Módulo Entregas

Realizar entrega (Pedido não entregue) - Entregas #

O que é

O aplicativo Entregas é uma solução mobile disponível para o sistema operacional Android, desenvolvida para aprimorar a logística das empresas. Sua funcionalidade principal é simplificar o processo de entrega e, integrado ao ERP Autcom, o aplicativo gera automaticamente o melhor trajeto de entregas, proporcionando eficiência e praticidade.

Através do aplicativo Entregas, o motorista possui acesso às entregas que precisam ser realizadas. Além disso, ele pode visualizar o trajeto da entrega em tempo real, confirmar a entrega, adicionar observações e/ou ocorrências e informar sobre a ocorrência de avaria ou falta. Caso não seja possível realizar a entrega devido à ausência do cliente ou por qualquer outro motivo, também é possível registrar essa informação no aplicativo.

A seguir, será demonstrado o passo a passo de como o motorista realiza entregas utilizando o aplicativo Entregas e informa que o pedido não foi entregue.

Caminho para acessar

Acesse o aplicativo no celular.

Precisar Configurar

O aplicativo deve ter sido instalado no celular. Para mais detalhes, clique aqui e consulte a documentação.

Para utilizar o aplicativo, é necessário manter o GPS sempre ativado e permitir o uso da localização o tempo todo.

É necessário ter realizadas as configurações. Para mais detalhes, clique aqui e consulte a documentação.

Ter realizado o cadastro do motorista. Para mais detalhes, clique aqui e consulte a documentação.

Ter gerado a rota de entrega e liberado o romaneio. Clique aqui e consulte a documentação sobre a geração da rota e aqui para consultar a documentação da liberação do romaneio.

Como Fazer

Ao abrir o aplicativo, serão exibidas as entregas que precisam ser realizadas, representadas por cards. Cada card de entrega incluirá as seguintes informações:

  • Endereço de Entrega: O local onde a entrega será realizada.
  • Cliente(s): Os detalhes do(s) cliente(s) que receberão a entrega.
  • Documento(s): Exibe o número do romaneio, informações do documento, nome do vendedor, data da compra e quantidade de itens.
  • Produto(s): Descrição dos produtos a serem entregues.

Para acessar os detalhes do(s) Cliente(s), Documento(s) e Produto(s), toque no ícone  [1] para visualizar as informações completas. Para fechar, toque no ícone [2].

Guia Visual 1. Informações do card

Ao sair para realizar as entregas, toque em  [1].

Guia Visual 2. Botão Iniciar
Ao iniciar a entrega, o tempo de entrega será contabilizado. Você pode interagir diretamente com o responsável pela logística da sua empresa, através do chat, além de informar ocorrências ou realizar uma pausa, caso necessário. Clique nos links correspondentes para consultar a documentação.

 Ao tocar no ícone [1], será apresentado o mapa, que exibirá o trajeto da entrega em tempo real.

Guia Visual 3. Mapa

Ao chegar no destino da entrega, toque em  [1].

Guia Visual 4. Botão Cheguei

Caso não tenha sido possível realizar a entrega, toque em [1].

Guia Visual 5. Botão Não entregue

A tela para selecionar a ocorrência, cadastrada previamente, será exibida.

Guia Visual 6. Informar ocorrência

Aqui há várias maneiras de continuar, pois diversas situações podem acontecer durante o processo de entrega. Abaixo, serão descritas as situações comuns que podem ocorrer durante o processo de entrega e como o motorista pode lidar com cada uma delas utilizando o aplicativo Entregas:

  • Informar ocorrência e finalizar como não entregue: Se ocorrer uma situação em que não seja possível realizar a entrega, o motorista pode informar a ocorrência relevante no aplicativo e finalizar o pedido como não entregue. Isso pode ocorrer, por exemplo, se o cliente não estiver disponível no momento da entrega ou se houver problemas de acesso ao local. Caso esta situação se aplique, consulte o link abaixo:

Depois de tocar em , a tela Ocorrências será exibida.

