Módulo Entregas

Realizar entrega (Pedido entregue) - Entregas #

O que é

O aplicativo Entregas é uma solução mobile disponível para o sistema operacional Android, desenvolvida para aprimorar a logística das empresas. Sua funcionalidade principal é simplificar o processo de entrega e, integrado ao ERP Autcom, o aplicativo gera automaticamente o melhor trajeto de entregas, proporcionando eficiência e praticidade.

Por meio do aplicativo Entregas, o motorista tem acesso às entregas que precisam ser realizadas. Além disso, ele pode visualizar o trajeto da entrega em tempo real, confirmar a entrega, adicionar observação e/ou ocorrência, e informar se houve avaria ou falta.

A seguir, será demonstrado o passo a passo de como o motorista realiza entregas utilizando o aplicativo Entregas e informa que o pedido foi entregue.

Caminho para acessar

Acesse o aplicativo no celular.

Precisar Configurar

O aplicativo deve ter sido instalado no celular. Para mais detalhes, clique aqui e consulte a documentação.

Para utilizar o aplicativo, é necessário manter o GPS sempre ativado e permitir o uso da localização o tempo todo.

É necessário ter realizadas as configurações. Para mais detalhes, clique aqui e consulte a documentação.

Ter realizado o cadastro do motorista. Para mais detalhes, clique aqui e consulte a documentação.

Ter gerado a rota de entrega e liberado o romaneio. Clique aqui e consulte a documentação sobre a geração da rota e aqui para consultar a documentação da liberação do romaneio.

Como Fazer

Ao abrir o aplicativo, você verá as entregas que precisam ser realizadas, representadas por cards. Cada card de entrega incluirá as seguintes informações:

  • Endereço de Entrega: O local onde a entrega será realizada.
  • Cliente(s): Os detalhes do(s) cliente(s) que receberão a entrega.
  • Documento(s): Exibe o número do romaneio, informações do documento, nome do vendedor, data da compra e quantidade de itens.
  • Produto(s): Descrição dos produtos a serem entregues.

Para acessar os detalhes do(s) Cliente(s), Documento(s) e Produto(s), toque no ícone  [1] para visualizar as informações completas. Para fechar, toque no ícone [2].

Guia Visual 1. Informações do card

Ao sair para realizar as entregas, toque em  [1].

Guia Visual 2. Botão Iniciar
Ao iniciar a entrega, o tempo de entrega será contabilizado. Você pode interagir diretamente com o responsável pela logística da sua empresa, através do chat, além de informar ocorrências ou realizar uma pausa, caso necessário. Clique nos links correspondentes para consultar a documentação.

 Ao tocar no ícone [1], será apresentado o mapa, que exibirá o trajeto da entrega em tempo real.

Guia Visual 3. Mapa

Ao chegar no destino da entrega, toque em  [1].

Guia Visual 4. Botão Cheguei

Se as configurações CFG_VINASS (Ao baixar uma entrega, obrigar vincular assinatura?) e CFG_VINFOT (Ao baixar uma entrega, obrigar vincular foto?) estiverem definidas como Sim, será necessário vincular tanto a assinatura quanto a foto para concluir a entrega.

Para mais detalhes, consulte a documentação sobre as configurações do aplicatico Entregas.

Para vincular a foto, toque em [1]

Guia Visual 5. Botão Foto

A câmera do celular será aberta, tire a foto [1] e toque em para confirmar [2]. Após confirmar, a foto será vinculada à entrega e será indicado no ícone da foto por um círculo verde, contendo o número que representa a quantidade de fotos vinculadas .

Guia Visual 6. Foto
A quantidade de fotos permitidas para o armazenamento da comprovação de entrega é definida através da CFG_TENUFT. Para mais detalhes, consulte a documentação sobre as configurações do aplicativo Entregas.

Para vincular a assinatura, toque em  [1].

Guia Visual 7. Botão Assinatura

A tela para realizar a assinatura será aberta. Informe o nome do recebedor [1] e solicite a assinatura no local destinado [2]. Toque em CONFIRMAR [3]. Após confirmar, a assinatura será vinculada à entrega e será indicada no ícone da assinatura por um círculo verde .

Guia Visual 8. Assinatura

Caso deseje receber o pagamento na entrega, entre em contato com a Citel, pois a equipe irá liberar a CFG_RECENT (Realizar recebimento de pagamentos nas entregas?) e será exibido o botão . Veja a seguir como utlizar essa funcionalidade:

  1. Toque em RECEBER PAG. [1];
  2. Será exibido o valor que o entregador deve receber e um espaço para adicionar um observação [2], caso necessário, como por exemplo, Pago em dinheiro;
  3. Toque em CONFIRMAR [3];
  4. Será exibida a tela para confimar o pagamento, toque em SIM [4].
  5. Retornará para a tela inicial do aplicativo, informando que o pagamento foi recebido com sucesso e o botão será exibido, para dar prosseguimento na operação.

Guia Visual 9. Receber pagamento

Após vincular foto e assinatura, para concluir, toque em [1].

