Módulo Desk

  1. O que você vai encontrar aqui
  2. Atendimento
    1. Acompanhamento
      1. Agente
        1. Realizar acompanhamento do painel de agentes
      2. Atendimento
        1. Realizar acompanhamento do painel de atendimentos
    2. Análises
      1. Auditoria
        1. Analisar Log de Auditoria
      2. Indicadores
        1. Analisar indicadores de atendimento
      3. Relatórios
        1. Enviar relatórios automáticos via Whatsapp utilizando gatilhos de informação - Autcom
        2. Fazer manutenção dos gatilhos de informação - Autcom
        3. Gerar relatórios de agentes
        4. Gerar relatórios de atendimentos
        5. Gerar relatórios de filas de atendimento
        6. Gerar relatórios de pausas
        7. Gerar relatórios de reaberturas agendadas
    3. Cadastro
      1. Atendimento
        1. Adicionar campos extras de contatos
        2. Cadastrar contato Citeldesk
        3. Cadastrar etiquetas de Chat de atendimento
        4. Cadastrar etiquetas de Contato
        5. Cadastrar FAQs
        6. Cadastrar fila de E-mail
        7. Cadastrar fila de WhatsApp
        8. Cadastrar galeria de arquivos de atendimento
        9. Cadastrar gatilhos de atendimento
        10. Cadastrar gatilhos de mensagem
        11. Cadastrar grupo de visualização de mensagem
        12. Cadastrar mensagens predefinidas de atendimento
        13. Cadastrar modelos HTML para envio de e-mail
        14. Cadastrar motivos de pausa
        15. Cadastrar novidades
        16. Fazer manutenção da fila de E-mail
        17. Fazer manutenção da fila de WhatsApp
        18. Fazer manutenção de campos extras de contato
        19. Fazer manutenção de contatos Citeldesk
        20. Fazer manutenção de etiquetas de chat do atendimento
        21. Fazer manutenção de etiquetas de contato
        22. Fazer manutenção de FAQs
        23. Fazer manutenção de mensagens predefinidas de atendimento
        24. Fazer manutenção de novidades
        25. Fazer manutenção do grupo de visualização de mensagem
        26. Fazer manutenção do motivo de pausa
        27. Fazer manutenção dos gatilhos de atendimento
        28. Fazer manutenção dos gatilhos de mensagem
        29. Fazer manutenção dos modelos HTML para envio de e-mail
        30. Fazer manutenção na galeria de arquivos de atendimento
      2. Automação
        1. Adicionar Elementos Avançados de Fluxo à uma Trilha de Atendimento
        2. Adicionar Elementos Básicos de Fluxo à uma Trilha de Atendimento
        3. Criar automação: URA Avançada e Fluxo de automação
        4. Criar trilha de atendimento para a URA Avançada ou Fluxo de automação
      3. Usuário
        1. Atribuir permissões e opções para usuários
        2. Cadastrar agente de atendimento
        3. Cadastrar grupo de acesso
        4. Cadastrar grupo de chat interno
        5. Cadastrar usuário administrador Citeldesk
        6. Cadastrar supervisor de atendimento
        7. Fazer manutenção de cadastro de usuário
        8. Fazer manutenção de grupos de acessos
        9. Fazer manutenção do grupo de chat interno
    4. Configuração
      1. Geral
        1. Acessar Citeldesk
        2. Cadastrar operador para envio e recebimento de gatilhos de informação
        3. Definir configurações do Citeldesk
        4. Instalar aplicativo Citeldesk no computador
    5. Operação
      1. Atendimento
        1. Abrir novo atendimento 
        2. Conectar e desconectar da fila de atendimento
        3. Configurar gatilhos de mensagem para envio de notificações automáticas via Whatsapp - Autcom
        4. Enviar notificação via Whatsapp utilizando gatilhos de mensagem - Autcom
        5. Gerar relatórios de atendimentos (Agente de atendimento)
        6. Realizar atendimentos
        7. Utilizar chat interno
        8. Verificar notificações recebidas

Cadastrar fila de E-mail #

O que é

Essa atividade visa descrever como realizar o cadastro e configuração de filas de e-mail no Desk.

