Módulo Desk

  1. O que você vai encontrar aqui
  2. Atendimento
    1. Acompanhamento
      1. Agente
        1. Realizar acompanhamento do painel de agentes
      2. Atendimento
        1. Realizar acompanhamento do painel de atendimentos
    2. Análises
      1. Auditoria
        1. Analisar Log de Auditoria
      2. Indicadores
        1. Analisar indicadores de atendimento
      3. Relatórios
        1. Enviar relatórios automáticos via Whatsapp utilizando gatilhos de informação - Autcom
        2. Fazer manutenção dos gatilhos de informação - Autcom
        3. Gerar relatórios de agentes
        4. Gerar relatórios de atendimentos
        5. Gerar relatórios de filas de atendimento
        6. Gerar relatórios de pausas
        7. Gerar relatórios de reaberturas agendadas
    3. Cadastro
      1. Atendimento
        1. Adicionar campos extras de contatos
        2. Cadastrar contato Citeldesk
        3. Cadastrar etiquetas de Chat de atendimento
        4. Cadastrar etiquetas de Contato
        5. Cadastrar FAQs
        6. Cadastrar fila de E-mail
        7. Cadastrar fila de WhatsApp
        8. Cadastrar galeria de arquivos de atendimento
        9. Cadastrar gatilhos de atendimento
        10. Cadastrar gatilhos de mensagem
        11. Cadastrar grupo de visualização de mensagem
        12. Cadastrar mensagens predefinidas de atendimento
        13. Cadastrar modelos HTML para envio de e-mail
        14. Cadastrar motivos de pausa
        15. Cadastrar novidades
        16. Fazer manutenção da fila de E-mail
        17. Fazer manutenção da fila de WhatsApp
        18. Fazer manutenção de campos extras de contato
        19. Fazer manutenção de contatos Citeldesk
        20. Fazer manutenção de etiquetas de chat do atendimento
        21. Fazer manutenção de etiquetas de contato
        22. Fazer manutenção de FAQs
        23. Fazer manutenção de mensagens predefinidas de atendimento
        24. Fazer manutenção de novidades
        25. Fazer manutenção do grupo de visualização de mensagem
        26. Fazer manutenção do motivo de pausa
        27. Fazer manutenção dos gatilhos de atendimento
        28. Fazer manutenção dos gatilhos de mensagem
        29. Fazer manutenção dos modelos HTML para envio de e-mail
        30. Fazer manutenção na galeria de arquivos de atendimento
      2. Automação
        1. Adicionar Elementos Avançados de Fluxo à uma Trilha de Atendimento
        2. Adicionar Elementos Básicos de Fluxo à uma Trilha de Atendimento
        3. Criar automação: URA Avançada e Fluxo de automação
        4. Criar trilha de atendimento para a URA Avançada ou Fluxo de automação
      3. Usuário
        1. Atribuir permissões e opções para usuários
        2. Cadastrar agente de atendimento
        3. Cadastrar grupo de acesso
        4. Cadastrar grupo de chat interno
        5. Cadastrar usuário administrador Citeldesk
        6. Cadastrar supervisor de atendimento
        7. Fazer manutenção de cadastro de usuário
        8. Fazer manutenção de grupos de acessos
        9. Fazer manutenção do grupo de chat interno
    4. Configuração
      1. Geral
        1. Acessar Citeldesk
        2. Cadastrar operador para envio e recebimento de gatilhos de informação
        3. Definir configurações do Citeldesk
        4. Instalar aplicativo Citeldesk no computador
    5. Operação
      1. Atendimento
        1. Abrir novo atendimento 
        2. Conectar e desconectar da fila de atendimento
        3. Configurar gatilhos de mensagem para envio de notificações automáticas via Whatsapp - Autcom
        4. Enviar notificação via Whatsapp utilizando gatilhos de mensagem - Autcom
        5. Gerar relatórios de atendimentos (Agente de atendimento)
        6. Realizar atendimentos
        7. Utilizar chat interno
        8. Verificar notificações recebidas

Criar automação: URA Avançada e Fluxo de automação #

O que é

Nessa atividade será descrita a primeira etapa que faz parte do processo de automação do Desk: a criação da automação.

Uma automação refere-se à utilização de tecnologia para automatizar processos, interações e tarefas, proporcionando eficiência, agilidade e respostas rápidas aos clientes, muitas vezes sem a necessidade de intervenção humana direta.

No Desk são disponibilizadas dois tipos de automação: URA avançada e Fluxo de atendimento. Os dois tipos de automação são criados da mesma forma, assim como os elementos disponíveis para uso são os mesmos. Entretanto a finalidade é diferente:

  • URA Avançada são as automações criadas para serem usadas nas Filas de atendimento. Ou seja, a finalidade é realizar o atendimento e encerrar esse atendimento.
  • Fluxos de automação são utilizados nos gatilhos de atendimento e gatilhos de mensagem. O Fluxo de automação visa não necessariamente encerrar um atendimento, mas também, disparar outras ações com base na conversa.

As automações são criadas realizando duas etapas principais: primeiramente, adicionamos uma nova automação e realizamos suas configurações. Num segundo momento,  criamos a trilha de atendimento, que é a configuração do fluxo de automação em si.

  • A primeira etapa é será descrita nessa atividade.

A a segunda etapa, é, de fato, a construção do fluxo, criando o que chamamos de trilha de atendimento. Essa atividade pode ser acessada no link Criar trilha de atendimento para a URA Avançada ou Fluxo de automação.

