Módulo Desk

  1. O que você vai encontrar aqui
  2. Atendimento
    1. Acompanhamento
      1. Agente
        1. Realizar acompanhamento do painel de agentes
      2. Atendimento
        1. Realizar acompanhamento do painel de atendimentos
    2. Análises
      1. Auditoria
        1. Analisar Log de Auditoria
      2. Indicadores
        1. Analisar indicadores de atendimento
      3. Relatórios
        1. Enviar relatórios automáticos via Whatsapp utilizando gatilhos de informação - Autcom
        2. Fazer manutenção dos gatilhos de informação - Autcom
        3. Gerar relatórios de agentes
        4. Gerar relatórios de atendimentos
        5. Gerar relatórios de filas de atendimento
        6. Gerar relatórios de pausas
        7. Gerar relatórios de reaberturas agendadas
    3. Cadastro
      1. Atendimento
        1. Adicionar campos extras de contatos
        2. Cadastrar contato Citeldesk
        3. Cadastrar etiquetas de Chat de atendimento
        4. Cadastrar etiquetas de Contato
        5. Cadastrar FAQs
        6. Cadastrar fila de E-mail
        7. Cadastrar fila de WhatsApp
        8. Cadastrar galeria de arquivos de atendimento
        9. Cadastrar gatilhos de atendimento
        10. Cadastrar gatilhos de mensagem
        11. Cadastrar grupo de visualização de mensagem
        12. Cadastrar mensagens predefinidas de atendimento
        13. Cadastrar modelos HTML para envio de e-mail
        14. Cadastrar motivos de pausa
        15. Cadastrar novidades
        16. Fazer manutenção da fila de E-mail
        17. Fazer manutenção da fila de WhatsApp
        18. Fazer manutenção de campos extras de contato
        19. Fazer manutenção de contatos Citeldesk
        20. Fazer manutenção de etiquetas de chat do atendimento
        21. Fazer manutenção de etiquetas de contato
        22. Fazer manutenção de FAQs
        23. Fazer manutenção de mensagens predefinidas de atendimento
        24. Fazer manutenção de novidades
        25. Fazer manutenção do grupo de visualização de mensagem
        26. Fazer manutenção do motivo de pausa
        27. Fazer manutenção dos gatilhos de atendimento
        28. Fazer manutenção dos gatilhos de mensagem
        29. Fazer manutenção dos modelos HTML para envio de e-mail
        30. Fazer manutenção na galeria de arquivos de atendimento
      2. Automação
        1. Adicionar Elementos Avançados de Fluxo à uma Trilha de Atendimento
        2. Adicionar Elementos Básicos de Fluxo à uma Trilha de Atendimento
        3. Criar automação: URA Avançada e Fluxo de automação
        4. Criar trilha de atendimento para a URA Avançada ou Fluxo de automação
      3. Usuário
        1. Atribuir permissões e opções para usuários
        2. Cadastrar agente de atendimento
        3. Cadastrar grupo de acesso
        4. Cadastrar grupo de chat interno
        5. Cadastrar usuário administrador Citeldesk
        6. Cadastrar supervisor de atendimento
        7. Fazer manutenção de cadastro de usuário
        8. Fazer manutenção de grupos de acessos
        9. Fazer manutenção do grupo de chat interno
    4. Configuração
      1. Geral
        1. Acessar Citeldesk
        2. Cadastrar operador para envio e recebimento de gatilhos de informação
        3. Definir configurações do Citeldesk
        4. Instalar aplicativo Citeldesk no computador
    5. Operação
      1. Atendimento
        1. Abrir novo atendimento 
        2. Conectar e desconectar da fila de atendimento
        3. Configurar gatilhos de mensagem para envio de notificações automáticas via Whatsapp - Autcom
        4. Enviar notificação via Whatsapp utilizando gatilhos de mensagem - Autcom
        5. Gerar relatórios de atendimentos (Agente de atendimento)
        6. Realizar atendimentos
        7. Utilizar chat interno
        8. Verificar notificações recebidas

Enviar notificação via Whatsapp utilizando gatilhos de mensagem - Autcom #

O que é

Ao utilizar a plataforma de gestão de atendimento Desk, é possível realizar a integração com o Autcom e enviar notificações via WhatsApp de maneira automática através dos chamados gatilhos. Gatilhos são mecanismos ou eventos que acionam a transmissão ou exibição de determinadas informações para os envolvidos no processo.

