Módulo HUB

  1. O que você vai encontrar aqui
  2. Comercial
    1. Cadastros
      1. Anúncios
        1. Ativar promoção no Módulo HUB
        2. Cadastrar promoções no Módulo HUB
        3. Cadastrar variações nos anúncios
        4. Desvincular produtos e anúncios
        5. Duplicar anúncio no módulo HUB
        6. Duplicar promoções no Módulo HUB
        7. Executar alteração de anúncios por Produto Básico
        8. Executar alteração global de anúncios
        9. Executar alteração global de anúncio - Desvincular anúncios em massa
        10. Executar alteração global de anúncios - Importação de arquivo
        11. Exportar anúncios de uma promoção
        12. Gerar log de alteração de preço
        13. Importar anúncios em Massa
        14. Inativar promoção no Módulo HUB
        15. Vincular produtos e anúncios
        16. Vincular múltiplas variações - Mercado Livre
        17. Vincular múltiplas variações - PitStop
        18. Visualizar e responder às perguntas dos anúncios do Mercado Livre
      2. Marketplaces
        1. Adicionar mensagens automáticas (pedidos) - Mercado Livre
        2. Alterar mensagens automáticas (pedidos) - Mercado Livre
        3. Cadastrar marketplace - Adicionar canal de venda
        4. Excluir mensagens automáticas (pedidos) - Mercado Livre
      3. Produtos
        1. Alterar produto no Módulo Hub
        2. Cadastrar anúncio no Módulo HUB
        3. Cadastrar anúncio no Módulo HUB - Madeira Madeira
        4. Cadastrar anúncio no Módulo HUB - Magazine Luiza
        5. Cadastrar anúncio no Módulo HUB - Mercado Livre
        6. Cadastrar anúncio no Módulo HUB - Olist
        7. Cadastrar anúncio no Módulo HUB - PitStop
        8. Cadastrar anúncio no Módulo HUB - SkyHub
        9. Cadastrar anúncio no Módulo HUB - Via Varejo
        10. Cadastrar informações e-commerce para Módulo HUB
        11. Consultar produto no Módulo Hub
        12. Excluir produto no Módulo HUB
        13. Executar carga individual de produto
    2. Configuração
      1. Acesso
        1. Acessar Hub
        2. Cadastrar usuário no Módulo HUB
        3. Liberar direito de acesso (HUBCITEL)
        4. Liberar e remover direito de acesso no Módulo HUB
      2. Anúncio
        1. Definir os parâmetros de precificação para anúncio
        2. Definir os parâmetros do Módulo HUB
      3. Integração
        1. Definir as informações de controle para integração - configurações HubCitel
        2. Definir as informações de controle para integração – configurações Mkp
        3. Definir as informações de controle para integração dos pedidos
    3. Vendas
      1. Expedição
        1. Emitir etiquetas de despacho
      2. Integração
        1. Acompanhar emissão de pedidos
          1. Corrigir erros de integração de pedidos
        2. Analisar Log de Anúncios (erros de comunicação de preço e estoque)
        3. Importar pedidos
  3. Financeiro
    1. Conciliação
      1. Conciliar Valores Recebidos
      2. Importar Planilhas de Repasse

Conciliar Valores Recebidos #

O que é

A conciliação é a segunda etapa do processo de conciliação de valores do Hub. Depois que as planilhas de repasse dos marketplaces são importadas, o sistema compara os valores recebidos com os pedidos registrados, garantindo que os repasses financeiros sejam precisos.

Nesta atividade, você aprenderá como acessar a tela de conciliação, analisar os registros processados e gerar o Relatório de Conciliação, que ajuda a identificar possíveis inconsistências e tomar as medidas corretivas necessárias.

Com esse processo, sua empresa pode assegurar que todos os pagamentos recebidos foram devidamente conciliados, garantindo um fluxo financeiro mais seguro e eficiente.

Para saber mais sobre a primeira etapa, a conciliação, consulte a atividade Importar Planilhas de Repasse.