Toque na ocorrência desejada [1] e toque em NÃO [2], para não inserir uma observação adicional.

Na tela seguinte, toque em FINALIZAR COMO NÃO ENTREGUE [3].

Será exibida a tela Finalizando Romaneio, onde será mostrada a porcentagem de conclusão. O documento será baixado e retornará para a tela inicial do aplicativo para iniciar a entrega do próximo documento. Se for o último documento do romaneio, nenhuma informação adicional será apresentada na tela inicial do aplicativo.

Guia Visual 7. Informar ocorrência e finalizar como não entregue

 

  • Informar ocorrência, adicionar observação e finalizar como não entregue: Caso seja necessário fornecer informações adicionais sobre a ocorrência, como detalhes específicos ou instruções para uma possível nova tentativa de entrega, o motorista pode adicionar uma observação ao registrar a ocorrência. Em seguida, ele pode finalizar o pedido como não entregue.Caso esta situação se aplique, consulte o link abaixo:

Depois de tocar em , a tela Ocorrências será exibida.

Toque na ocorrência desejada [1] e toque em SIM [2] para inserir uma observação adicional.

Na tela seguinte, toque em FINALIZAR COMO NÃO ENTREGUE [3]. Forneça a observação [4], toque em CONFIRMAR [5] e a ocorrência será registrada.

Toque novamente em FINALIZAR COMO NÃO ENTREGUE [6].

Será exibida a tela Finalizando Romaneio, onde será mostrada a porcentagem de conclusão. O documento será baixado e retornará para a tela inicial do aplicativo para iniciar a entrega do próximo documento. Se for o último documento do romaneio, nenhuma informação adicional será apresentada na tela inicial do aplicativo.

É possível visualizar todas as ocorrências através do Painel de Entregas. Clique aqui e consulte a documentação.

Guia Visual 8. Pedido não entregue

 

  • Informar ocorrência e realizar uma nova tentativa de entrega: Se a situação permitir uma nova tentativa de entrega, o motorista pode registrar a ocorrência no aplicativo e optar por realizar uma nova tentativa de entrega. Isso pode ser feito, por exemplo, se o cliente não estiver disponível inicialmente, mas estiver disponível em um horário posterior. Caso esta situação se aplique, consulte o link abaixo:

Depois de tocar em , a tela Ocorrências será exibida.

Toque na ocorrência desejada [1] e toque em NÃO [2], para não inserir uma observação adicional.

Na tela seguinte, toque em TENTAR NOVAMENTE [3] e, assim, a entrega volta a ficar disponível na tela inicial do aplicativo para uma nova tentativa.

Guia Visual 9. Informar ocorrência e realizar uma nova tentativa de entrega

 

  • Informar ocorrência, adicionar observação e realizar uma nova tentativa de entrega: Se além de registrar a ocorrência, for necessário fornecer detalhes adicionais ou instruções específicas para uma nova tentativa de entrega, o motorista pode adicionar uma observação. Em seguida, ele pode realizar uma nova tentativa de entrega. Caso esta situação se aplique, consulte o link abaixo:

Depois de tocar em , a tela Ocorrências será exibida.

Toque na ocorrência desejada [1] e toque em SIM [2] para inserir uma observação adicional.

Forneça a observação [3], toque em CONFIRMAR [4] e a ocorrência será registrada.

Toque em TENTAR NOVAMENTE [5] e, assim, a entrega volta a ficar disponível na tela inicial do aplicativo para uma nova tentativa.

Guia Visual 10. Informar ocorrência, adicionar observação e realizar uma nova tentativa de entrega

 

Ao relatar que um pedido não foi entregue, ele será automaticamente listado no Painel de Entregas, na aba de Pendências. A partir dessa visualização, é possível realizar a liberação do pedido para que seja incluído em um novo romaneio para entrega posteriormente, ou então iniciar o processo de devolução, conforme necessário. Clique aqui e consulte a documentação.
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