Módulo Desk

  1. O que você vai encontrar aqui
  2. Atendimento
    1. Acompanhamento
      1. Agente
        1. Realizar acompanhamento do painel de agentes
      2. Atendimento
        1. Realizar acompanhamento do painel de atendimentos
    2. Análises
      1. Auditoria
        1. Analisar Log de Auditoria
      2. Indicadores
        1. Analisar indicadores de atendimento
      3. Relatórios
        1. Enviar relatórios automáticos via Whatsapp utilizando gatilhos de informação - Autcom
        2. Fazer manutenção dos gatilhos de informação - Autcom
        3. Gerar relatórios de agentes
        4. Gerar relatórios de atendimentos
        5. Gerar relatórios de filas de atendimento
        6. Gerar relatórios de pausas
        7. Gerar relatórios de reaberturas agendadas
    3. Cadastro
      1. Atendimento
        1. Adicionar campos extras de contatos
        2. Cadastrar contato Citeldesk
        3. Cadastrar etiquetas de Chat de atendimento
        4. Cadastrar etiquetas de Contato
        5. Cadastrar FAQs
        6. Cadastrar fila de E-mail
        7. Cadastrar fila de WhatsApp
        8. Cadastrar galeria de arquivos de atendimento
        9. Cadastrar gatilhos de atendimento
        10. Cadastrar gatilhos de mensagem
        11. Cadastrar grupo de visualização de mensagem
        12. Cadastrar mensagens predefinidas de atendimento
        13. Cadastrar modelos HTML para envio de e-mail
        14. Cadastrar motivos de pausa
        15. Cadastrar novidades
        16. Fazer manutenção da fila de E-mail
        17. Fazer manutenção da fila de WhatsApp
        18. Fazer manutenção de campos extras de contato
        19. Fazer manutenção de contatos Citeldesk
        20. Fazer manutenção de etiquetas de chat do atendimento
        21. Fazer manutenção de etiquetas de contato
        22. Fazer manutenção de FAQs
        23. Fazer manutenção de mensagens predefinidas de atendimento
        24. Fazer manutenção de novidades
        25. Fazer manutenção do grupo de visualização de mensagem
        26. Fazer manutenção do motivo de pausa
        27. Fazer manutenção dos gatilhos de atendimento
        28. Fazer manutenção dos gatilhos de mensagem
        29. Fazer manutenção dos modelos HTML para envio de e-mail
        30. Fazer manutenção na galeria de arquivos de atendimento
      2. Automação
        1. Adicionar Elementos Avançados de Fluxo à uma Trilha de Atendimento
        2. Adicionar Elementos Básicos de Fluxo à uma Trilha de Atendimento
        3. Criar automação: URA Avançada e Fluxo de automação
        4. Criar trilha de atendimento para a URA Avançada ou Fluxo de automação
      3. Usuário
        1. Atribuir permissões e opções para usuários
        2. Cadastrar agente de atendimento
        3. Cadastrar grupo de acesso
        4. Cadastrar grupo de chat interno
        5. Cadastrar usuário administrador Citeldesk
        6. Cadastrar supervisor de atendimento
        7. Fazer manutenção de cadastro de usuário
        8. Fazer manutenção de grupos de acessos
        9. Fazer manutenção do grupo de chat interno
    4. Configuração
      1. Geral
        1. Acessar Citeldesk
        2. Cadastrar operador para envio e recebimento de gatilhos de informação
        3. Definir configurações do Citeldesk
        4. Instalar aplicativo Citeldesk no computador
    5. Operação
      1. Atendimento
        1. Abrir novo atendimento 
        2. Conectar e desconectar da fila de atendimento
        3. Configurar gatilhos de mensagem para envio de notificações automáticas via Whatsapp - Autcom
        4. Enviar notificação via Whatsapp utilizando gatilhos de mensagem - Autcom
        5. Gerar relatórios de atendimentos (Agente de atendimento)
        6. Realizar atendimentos
        7. Utilizar chat interno
        8. Verificar notificações recebidas

Criar trilha de atendimento para a URA Avançada ou Fluxo de automação #

O que é

Nessa atividade será descrita a segunda etapa que faz parte do processo de automação do Desk: a construção do fluxo de atendimento.

As automações são criadas realizando duas etapas principais: primeiramente, adicionamos uma nova automação e realizamos suas configurações. Num segundo momento,  criamos a trilha de atendimento, que é a configuração do fluxo em si.

A a segunda etapa, é, de fato, a construção do fluxo, criando o que chamamos de trilha de atendimento. O fluxo recebe esse nome, pois trata-se do estabelecimento dos padrões de interação automatizados que visam atender às necessidades específicas dos clientes. A ideia de ‘trilha’ ilustra as diversas situações de atendimento que precisam ser previstas e configuradas.

Para facilitar o entendimento, a etapa foi dividida em 3 atividades:

  • Esta atividade apresenta o conceito de trilha e fornece dicas essenciais a serem consideradas antes de iniciar a construção do fluxo de automação. Além disso, aborda a tela de construção do fluxo de atendimento, explicando como adicionar elementos ao fluxo e destacando as ações disponíveis para cada elemento

No Desk, as trilhas de atendimento são construídas utilizando elementos pré-configurados, classificados em elementos básicos e elementos avançados, que são os componentes da automação. Assim, o trabalho consiste na escolha e aplicação desses elementos para a constituição das trilhas, que, em última instância, devem atender às demandas de informações dos clientes.

