos de atendimento
        9. Cadastrar gatilhos de atendimento
        10. Cadastrar gatilhos de mensagem
        11. Cadastrar grupo de visualização de mensagem
        12. Cadastrar mensagens predefinidas de atendimento
        13. Cadastrar modelos HTML para envio de e-mail
        14. Cadastrar motivos de pausa
        15. Cadastrar novidades
        16. Fazer manutenção da fila de E-mail
        17. Fazer manutenção da fila de WhatsApp
        18. Fazer manutenção de campos extras de contato
        19. Fazer manutenção de contatos Citeldesk
        20. Fazer manutenção de etiquetas de chat do atendimento
        21. Fazer manutenção de etiquetas de contato
        22. Fazer manutenção de FAQs
        23. Fazer manutenção de mensagens predefinidas de atendimento
        24. Fazer manutenção de novidades
        25. Fazer manutenção do grupo de visualização de mensagem
        26. Fazer manutenção do motivo de pausa
        27. Fazer manutenção dos gatilhos de atendimento
        28. Fazer manutenção dos gatilhos de mensagem
        29. Fazer manutenção dos modelos HTML para envio de e-mail
        30. Fazer manutenção na galeria de arquivos de atendimento
      2. Automação
        1. Adicionar Elementos Avançados de Fluxo à uma Trilha de Atendimento
        2. Adicionar Elementos Básicos de Fluxo à uma Trilha de Atendimento
        3. Criar automação: URA Avançada e Fluxo de automação
        4. Criar trilha de atendimento para a URA Avançada ou Fluxo de automação
      3. Usuário
        1. Atribuir permissões e opções para usuários
        2. Cadastrar agente de atendimento
        3. Cadastrar grupo de acesso
        4. Cadastrar grupo de chat interno
        5. Cadastrar usuário administrador Citeldesk
        6. Cadastrar supervisor de atendimento
        7. Fazer manutenção de cadastro de usuário
        8. Fazer manutenção de grupos de acessos
        9. Fazer manutenção do grupo de chat interno
    4. Configuração
      1. Geral
        1. Acessar Citeldesk
        2. Cadastrar operador para envio e recebimento de gatilhos de informação
        3. Definir configurações do Citeldesk
        4. Instalar aplicativo Citeldesk no computador
    5. Operação
      1. Atendimento
        1. Abrir novo atendimento 
        2. Conectar e desconectar da fila de atendimento
        3. Configurar gatilhos de mensagem para envio de notificações automáticas via Whatsapp - Autcom
        4. Enviar notificação via Whatsapp utilizando gatilhos de mensagem - Autcom
        5. Gerar relatórios de atendimentos (Agente de atendimento)
        6. Realizar atendimentos
        7. Utilizar chat interno
        8. Verificar notificações recebidas

Enviar relatórios automáticos via Whatsapp utilizando gatilhos de informação - Autcom #

O que é

Ao utilizar a plataforma de gestão de atendimento Desk, é possível realizar a integração com o Autcom e enviar mensagens via WhatsApp de maneira automática através dos chamados gatilhos. Gatilhos são mecanismos ou eventos que acionam a transmissão ou exibição de determinadas informações para os envolvidos no processo.

Nesse sentido, Gatilhos de informação são notificações com informações em forma de relatórios enviados para os gestores da empresa.  Os gatilhos serão acionados de acordo com sua configuração que determina qual o relatório, a periodicidade, para quem será enviado, dentre outras. Exemplificando, você pode configurar um gatilho que envie um relatório de Vendas por Vendedor às 12h e as 18h para acompanhar como foram as vendas de manhã e a tarde. Dessa forma, os gatilhos automatizam tarefas repetitivas e ajudam a otimizar a produtividade da equipe.

Nesta atividade, vamos mostrar como criar os gatilhos de informação, além de explicar como configurar o Autcom para utilizá-los.

Caminho para acessar

Para que seja possível acessar o caminho e tela a seguir, realize antes as configurações descritas no tópico Precisa configurar.