Nesse sentido, Gatilhos de mensagem são notificações enviadas para os clientes. Os gatilhos serão acionados quando determinadas situações acontecerem, como, por exemplo, geração de um pedido, avisos de cobrança, entre tantos outros, garantindo uma comunicação rápida e efetiva da loja com o cliente nas operações que estão sendo realizadas.

Nessa atividade ilustraremos o processo de acionamento dos gatilhos e como as notificações são exibidas para os clientes.

Caminho para acessar

O caminho de acesso e o procedimento completo para enviar mensagens automáticas via WhatsApp para os clientes pode ser consultado no link abaixo:

Precisa configurar

Para enviar mensagens automáticas via WhatsApp para os clientes, você precisa configurar os Gatilhos de Mensagem. Isso pode ser feito acessando as Configurações do Autcom. Clique no link abaixo para ver o passo a passo dessa atividade:

Como fazer

Ao realizar uma rotina no Autcom associada a um gatilho, uma notificação será automaticamente enviada para o WhatsApp do cliente fornecendo detalhes pertinentes à ação executada.

Para exemplificar, vamos usar o gatilho Alteração do Orçamento. Sempre que um operador do Autcom efetuar mudanças no orçamento, uma mensagem será enviada ao cliente via WhatsApp, contendo informações sobre o novo orçamento.

Atualmente existem 22 grupos de gatilhos de mensagem disponíveis no Autcom. A descrição do gatilho é autoexplicativa, sendo a compreensão do conteúdo intuitiva, bastando a leitura da respectiva descrição. Clique abaixo para visualizar os gatilhos:

Grupo Gatilhos do grupo
001 – Orçamento de venda
  • Inclusão do Orçamento
  • Alteração do Orçamento
  • Transformação do Orçamento em Pedido de Venda
  • Faturamento do Orçamento em documento de Venda (F11, Venda Normal)
  • [F10] Baixa de Orçamento que não será entregue
  • Cancelamento do Orçamento
  • Envio manual pela consulta de orçamento ou reimpressão de documentos
  • Envio de mensagem agendada