Logo, as outras duas atividades que compõem a etapa de criação de trilha, são:

A separação entre os elementos é apenas uma maneira de apresentação, não existem restrições para usar diferentes elementos na mesma trilha. De fato, a combinação desses elementos possibilita a construção de fluxos, atendendo desde trilhas simples e eficazes até fluxos mais complexos, conforme necessário.

Caminho para acessar

Primeiramente, acesse o Desk. Para aprender como acessá-lo, clique aqui.

Acesse a automação para qual você deseja criar a trilha de atendimento. As automações são criadas no menu Configurações, submenu Automação, opção Fluxo de automação e URA. Você pode acessar essa função pela barra de opções superior, indo em Configurações [1], depois Automação [2], e por fim Fluxo de automação e URA [3]:

Caminho de acesso: Configurações/Automação/Fluxo de automação e URA – uralist

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Precisa configurar

Para executar esta atividade, é necessário que o usuário possua o perfil de Administrador no Desk.

Você pode acessar os links abaixo para consultar os documentos sobre esse assunto, onde encontrará mais informações detalhadas:

A automação deve ter sido cadastrada previamente no sistema. Para obter mais detalhes, clique aqui e acesse o documento correspondente.

Como fazer

Para criar uma trilha de atendimento, acesse no sistema o menu Configurações [1], submenu Automação [2], opção Fluxo de automação e URA [3] e na tela Fluxo de automação e URA, localize a automação [4] (Fluxo ou URA) desejada:

Guia Visual 2. Localizar a automação

Em seguida, clique no botão CONFIGURAR FLUXO para abrir a tela de construção do fluxo:

Guia Visual 3. Abrir tela de construção do fluxo

Na tela de construção do fluxo, a parte superior exibe os elementos [1] disponíveis para compor a trilha de atendimento. Além disso, há a identificação da automação [2], um atalho para orientações sobre variáveis [3], opções para salvar [4] e fechar o fluxo [5]. O campo de visão principal é reservado para a área de construção do fluxo [6]:

Guia Visual 4. Tela de construção do fluxo

Podemos dizer que o fluxo de automação é semelhante à um fluxograma. Um fluxograma é como um mapa visual que mostra passo a passo como algo funciona ou o que deve ser feito em determinada situação.

Nesse sentido, um fluxo de automação serve como um guia visual que representa as interações e direcionamentos possíveis dentro do sistema de atendimento. É como um mapa que mostra as opções disponíveis para os usuários e como eles podem navegar pelo atendimento. É uma representação visual das escolhas e direções que as interações na URA podem seguir, ajudando a garantir uma experiência clara e consistente para quem utiliza o serviço.

Por isso, ao construir um fluxo de automação é importante seguir algumas dicas:

  • Área de construção da automação: A área de construção da automação no Desk não tem limite inferior e lateral direita, ou seja, você poderá adicionar os elementos e suas ligações arrastando a tela, isso porque, um fluxograma deve ser escrito dessa forma, da esquerda para a direita e de cima para baixo. Veja o Guia abaixo para entender melhor:

Guia Visual 5. Área de construção da automação

  • Clareza na mensagem inicial: A primeira mensagem ou opção apresentada deve ser clara e direta, orientando os usuários sobre as opções disponíveis.
  • Opções navegáveis: Ofereça opções numeradas ou categorizadas para que os usuários possam navegar facilmente no menu da automação.
  • Feedback e confirmação: Forneça feedback imediato para confirmar a seleção do usuário e orientá-lo sobre as próximas etapas. Isso ajuda a garantir que a interação seja fluida e compreensível.
  • Personalização: Se possível, personalize as respostas ou opções de acordo com o histórico do cliente ou com base em informações disponíveis para tornar a interação mais relevante.
  • Opção de redirecionamento: Ofereça a opção de falar com um atendente humano caso o usuário não encontre a resposta desejada ou prefira uma assistência personalizada.

Elementos do fluxo e suas configurações

Os elementos de uma trilha de atendimento são os componentes que formam a automação, como por exemplo, a mensagem inicial, a tabela de horários, um menu de opções e a mensagem de encerramento.

Para adicionar um elemento à área de construção do fluxo basta clicar sobre ele. O elemento e será adicionado imediatamente e poderá ser posicionado conforme a necessidade, basta clicar no botão e arrastar o elemento pela área. Observe o Guia Visual abaixo para entender melhor:

Guia Visual 6. Adicionar elemento

Os elementos têm ações comuns, como arrastar, remover, adicionar conexão, e também possuem ações específicas, como editar, clonar, adicionar opção, entre outras. Você pode ver e acessar essas ações ao posicionar o mouse sobre o elemento:

Guia Visual 7. Ações sobre os elementos

Todo elemento adicionado ao fluxo deve fazer conexão com outro elemento para fazer sentido na trilha de atendimento. Para fazer a conexão entre os elementos, clique no ícone e arraste até o elemento desejado. Para excluir, basta clicar no X:

Guia Visual 8. Adicionar e remover conexão

Os elementos para a trilha de atendimento se dividem em dois grupos: básicos e avançados. Isso possibilita criar trilhas simples e eficazes com poucos elementos, assim como trilhas mais complexas para atender às diferentes necessidades dos usuários.

Para conhecer e aprender sobre esses elementos, consulte as atividades abaixo:

Lembrando que não existem restrições para combinar diferentes elementos na mesma trilha.
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