Módulo Desk

  1. O que você vai encontrar aqui
  2. Atendimento
    1. Acompanhamento
      1. Agente
        1. Realizar acompanhamento do painel de agentes
      2. Atendimento
        1. Realizar acompanhamento do painel de atendimentos
    2. Análises
      1. Auditoria
        1. Analisar Log de Auditoria
      2. Indicadores
        1. Analisar indicadores de atendimento
      3. Relatórios
        1. Enviar relatórios automáticos via Whatsapp utilizando gatilhos de informação - Autcom
        2. Fazer manutenção dos gatilhos de informação - Autcom
        3. Gerar relatórios de agentes
        4. Gerar relatórios de atendimentos
        5. Gerar relatórios de filas de atendimento
        6. Gerar relatórios de pausas
        7. Gerar relatórios de reaberturas agendadas
    3. Cadastro
      1. Atendimento
        1. Adicionar campos extras de contatos
        2. Cadastrar contato Citeldesk
        3. Cadastrar etiquetas de Chat de atendimento
        4. Cadastrar etiquetas de Contato
        5. Cadastrar FAQs
        6. Cadastrar fila de E-mail
        7. Cadastrar fila de WhatsApp
        8. Cadastrar galeria de arquivos de atendimento
        9. Cadastrar gatilhos de atendimento
        10. Cadastrar gatilhos de mensagem
        11. Cadastrar grupo de visualização de mensagem
        12. Cadastrar mensagens predefinidas de atendimento
        13. Cadastrar modelos HTML para envio de e-mail
        14. Cadastrar motivos de pausa
        15. Cadastrar novidades
        16. Fazer manutenção da fila de E-mail
        17. Fazer manutenção da fila de WhatsApp
        18. Fazer manutenção de campos extras de contato
        19. Fazer manutenção de contatos Citeldesk
        20. Fazer manutenção de etiquetas de chat do atendimento
        21. Fazer manutenção de etiquetas de contato
        22. Fazer manutenção de FAQs
        23. Fazer manutenção de mensagens predefinidas de atendimento
        24. Fazer manutenção de novidades
        25. Fazer manutenção do grupo de visualização de mensagem
        26. Fazer manutenção do motivo de pausa
        27. Fazer manutenção dos gatilhos de atendimento
        28. Fazer manutenção dos gatilhos de mensagem
        29. Fazer manutenção dos modelos HTML para envio de e-mail
        30. Fazer manutenção na galeria de arquivos de atendimento
      2. Automação
        1. Adicionar Elementos Avançados de Fluxo à uma Trilha de Atendimento
        2. Adicionar Elementos Básicos de Fluxo à uma Trilha de Atendimento
        3. Criar automação: URA Avançada e Fluxo de automação
        4. Criar trilha de atendimento para a URA Avançada ou Fluxo de automação
      3. Usuário
        1. Atribuir permissões e opções para usuários
        2. Cadastrar agente de atendimento
        3. Cadastrar grupo de acesso
        4. Cadastrar grupo de chat interno
        5. Cadastrar usuário administrador Citeldesk
        6. Cadastrar supervisor de atendimento
        7. Fazer manutenção de cadastro de usuário
        8. Fazer manutenção de grupos de acessos
        9. Fazer manutenção do grupo de chat interno
    4. Configuração
      1. Geral
        1. Acessar Citeldesk
        2. Cadastrar operador para envio e recebimento de gatilhos de informação
        3. Definir configurações do Citeldesk
        4. Instalar aplicativo Citeldesk no computador
    5. Operação
      1. Atendimento
        1. Abrir novo atendimento 
        2. Conectar e desconectar da fila de atendimento
        3. Configurar gatilhos de mensagem para envio de notificações automáticas via Whatsapp - Autcom
        4. Enviar notificação via Whatsapp utilizando gatilhos de mensagem - Autcom
        5. Gerar relatórios de atendimentos (Agente de atendimento)
        6. Realizar atendimentos
        7. Utilizar chat interno
        8. Verificar notificações recebidas

Configurar gatilhos de mensagem para envio de notificações automáticas via Whatsapp - Autcom #

O que é

Ao utilizar a plataforma de gestão de atendimento Desk, é possível realizar a integração com o Autcom e enviar notificações via WhatsApp de maneira automática através dos chamados gatilhos.

Os Gatilhos de mensagem são notificações enviadas para os clientes. Os gatilhos serão acionados quando determinadas situações acontecerem, como, por exemplo, geração de um pedido, avisos de cobrança, entre tantos outros, garantindo uma comunicação rápida e efetiva da loja com o cliente nas operações que estão sendo realizadas.