Para criar um gatilho de informação, acesse no Autcom o menu  Útil [1], localizado no menu principal do sistema e, em seguida, acesse a opção Gatilhos de Informação [2]:

Caminho de acesso: Menu Útil/Gatilhos de Informação – frmGatilhosInformacaoGrid

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do Autcom o caminho é o mesmo:

Caminho de acesso: Menu Útil/Gatilhos de Informação – frmGatilhosInformacaoGrid

Precisa configurar

Para usar os gatilhos de informação, é necessário que o módulo do Desk esteja ativado para sua empresa. Entre em contato com o Suporte Citel para obter mais informações sobre a ativação.
Ter cadastrado no Autcom o operador de envio responsável pela configuração do e-mail e número de WhatsApp para realizar o envio de notificações. Clique aqui e saiba mais sobre esse assunto.

Configurações Autcom

Para execução dessa atividade, as configurações abaixo devem ser definidas como segue:

Código Descrição Valor
CFG_GATINF Gatilhos de Informação – Utilizar rotina para envio de Relatórios por E-mail/WhatsApp? S (Sim)
CFG_GATURL Gatilhos de Informação – URL do WebService Gatilhos de Informação Citel Informe o link padrão:

https://gatilhos-de-informacao.citelsoftware.com.br/

CFG_GATTIP Gatilhos de Informação – Tipo para envio do Relatório Informe, separando por vírgula, a periodicidade do Relatório, por exemplo:

Diário,Semanal,Mensal

CFG_GATOPE Gatilhos de Informação – Operador para envio de Email/WhatsApp Selecione o operador de envio.

Clique aqui e saiba mais sobre o cadastro de operadores

Como Fazer

Para criar um gatilho de informação, acesse no Autcom o menu  Útil [1], localizado no menu principal do sistema e, em seguida, acesse a opção Gatilhos de Informação [2]. A tela Gatilhos de Informação [3] será apresentada mostrando a lista de gatilhos já criados, se existirem:

Guia Visual 2. Acesso gatilhos de informação

A tela é organizada em colunas que fornecem informações sobre os gatilhos, servindo como um resumo do cadastro do gatilho:

Guia Visual 3. Informações da tela Gatilhos de Informação
  • [1] Código: Identificador único do gatilho, gerado automaticamente pelo sistema.
  • [2] Título de Envio: Designação do documento que será enviado.
  • [3] Nome do Relatório: Código e título do relatório, previamente registrados no sistema.
  • [4] Emp.: Nome da empresa vinculada ao gatilho.
  • [5] Nome do Operador: Nome do operador designado para receber as informações.
  • [6] WhatsApp: Número de WhatsApp do operador designado.
  • [7] Email: Endereço de e-mail do operador designado.
  • [8] Período: Intervalo temporal relacionado ao relatório.
  • [9] Quando Enviar: Momento programado para o envio do relatório.
  • [10] Horário: Hora marcada para o envio do relatório.
  • [11] Feriados: Indicação se o relatório será enviado ou não durante feriados.
  • [12] Status: Indicação se o gatilho está ativo ou inativo.

Para criar um novo gatilho de informação, clique no botão [F1] NOVO GATILHO [1]:

Guia Visual 4. Novo gatilho

Os campos da tela Gatilho de Informação são agrupados conforme o Guia Visual abaixo:

Guia Visual 5. Agrupamento dos campos

Onde:

  • [1] Dados do gatilho
  • [2] Periodicidade do envio
  • [3] Operador de destino
  • [4] Dados do Relatório

A seguir será detalhado o preenchimento dos campos de cada agrupamento.

Dados do gatilho

Guia Visual 6. Dados do gatilho
  • Código: identificador único do gatilho, gerado automaticamente pelo sistema.
  • Status: selecione se o gatilho está ativo ou inativo. Dessa forma, é possível inativar o gatilho e não enviar o relatório para o destino.
  • Empresa: selecione a empresa a ser vinculada ao gatilho.

Periodicidade de envio

Nesse agrupamento informaremos a periodicidade de envio do relatório, ou seja, quando será disparado o gatilho:

Guia Visual 7. Periodicidade de envio
  • Quando Enviar: Escolha o momento do envio do relatório, podendo ser Toda semana ou Fixo.
    • Para a opção Toda semana, devemos informar os Dias da Semana.
Guia Visual 8. TODA SEMANA/Dias da Semana
    • Para a opção Fixo, devemos informar os Dias do Mês.
Guia Visual 9. DIAS FIXOS/Dias da semana
  • Hora Marcada: Informe o horário para o envio do relatório.
  • Enviar em Feriados: Selecione essa opção caso deseje enviar o relatório durante feriados.