Guia Visual 10. Botão Entregue

Aqui há várias maneiras de continuar, pois diversas situações podem acontecer durante o processo de entrega. Abaixo, serão descritas as situações comuns que podem ocorrer durante o processo de entrega e como o motorista pode lidar com cada uma delas utilizando o aplicativo Entregas:

  • Apenas confirmar a entrega: Após chegar ao local de entrega e verificar os detalhes com o cliente, o motorista pode simplesmente confirmar a entrega no aplicativo sem a necessidade de adicionar observações, ocorrências, ou informar avarias ou faltas. Isso indica que a entrega foi realizada conforme o esperado. Caso esta situação se aplique, consulte o link abaixo:

Depois de tocar em , será exibida a tela Confirmar Entrega? Nessa tela, será possível adicionar uma Observação e/ou uma Ocorrência relacionada à entrega, ou apenas confirmar.

Guia Visual 11. Confirmar entrega

Ao tocar em CONFIRMAR [1], o documento será baixado e você retornará para a tela inicial do aplicativo para iniciar a entrega do próximo documento. Se for o último documento do romaneio, nenhuma informação adicional será apresentada na tela inicial do aplicativo.

Guia Visual 12. Confirmar Entrega

 

  • Adicionar Observação/Ocorrência e confirmar a entrega: Se o motorista identificar alguma informação relevante sobre a entrega que precisa ser registrada, como instruções especiais do cliente, problemas no acesso ao local, ou qualquer outra ocorrência, ele pode adicionar uma observação ou ocorrência no aplicativo antes de confirmar a entrega. Após adicionar as informações necessárias, ele pode então confirmar a entrega. Caso esta situação se aplique, consulte o link abaixo:

Depois de tocar em , será exibida a tela Confirmar Entrega? Nessa tela, será possível adicionar uma Observação e/ou uma Ocorrência relacionada à entrega, ou apenas confirmar. Se optar por Adicionar Observação [1], a tela de observação será aberta, e você poderá informar a observação [2] e tocar em CONFIRMAR [3]. Se tocar em Adicionar Ocorrência [4], as ocorrências cadastradas previamente serão exibidas. Basta selecionar a ocorrência desejada e ela será registrada [5].

É possível visualizar todas as ocorrências através do Painel de Entregas. Clique aqui e consulte a documentação.

Após informar a observação e/ou ocorrência, toque em CONFIRMAR [6]. O documento será baixado e você retornará para a tela inicial do aplicativo para iniciar a entrega do próximo documento. Se for o último documento do romaneio, nenhuma informação adicional será apresentada na tela inicial do aplicativo.

Guia Visual 13. Adicionar obervação e/ou ocorrência

 

  • Informar avaria/falta e confirmar a entrega: Se durante a entrega o motorista notar algum problema, como produtos danificados ou faltantes, ele pode informar a avaria ou falta no aplicativo. Ele precisa fornecer os detalhes necessários sobre o ocorrido e a quantidade afetada. Após isso, ele confirma a entrega, e as informações sobre a avaria ou falta serão registradas junto com a confirmação. Caso esta situação se aplique, consulte o link abaixo:

Se a CFG_BXPRRM (Realizar baixa parcial da entrega (informar falta e avaria)?) estiver definida como Sim, após tocar em   será exibida a seguinte mensagem:

Guia Visual 14. Informar avaria/falta

Para informar avaria ou falta, toque em SIM [1]. Em seguida, serão exibidos os produtos da entrega e nas colunas Qtd. Faltando e Qtd Avaria é possível informar a quantidade correspondente. Toque na coluna desejada [2], informe a quantidade [3], e então toque em CONFIRMAR [4] para confirmar a quantidade. Por fim, toque novamente em CONFIRMAR [5]

Guia Visual 15. Informar avaria/falta

Será exibida a tela Confirmar Entrega? Nessa tela, será possível adicionar uma Observação e/ou uma Ocorrência relacionada à entrega, ou apenas confirmar.

Guia Visual 16. Confirmar entrega

Ao tocar em CONFIRMAR [1], será exibida a tela Finalizando Romaneio, onde será mostrada a porcentagem de conclusão. O documento será baixado e você retornará para a tela inicial do aplicativo para iniciar a entrega do próximo documento. Se for o último documento do romaneio, nenhuma informação adicional será apresentada na tela inicial do aplicativo.

Guia Visual 17. Finalizando romaneio

 

  • Não informar avaria/falta e confirmar a entrega: Se não houver problemas a serem relatados, o motorista pode simplesmente confirmar a entrega sem a necessidade de fornecer informações adicionais sobre avarias ou faltas. Nesse caso, ele confirma a entrega e o pedido é marcado como entregue no sistema. Caso esta situação se aplique, consulte o link abaixo:

Se a CFG_BXPRRM (Realizar baixa parcial da entrega (informar falta e avaria)?) estiver definida como Sim, após tocar em   será exibida a seguinte mensagem:

Guia Visual 18. Informar avaria/falta

Caso toque em NÃO [1], ou seja, para não informar avaria, será exibida a tela para Confirmar a Entrega? Nessa tela, será possível adicionar uma Observação e/ou uma Ocorrência relacionada à entrega, ou apenas confirmar. Caso queira adicionar observação e/ou ocorrencia, siga o passo a passo do link Adicionar Observação/Ocorrência e confirmar a entrega.

Guia Visual 19. Confirmar entrega

Ao tocar em CONFIRMAR [2], o documento será baixado e você retornará para a tela inicial do aplicativo para iniciar a entrega do próximo documento. Se for o último documento do romaneio, nenhuma informação adicional será apresentada na tela inicial do aplicativo.

Guia Visual 20. Não informar avaria

Sim Não
Suggest Edit