Nessa atividade vamos descrever como realizar a configuração do Autcom para uso dos gatilhos de mensagem do Autcom.

Caminho para acessar

Para realizar a configuração dos gatilhos de mensagem acesse no Autcom as Configurações [1] do sistema, localizada no menu superior direito, digite a senha de configuração [2] e clique no botão CONFIRMA [3], conforme mostra o guia abaixo:

Caminho de acesso: Configurações – frmCfgSistema

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do Autcom o caminho é o mesmo:

Caminho de acesso: Configurações – frmCfgSistema

Precisa configurar

Para usar os gatilhos de mensagem, é necessário que o módulo do Desk esteja ativado para sua empresa. Entre em contato com o Suporte Citel para obter mais informações sobre a ativação.

Além disso, após a ativação do Desk, você precisa cadastrar uma fila dedicada para o envio dos gatilhos de mensagem do Autcom. Acesse a atividade Cadastrar fila de WhatsApp para saber mais sobre esse assunto.

Direito de Acesso Autcom

Para executar essa atividade é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom:

  • Útil > Configurações do Sistema.

Clique aqui para acessar o documento sobre como liberar o direito de acesso no Autcom.

Configurações Autcom

Para execução dessa atividade as configurações abaixo devem ser definidas:

Código Descrição Opção
CFG_UTIWPP Utilizar envio de mensagens via Whatsapp? Sim
CFG_URLWPP Url API Informe o link específico da URL que disponibilizado após a ativação da sua empresa no Desk.
Quando a configuração CFG_UTIWPP estiver = SIM, na aba Geral do cadastro de Clientes será disponibilizado o campo Cel/WhatsApp. Esse campo deve estar preenchido e com um número de WhatsApp válido para que as notificações possam ser enviadas corretamente para o cliente.
Código Descrição Opção
CFG_FILWPP Cadastro de Filas para envio de mensagens Como configurar essa configuração será descrito no tópico Cadastro de filas para envio de mensagens.
CFG_GATWPP Gatilhos para envio e mensagens Como configurar essa configuração será descrito no tópico Configurar os gatilhos para envio de mensagens.

Como fazer

Aqui serão descritos os procedimentos a serem realizados nas configurações CFG_FILWPP e CFG_GATWPP, que envolvem a realização do cadastro de filas e  configuração dos gatilhos, respectivamente.

É interessante seguir a ordem sugerida, porque a fila é uma parte importante da configuração do gatilho.

Cadastro de filas para envio de mensagens – frmCadFilaAtenderBem

As informações para o cadastro de filas para envio de mensagens devem ser preenchidas de acordo com a fila cadastrada no Desk e dedicada para o envio dos gatilhos do ERP Autcom. Portanto, acesse o Desk e copie as informações de ID, nome da Fila e apiKey da fila. O Guia Visual abaixo ilustra essa etapa:

Guia Visual 2. Copiar informações da fila no Desk

Feito isso, acesse as Configurações [1] do ERP Autcom, faça a busca pela configuração [2] CFG_FILWPP e dê um duplo clique no campo Valor [3], conforme mostra o Guia Visual abaixo:

Guia Visual 2. Acessar Cadastro de fila

Na tela Cadastro de Fila -Whatsapp, clique no botão INCLUIR para habilitar os campos para preenchimento:

Guia Visual 3. Incluir fila

Preencha os campos [1] de acordo com os dados da fila verificados no Desk e clique em GRAVAR [2] para finalizar o procedimento:

Guia Visual 4. Preenchimento dos campos

Cadastre todas as filas necessárias e utilize as opções PESQUISAR, ALTERAR e EXCLUIR para dar manutenção nos registros, caso necessário.

Guia Visual 5. Manutenção das filas

Configurar os gatilhos para envio de mensagens – frmCfgWpp

Após cadastrar a(s) fila(s), acesse as Configurações [1] do ERP Autcom, faça a busca pela configuração CFG_GATWPP [2].  Clique na coluna Valor [3] e, em seguida, no botão CADASTRAR OS GATILHOS DE ENVIO DE WHATSAPP [4], conforme mostra o Guia Visual abaixo:

Guia Visual 6. Acessar configuração dos gatilhos

A tela Gatilhos para disparo de WhatsApp será aberta, mostrando os diferentes grupos de gatilhos disponíveis. Nessa tela, você fará as configurações necessárias. Ela é organizada em colunas, que incluem

Guia Visual 7. Grupos de gatilhos

Acompanhe o Guia Visual 7 e as orientações de configuração:

[1] Ativo: utilizada para indicar se o sistema irá disparar a mensagem via Whatsapp para o cliente quando a operação indicada no gatilho for realizada.