Caminho para acessar

A conciliação de valores no Hub é feita separadamente para cada marketplace. Isso significa que, se sua empresa vende em plataformas como Mercado Livre, Shopee e Magazine Luiza, cada uma delas disponibilizará sua própria planilha de repasse de valores. Dessa forma, a importação e a conciliação dos dados precisam ser feitas individualmente para cada marketplace.
No sistema, o caminho para essas atividades é o mesmo, sendo necessário apenas selecionar a opção correspondente ao marketplace desejado. Para facilitar a compreensão, utilizaremos o Mercado Livre como exemplo, pois os passos são os mesmos para os demais marketplaces.

Para realizar a conciliação de valores do marketplace, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Financeiro [1], submenu Controle de cartões [2], opção Conciliação [3]. Por fim, selecione na lista [4] o marketplace que deseja fazer a conciliação. No nosso exemplo, será o Mercado Livre:

Caminho de acesso: Financeiro/Controle de Cartões/Conciliação

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Para a versão clássica do ERP Autcom o caminho é:

Caminho de acesso: Principal/Financeiro/Controle de Cartões/Conciliação

Precisa configurar

Antes de realizar esta atividade, é necessário que:

  • As configurações de cartões dos marketplaces utilizados pela empresa tenham sido previamente configuradas pela Citel.
    • Clique aqui e verifique como consultar essas configurações no sistema.
  • Tenha sido realizada a importação da(s) planilhas(s) de repasse do marketplace.
  • O Hub Citel capta os pedidos dos marketplaces e os integra ao ERP Autcom, registrando os pagamentos na Movimentação de Cartões utilizando o cartão cadastrado para essa finalidade. É necessário que o cadastro desse cartão esteja configurado. Certifique-se de que os campos em “Informações para Baixa Otimizada de Cartões” estão preenchidos, pois, sem essa configuração, o sistema não permitirá a finalização da baixa dos registros.

Configurações

Para execução dessa atividade aa configuração abaixo deve ser definida conforme a necessidade da empresa:

Código Descrição Opção
CFG_CTC_AS GERAL – Tipo de Baixa – CARTÕES Essa configuração define como a baixa de cartões será registrada na Movimentação bancária, sendo:

Analítico: cada cartão baixado gera um registro individual para o crédito, débito e taxa. Por exemplo, ao receber 10 cartões, serão registrados no mínimo 30 registros na movimentação bancária.

Sintético: o sistema soma os valores do crédito, débito, taxas e outros (se houver) para cada cartão baixado, resultando em um único lançamento para cada soma. Independentemente do número de cartões baixados, apenas 3 registros serão feitos na movimentação bancária.

Para fins de conciliação bancária, a forma sintética de registro permite que o processo seja mais ágil e menos propenso a erros. Os lançamentos consolidados facilitam a comparação com os extratos bancários.

Essa configuração impacta a baixa de cartões de forma geral, não apenas a conciliação de pagamentos do marketplace.
CFG_BAIOTI GERAL – Utiliza baixa de Cartões otimizada Para a conciliação automática de cartões é obrigatório definir essa configuração como SIM.

Para saber mais sobre esse assunto, consulte a atividade Ajustar o cadastro do cartão para conciliação.

Direito de Acesso

Para execução dessa atividade, é necessário liberar o seguinte direito de acesso no ERP Autcom para o operador responsável:

  • Principal > Controle Financeiro > Controle de Cartões > Conciliação > Conciliação [Nome do Marketplace]

Para saber mais sobre liberação de direito de acesso no ERP Autcom, consulte a atividade Liberar Direito de Acesso (AUTCOM).

Como fazer

Para realizar a conciliação de valores do marketplace, no menu principal do ERP Autcom, localizado à esquerda do sistema, clique na opção Financeiro [1], submenu Controle de cartões [2], opção Conciliação [3]. Por fim, selecione na lista [4] o marketplace que deseja fazer a conciliação. No nosso exemplo, será o Mercado Livre:

Guia Visual 2. Conciliação

Na tela de conciliação, é necessário indicar o período do pagamento a ser conciliado. Digite a Data Inicial [1] e a Data final [2] e clique no botão CONFIRMA [3]:

Guia Visual 3. Período de pagamento
Se o sistema estiver configurado para importar arquivos por empresa, você poderá selecionar a empresa desejada para a conciliação.