002 – Pedido de venda

  • Inclusão do Pedido
  • Impressão da Separação
  • Alteração do Pedido
  • Faturamento Parcial do Pedido documento de Venda (Conf. de Pedidos)
  • Faturamento Total do Pedido documento de Venda (F11, Venda Normal)
  • [F10] Baixa de Pedido que não será entregue
  • Cancelamento do Pedido
  • Envio manual pela consulta de pedidos ou reimpressão de documentos
  • Inclusão/Alteração do Pedido – Pix
003 – Expedição Tipo [2]: Faturamento antes da expedição
  • Baixa de Expedição
004 – Expedição Tipo [3]: Faturamento depois da expedição
  • Impressão do Separação
  • Faturamento Parcial do Pedido documento de VENDA (Expedição)
  • Faturamento Total do Pedido documento de Venda (Expedição)
005 – Expedição Tipo [4]: O pedido não será faturado
  • Impressão da Separação
  • Conferência de Expedição
  • Faturamento do Pedido documento de Venda (Expedição)
  • Faturamento Total do Pedido documento de Venda (Expedição)
006 – Romaneio com expedição [2/3/4]
  • Inclusão do Pedido no Romaneio ou Inclusão do Documento de Venda
  • Baixa do Romaneio
007 – Expedição Tipo [5]: Expedição por romaneio. O pedido não será faturado
  • Inclusão do Pedido no Pré-Romaneio
  • Impressão da Separação
  • Conferência da Expedição
  • Faturamento Total do Peido documento de Venda (Expedição)
  • Ativação do Pré-Romaneio
  • Baixa do Romaneio
008 – Envio de boleto
  • Boleto após faturamento
009 – Avisos de cobrança
  • Aviso de cobrança 1 dia ANTES do vencimento
  • Aviso de cobrança 2 dias ANTES do vencimento
  • Aviso de cobrança 3 dias ANTES do vencimento
  • Aviso de cobrança 4 dias ANTES do vencimento
  • Aviso de cobrança 5 dias ANTES do vencimento
  • Aviso de cobrança 6 dias ANTES do vencimento
  • Aviso de cobrança 7 dias ANTES do vencimento
  • Aviso de cobrança 8 dias ANTES do vencimento
  • Aviso de cobrança 9 dias ANTES do vencimento
  • Aviso de cobrança 10 dias ANTES do vencimento
  • Aviso de cobrança 1 dia APÓS o vencimento
  • Aviso de cobrança 2 dias APÓS o vencimento
  • Aviso de cobrança 3 dias APÓS o vencimento
  • Aviso de cobrança 4 dias APÓS o vencimento
  • Aviso de cobrança 5 dias APÓS o vencimento
  • Aviso de cobrança 6 dias APÓS o vencimento
  • Aviso de cobrança 7 dias APÓS o vencimento
  • Aviso de cobrança 8 dias APÓS o vencimento
  • Aviso de cobrança 9 dias APÓS o vencimento
  • Aviso de cobrança 10 dias APÓS o vencimento
  • Aviso de cobrança 30 dias APÓS o vencimento
011 – Cupom de desconto
  • Venda gerou cupom de desconto
012 – Conserto de Equipamentos
  • F9 Envio de E-mails – Consulta de OS
  • Inclusão de uma nova Ordem de Serviço
  • Baixa/Finalização de uma Ordem de Serviço
  • Imprimir/Enviar Ordem de Serviço para o cliente
014 – Pix
  • Envio de Pix para pagamento de duplicatas – Baixa de Conta a Receber
  • Envio de Pix para geração de crédito ao cliente – Relação de Documentos
015 – Entrega futura
  • Aviso de Baixa de Entrega Futura ao Cliente
016 – App Tá entregue
  • Rota Iniciada
  • Aviso de Ocorrência na Entrega
  • Entrega Concluída
018 – Faturamento NFe
  • Pós-Autorização de Documento Fiscal
  • Envio para Reimpressão de Documentos Pós-Autorização de Documentos
019 – Faturamento NFCe
  • Pós-Autorização de Documento Fiscal
  • Envio para Reimpressão de Documentos Pós-Autorização de Documentos
020 – Faturamento Futuro
  • Inclusão de Faturamento Futuro
  • Envio pela Reimpressão de Documentos
021 – Faturamento NFSe
  • Pós Autorização de Documento Fiscal
022 – Informações de Cobrança
  • Envio de Nota Fiscal
024 – Pedido de Compra
  • Inclusão Pedido de Compra
025 – Aviso de Débito
  • Avisos de Débito
026 – Devolução
  • Inclusão de Devolução

 

Para ter acesso a todos os grupos de gatilhos, é necessário estar na versão 30.74 do Autcom.

Na Prática

Neste tópico, vamos demonstrar como é escrita a mensagem e como ela é exibida para o cliente.

Para facilitar a compreensão, vamos supor que as configurações já tenham sido feitas de acordo com o documento Configurar gatilhos para envio de mensagens automáticas via Whatsapp – Autcom e que o gatilho selecionado seja Inclusão do Orçamento, com o qual você já clicou em Editar Mensagem.

Guia Visual 2. Inclusão do Orçamento

Depois de clicar em Editar Mensagem, uma tela será exibida para que você possa escrever a mensagem. Nessa tela, você tem a opção de utilizar variáveis. As variáveis são utilizadas para armazenar e exibir dados com base em diferentes condições, como as informações do cliente ou o contexto da interação. Veja no Guia Visual 3 um exemplo de modelo de mensagem, onde os números iguais representam a variável e seu código no texto:

Guia Visual 3. Editar Mensagem

Com a mensagem concluída, quando o operador finalizar finalizar o procedimento de inclusão do orçamento no Autcom, o cliente receberá a seguinte mensagem:

Guia Visual 4. Mensagem no WhatsApp
Lembrando que o procedimento completo pode ser consultado na atividade Configurar gatilhos para envio de mensagens automáticas via Whatsapp – Autcom.
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