[2] Descrição: a descrição do gatilho é autoexplicativa e descreve a ação que será responsável pelo envio da mensagem. Acesse o tópico Lista de gatilhos para disparo de Whatsapp para visualizar todas as opções de gatilho.

[3] Editar: ao clicar em Editar Mensagem, é exibida a tela para preparar as informações da mensagem que será disparada conforme o gatilho. Vamos detalhar essa etapa adiante.

Para os grupos 008-Envio de Boleto e 009-Avisos de Cobrança, além do botão para edição da mensagem, é disponibilizado o botão PORTADORES AUTOR. Consulte o tópico Portadores autorizados para saber mais sobre isso.

[4] Hr. Ini. Envio e [5] Hr. Fin. Envio: esses dois campos são utilizados somente para os gatilhos do grupo 9 –  Avisos de cobrança. Esses parâmetros delimitam o horário em que o aviso de cobrança será enviado. Caso esses campos não sejam configurados, o aviso será enviado imediatamente quando o operador acessar o Autcom.

[6] Robô: essa opção não será considerada para a configuração dos gatilhos.

[7] Fila: campo para indicar qual será a fila responsável pelo envio da mensagem. Serão exibidas como opções as filas configuradas na etapa anterior, Cadastro de filas para envio de mensagens.

Sendo assim, para configurar um gatilho, selecione o campo Ativo [1] do gatilho que quer ativar. Clique no ícone para ver as filas cadastras e selecione a fila que deseja [2], como mostra o guia abaixo:

Guia Visual 8. Ativar gatilho e selecionar fila

Para adicionar ou alterar a mensagem que será enviada, clique em EDITAR MENSAGEM [1] e será exibida a área para a construção da mensagem [2]. É possível utilizar as variáveis [3], localizadas no canto esquerdo da tela e enviar arquivos PDF [4]:

Guia Visual 9. Editar mensagem
As variáveis e opção de envio de documentos PDF podem mudar de um gatilho para o outro, visto que os gatilhos existem para diferentes opções de procedimentos do sistema.

Escreva a mensagem conforme a necessidade e, para utilizar a variável, dê dois cliques [1] sobre ela. Caso queira enviar um arquivo de PDF com a mensagem, selecione o campo Enviar PDF do Documento [2]. Para finalizar, clique no botão CONFIRMA [3]:

Guia Visual 10. Escrever mensagem

Para finalizar a configuração do gatilho, clique em CONFIRMA [1], em seguida em GRAVAR [2] e por fim em SIM [3]:

Guia Visual 11. Gravar cadastro

Para entender o funcionamento do gatilho e verificar todas as opções de gatilhos disponíveis, acesse o documento Enviar notificação via Whatsapp utilizando gatilhos de mensagem – Autcom.

Material complementar

Lista de gatilhos para disparo de Whatsapp

Grupo Gatilhos do grupo
001 – Orçamento de venda
  • Inclusão do Orçamento
  • Alteração do Orçamento
  • Transformação do Orçamento em Pedido de Venda
  • Faturamento do Orçamento em documento de Venda (F11, Venda Normal)
  • [F10] Baixa de Orçamento que não será entregue
  • Cancelamento do Orçamento
  • Envio manual pela consulta de orçamento ou reimpressão de documentos
  • Envio de mensagem agendada

002 – Pedido de venda

  • Inclusão do Pedido
  • Impressão da Separação
  • Alteração do Pedido
  • Faturamento Parcial do Pedido documento de Venda (Conf. de Pedidos)
  • Faturamento Total do Pedido documento de Venda (F11, Venda Normal)
  • [F10] Baixa de Pedido que não será entregue
  • Cancelamento do Pedido
  • Envio manual pela consulta de pedidos ou reimpressão de documentos
  • Inclusão/Alteração do Pedido – Pix
003 – Expedição Tipo [2]: Faturamento antes da expedição
  • Baixa de Expedição
004 – Expedição Tipo [3]: Faturamento depois da expedição
  • Impressão do Separação
  • Faturamento Parcial do Pedido documento de VENDA (Expedição)
  • Faturamento Total do Pedido documento de Venda (Expedição)
005 – Expedição Tipo [4]: O pedido não será faturado
  • Impressão da Separação
  • Conferência de Expedição
  • Faturamento do Pedido documento de Venda (Expedição)
  • Faturamento Total do Pedido documento de Venda (Expedição)
006 – Romaneio com expedição [2/3/4]
  • Inclusão do Pedido no Romaneio ou Inclusão do Documento de Venda
  • Baixa do Romaneio
007 – Expedição Tipo [5]: Expedição por romaneio. O pedido não será faturado
  • Inclusão do Pedido no Pré-Romaneio
  • Impressão da Separação
  • Conferência da Expedição
  • Faturamento Total do Peido documento de Venda (Expedição)
  • Ativação do Pré-Romaneio
  • Baixa do Romaneio
008 – Envio de boleto
  • Boleto após faturamento