Operador de destino

Para receber o relatório o usuário deve estar cadastrado no sistema como um operador. Para saber mais sobre o cadastro de operadores, clique aqui.

Nesse agrupamento informaremos o operador de destino, ou seja, quem receberá o relatório:

Guia Visual 10. Operador de destino
  • Operador: Informe o código do operador que receberá o relatório e dê um enter no teclado. Você pode digitar / no campo para pesquisar o operador desejado.

Além do envio por WhatsApp, podemos enviar o relatório por e-mail. Dessa forma, selecione a opção que deseja definir e siga as orientações:

  • WhatsApp: se o campo WhatsApp estiver preenchido no cadastro do operador, o número será exibido na tela. Se precisar, você pode clicar no próprio número e alterá-lo, inserindo o número desejado. Se o campo estiver vazio, será fornecida a opção para informar o WhatsApp do operador.
  • Email: se o campo E-mail estiver preenchido no cadastro do operador, o e-mail será exibido na tela. Se precisar, você pode clicar no próprio e-mail e alterá-lo, inserindo o endereço desejado. Se o campo estiver vazio, será fornecida a opção para informar o e-mail do operador:

Veja a ilustração no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 11. Informar dados do operador destino

Dados do Relatório

Nesse agrupamento será informado o relatório a ser enviado, as informações que irão aparecer no topo do PDF e configuramos os filtros do relatório:

Guia Visual 12. Informar dados do relatório
  • Relatório: Digite /no campo para pesquisar e selecionar um dos relatórios disponíveis.
Os relatórios disponíveis foram previamente configurados para serem enviados por gatilhos de informação. Se precisar de um relatório diferente, entre em contato com o Suporte Citel.
  • Período: Esse campo é habilitado a depender do relatório selecionado. Quando habilitado, podemos escolher entre Hoje, Ontem, Esta semana, Semana passada, Este mês ou Mês passado.
    • Por exemplo, ao selecionar o relatório de Vendas Diárias, podemos optar por enviar as vendas de Ontem.
  • Título: Defina um nome para o relatório.
  • Status: Defina se o relatório é Normal ou um Alerta.
  • Tipo: As opções disponíveis dependem do que foi definido na configuração CFG_GATTIP, podendo ser Diário, Semanal ou Mensal.

Após realizar o preenchimento das informações citadas anteriormente, é necessário configurar os filtros do relatório. Para isso, clique no botão CONFIGURAR FILTROS DO RELATÓRIO:

Guia Visual 13. Configurar filtros do relatório
Os filtros disponíveis variam de acordo com o relatório selecionado. Portanto, é aconselhável preencher os campos conforme as informações exibidas na tela.

Para os relatórios que contêm filtros de período (Data de início e Data de fim), os campos são bloqueados para edição, uma vez que o período será definido de acordo com as configurações do relatório. Esses dados servem apenas para validar os filtros.

Após preencher os campos, podemos validar os filtros e visualizar uma prévia do relatório a ser enviado clicando no botão IMPRIMIR [1]. A visualização dependerá da forma que foi selecionada no campo Destino [2]:

Guia Visual 14. Visualizar relatório

Para finalizar essa etapa e retornar para a tela principal do gatilho, clique no botão SALVAR FILTROS:

Guia Visual 15. Salvar filtros
É interessante testar o envio do relatório. Para isso, utilize as opções ENVIAR EMAIL DE TESTE e ENVIAR WHATSAPP DE TESTE localizadas na parte inferior da tela e siga as orientações do sistema em caso de erro.

Para concluir o procedimento de inclusão do gatilho, clique em CONFIRMAR [1] na tela principal e o novo gatilho será exibido no final da lista [2]:

Guia Visual 16. Confirmar a inclusão do gatilho
Para realizar a manutenção (copiar, editar e excluir) dos gatilhos de informação, consulte a atividade Fazer manutenção dos gatilhos de informação – Autcom.
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