Ao confirmar, será gerado o Relatório de Conciliação, que oferece um panorama detalhado dos registros processados dentro do período selecionado. Clique em Ok [1] no AVISO, marque ou desmarque as opções [2] disponíveis, conforme necessário, e clique no botão IMPRIMIR [3] para prosseguir:

Guia Visual 4. Filtrar inconsistências

A parte superior da tela oferece opções para salvar ou imprimir o relatório, caso seja necessário:

Guia Visual 5. Salvar ou imprimir o relatório

A primeira seção do relatório exibe as inconsistências encontradas, se houverem.

O objetivo do relatório de conciliação é fornecer dados que ajudem o operador a identificar a transação para que seja possível realizar os ajustes necessários para concluir a conciliação do pagamento. Caso tenha dificuldade em identificar as colunas, por favor, entre em contato com a Citel.

Os registros são agrupados por tipo de inconsistência [1] e as colunas exibidas variam de acordo com o marketplace, mostrando as informações mais relevantes [2] para cada caso. Ao final de cada grupo, são exibidos os totais [3] correspondentes:

Guia Visual 6. Organização do relatório – Inconsistências

Ao final da lista das inconsistências, o relatório apresenta um resumo geral da conciliação [1], destacando os totais processados. Ajustes e cancelamentos [2] também são mostrados nesse bloco de informações, caso existam. Também é exibida a lista de arquivos importados [3] utilizados para a conciliação, garantindo rastreabilidade e facilitando a conferência:

Guia Visual 7. Organização do relatório – Totais

Para continuar, clique em FECHAR [1] na parte superior da tela do relatório. Em seguida, confirme a ação clicando em OK [2] na mensagem final:

Guia Visual 8. Prosseguir com a conciliação
A partir deste ponto, a baixa segue o mesmo processo das demais baixas de cartões. Como não é possível simular a baixa com dados de marketplaces, utilizaremos imagens da baixa da Cielo para ilustrar os próximos passos. O procedimento é o mesmo para a conciliação de valores do marketplace.

Você será direcionado para a tela de conciliação, onde estarão listados os cartões que serão conciliados [1] de acordo com a legenda [2]. Na lateral direita da tela são exibidas as informações referente a baixa do cartão [3] que estiver selecionado na tela:

Guia Visual 9. Cartões que serão conciliados

Para finalizar a conciliação, clique no botão CONFIRMA [1], informe os campos Documento e Histórico [2] e confirme a baixa na mensagem seguinte clicando em SIM [3]:

Guia Visual 10. Finalizar conciliação

Após a conciliação, será lançado automaticamente os registros no Contas a Pagar referente às taxas dos cartões conciliados, se houverem, e de acordo com as configurações de cartões dos marketplace. 

O registro da conciliação poderá ser consultado a baixa na rotina de Conciliação bancária no caminho Principal > Controle Financeiro > Conciliação Bancária.

Lembrando que, a forma como a baixa é lançada na conciliação bancária, depende da configuração CFG_CTC_AS (GERAL – Tipo de Baixa – CARTÕES). Essa configuração define como a baixa de cartões será registrada na Movimentação bancária. Consulte o tópico Configurações para recordar.

Anexo 1 – Consultar configurações de cartões marketplaces

Para consultar as configurações dos cartões por marketplace, no menu superior do sistema, clique em Configurações [1]. Em seguida, digite sua senha de acesso [2] e clique em CONFIRMA [3]. No campo de busca, digite o nome do marketplace [4] e as configurações estarão disponíveis no grupo CARTÕES [5], o que permite localizar rapidamente as configurações necessárias para cada marketplace:

Guia Visual 5. Consultar as configurações de cartão do marketplace
Sim Não
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