 Observação: veja o link sobre Portadores Autorizados

009 – Avisos de cobrança
  • Aviso de cobrança 1 dia ANTES do vencimento
  • Aviso de cobrança 2 dias ANTES do vencimento
  • Aviso de cobrança 3 dias ANTES do vencimento
  • Aviso de cobrança 4 dias ANTES do vencimento
  • Aviso de cobrança 5 dias ANTES do vencimento
  • Aviso de cobrança 6 dias ANTES do vencimento
  • Aviso de cobrança 7 dias ANTES do vencimento
  • Aviso de cobrança 8 dias ANTES do vencimento
  • Aviso de cobrança 9 dias ANTES do vencimento
  • Aviso de cobrança 10 dias ANTES do vencimento
  • Aviso de cobrança 1 dia APÓS o vencimento
  • Aviso de cobrança 2 dias APÓS o vencimento
  • Aviso de cobrança 3 dias APÓS o vencimento
  • Aviso de cobrança 4 dias APÓS o vencimento
  • Aviso de cobrança 5 dias APÓS o vencimento
  • Aviso de cobrança 6 dias APÓS o vencimento
  • Aviso de cobrança 7 dias APÓS o vencimento
  • Aviso de cobrança 8 dias APÓS o vencimento
  • Aviso de cobrança 9 dias APÓS o vencimento
  • Aviso de cobrança 10 dias APÓS o vencimento
  • Aviso de cobrança 30 dias APÓS o vencimento

 Observação: veja o link sobre Portadores Autorizados

É importante configurar os campos de Hr. Ini. Envio (hora de início) e Hr. Fin. Envio (hora de término), pois esses parâmetros delimitam o horário em que o aviso de cobrança será enviado. Caso esses campos não sejam configurados, o aviso será enviado imediatamente quando o usuário acessar o Autcom.
011 – Cupom de desconto
  • Venda gerou cupom de desconto
012 – Conserto de Equipamentos
  • F9 Envio de E-mails – Consulta de OS
  • Inclusão de uma nova Ordem de Serviço
  • Baixa/Finalização de uma Ordem de Serviço
  • Imprimir/Enviar Ordem de Serviço para o cliente
014 – Pix
  • Envio de Pix para pagamento de duplicatas – Baixa de Conta a Receber
  • Envio de Pix para geração de crédito ao cliente – Relação de Documentos
015 – Entrega futura
  • Aviso de Baixa de Entrega Futura ao Cliente
016 – App Tá entregue
  • Rota Iniciada
  • Aviso de Ocorrência na Entrega
  • Entrega Concluída
018 – Faturamento NFe
  • Pós-Autorização de Documento Fiscal
  • Envio para Reimpressão de Documentos Pós-Autorização de Documentos
019 – Faturamento NFCe
  • Pós-Autorização de Documento Fiscal
  • Envio para Reimpressão de Documentos Pós-Autorização de Documentos
020 – Faturamento Futuro
  • Inclusão de Faturamento Futuro
  • Envio pela Reimpressão de Documentos
021 – Faturamento NFSe
  • Pós Autorização de Documento Fiscal
022 – Informações de Cobrança
  • Envio de Nota Fiscal
024 – Pedido de Compra
  • Inclusão Pedido de Compra
025 – Aviso de Débito
  • Avisos de Débito
026 – Devolução
  • Inclusão de Devolução

Portadores autorizados

Nos grupos de gatilhos 008 e 009, temos a opção de adicionar Portadores Autorizados para os gatilhos. Para isso, clique no botão PORTADORES AUTOR. [1] relativo ao gatilho que quer adicionar o portador. Na tela que será exibida, clique em INCLUIR [2], informe o Portador [3] e clique em ADICIONA PORTADOR [4]. Para finalizar o procedimento, clique em GRAVAR [5] e por fim em OK [6]

Guia Visual 12. Portadores autorizados
Quando nenhum portador estiver especificado, o sistema enviará boletos/cobranças para todos os portadores. No entanto, se houver portadores adicionados, o sistema enviará boletos/cobranças apenas para os portadores listados.
Sim Não
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