Caminho para acessar

Primeiramente, acesse o Desk. Para aprender como acessá-lo, clique aqui.

Para criar uma automação, acesse o menu Configurações, submenu Automação, opção Fluxo de automação e URA. Você pode acessar essa função pela barra de opções superior, indo em Configurações [1], depois Automação [2], e por fim Fluxo de automação e URA [3]:

Caminho de acesso: Configurações/Automação/Fluxo de automação e URA – uralist

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Precisa configurar

Para executar esta atividade, é necessário que o usuário possua o perfil de Administrador no Desk.

Você pode acessar os links abaixo para consultar os documentos sobre esse assunto, onde encontrará mais informações detalhadas:

Como fazer

As automações são criadas realizando duas etapas principais: primeiramente, adicionamos uma nova automação e realizamos suas configurações. Num segundo momento,  criamos a trilha de atendimento, que é a configuração do fluxo em si.

A seguir descrevemos como adicionar a automação e configurá-la.

Adicionar automação

Para adicionar uma automação, acesse no sistema o menu Configurações [1], submenu Automação [2], opção Fluxo de automação e URA [3] e na tela Fluxo de automação e URA, clique no botão ADICIONAR [4], conforme mostra o Guia Visual 2:

Guia Visual 2. Criar automação

Na tela Adicionar nova URA, as informações são preenchidas como segue:

Guia Visual 3. Informações

[1] Nome da URA: dê um nome para a automação. A URA (ou fluxo de automação, a depender do tipo da URA) pode ser nomeada de acordo com a função ou o objetivo específico que ela desempenha para direcionar os clientes. Por exemplo, você pode nomeá-la com base no serviço que ela oferece, como “Atendimento ao Cliente”, “Suporte Técnico”, “Vendas” ou algo mais descritivo que represente o propósito dessa URA.

[2] Tipo: selecione o tipo da URA sabendo que:

  • URA Avançada são as automações criadas para serem usadas nas Filas de atendimento. Sua finalidade é realizar o atendimento e encerrar esse atendimento.
  • Fluxos de automação são automações utilizadas nos gatilhos de atendimento. A partir de uma regra criada para o gatilho, o fluxo de automação será executado. O Fluxo de automação visa não necessariamente encerrar um atendimento, mas também, disparar outras ações com base na conversa.

Após preencher as informações, clique no botão ADICIONAR [1] e aguarde a mensagem de sucesso do cadastro [2]:

Guia Visual 4. Salvar o cadastro

A automação será adicionada ao final da lista de Fluxo de Automação e URA:

Guia Visual 5. Automação cadastrada

Após adicionar a automação, é necessário configurá-la. Verifique abaixo as orientações, a depender do tipo de automação criada:

Encontre a URA [1] desejada  e clique no ícone  [2] para abrir os campos para configuração [3]:

Guia Visual 6. Configurações – URA Avançada

Os campos são preenchidos como segue:

Nome: é possível alterar o nome inicial que foi dado a URA editando o campo Nome.

Timeout (Segundos): defina um timeout (em segundo) para a automação. O timeout, nesse contexto, é o tempo máximo que o sistema aguarda pela resposta do cliente durante uma interação. Se não houver uma resposta dentro desse tempo estabelecido, o sistema pode encerrar automaticamente o atendimento ou tomar alguma ação específica, como direcionar para outro setor ou encerrar a sessão. Essa ação será definida dentro da automação.

Para converter minutos em segundos, você multiplica o número de minutos por 60, já que há 60 segundos em cada minuto. Por exemplo, se você tem 2 minutos, multiplica 2 por 60 para obter 120 segundos.

Grupo de visualização: as mensagens trocadas durante o atendimento nessa URA serão visíveis apenas para o grupo selecionado. Ou seja, apenas administradores, supervisores e agentes desse grupo poderão ver essas mensagens. Para esse campos é necessário que tenha sido realizado o cadastro dos grupos de visualização. Clique aqui para consultar a atividade Cadastrar grupo de visualização de mensagem.

Descrição: dê uma descrição para a URA. Apesar de não ser um campo obrigatório, a descrição pode ajudar outro usuário a entender a finalidade da URA.

Finalizada a configuração, clique no botão SALVAR para gravar as informações:

Guia Visual 7. Salvar configurações da URA Avançada

Encontre o fluxo de automação [1] desejado  e clique no ícone  [2] para abrir os campos para configuração [3]:

Guia Visual 8. Configurações – Fluxo de automação

Os campos são preenchidos como segue:

Nome: é possível alterar o nome inicial que foi dado ao fluxo de automação editando o campo Nome.

Grupo de visualização: as mensagens trocadas durante o atendimento nesse fluxo de automação serão visíveis apenas para o grupo selecionado. Ou seja, apenas administradores, supervisores e agentes desse grupo poderão ver essas mensagens. Para selecionar um grupo, é necessário

Descrição: dê uma descrição para o fluxo de automação. Apesar de não ser um campo obrigatório, a descrição pode ajudar outro usuário a entender a finalidade do fluxo.

Finalizada a configuração, clique no botão SALVAR para gravar as informações:

Guia Visual 9. Salvar configurações do Fluxo de automação

 

Finalizada essa etapa, podemos passar para o próximo passo, criar a trilha de atendimento. Clique no link abaixo para acessar a atividade:

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