Caminho para acessar

Primeiramente, acesse o Desk. Para aprender como acessá-lo, clique aqui.

O cadastro de filas é feito no menu Configurações, submenu Filas. Você pode acessar essa função pela barra de opções superior, indo em Configurações [1] e depois em Filas [2]:

Caminho de acesso: Menu Configurações/Filas – queueslist

Grupo de acesso 1. Caminho de acesso

Precisa configurar

Para executar esta atividade, é necessário que o usuário possua o perfil de Administrador no Desk.

Você pode acessar os links abaixo para consultar os documentos sobre esse assunto, onde encontrará mais informações detalhadas:

Como fazer

As filas são cadastradas em duas etapas: primeiramente adicionamos uma fila e, num segundo momento, realizamos as configurações da fila.

Adicionar fila

Para cadastrar uma fila no Desk, acesse no sistema o menu Configurações [1], submenu Filas [2], e na tela Filas, clique no botão ADICIONAR [3], conforme mostra o Guia Visual 2:

Guia Visual 2. Adicionar fila

Na tela Adicionar nova fila, as informações são preenchidas como segue:

Guia Visual 3. Informações

Nome da fila: dê um nome para a fila de atendimento, como o nome da empresa ou do setor, facilitando a identificação da fila.

Tipo: para configurar uma fila de E-mail, selecione o tipo E-mail:

Guia Visual 4. Tipo da fila

Os demais tipos de filas são tratados em atividades específicas. Clique no(s) link(s) abaixo para consultá-la(s):

Após preencher as informações, clique no botão ADICIONAR [1] e aguarde a mensagem de sucesso do cadastro [2]:

Guia Visual 5. Salvar o cadastro

A fila cadastrada será adicionada ao final da lista de Filas:

Guia Visual 6. Fila cadastrada

Após adicionar a fila, é necessário configurá-la.


No Desk, é possível ordenar as colunas das tabelas de dados, como na lista de Usuários, em ordem crescente ou decrescente. Para isso, basta clicar no nome da coluna desejada. Confira o exemplo abaixo para entender melhor o processo:

Guia Visual 5. Ordenar colunas

Configurar fila de e-mail

Encontre a fila [1] desejada  e clique no ícone  [2] para abrir os campos para configuração [3]:

Guia Visual 7. Configuração da fila

As configurações são divididas em abas e são preenchidas como segue:

Guia Visual 8. Abas de configuração
Não é obrigatório preencher todos os campos nesta etapa para salvar o cadastro. Clique no botão SALVAR no final do formulário sempre que terminar uma seção, já que alguns campos podem depender de informações prévias ou não são obrigatórios.

1 – Conexão

Os campos referente à conexão, tanto Dados para envio [1] quanto Dados para recebimento [3] devem ser preenchidos de acordo com as instruções do servidor de e-mails que sua empresa trabalha.

Guia Visual . Configurar conexão

Utilize os botões ENVIAR TESTE [2] (testa o envio de e-mail de acordo com as informações preenchidas em Dados para envio) e TESTAR RECEBIMENTO [4] (testa o recebimento de e-mail de acordo com as informações preenchidas em Dados para recebimento) para confirmar o correto preenchimento dos campos. Estando correto, clique no botão SALVAR DADOS [5] para finalizar a configuração da conexão.

Não é obrigatório utilizar ambas as conexões. Você pode, por exemplo, optar por trabalhar exclusivamente com o envio de e-mails.

2 – Configurações

Para inserir os detalhes desta aba, é essencial ter configurado as opções na aba Conexão.

Na aba Configurações, são preenchidas as informações relacionadas aos atendimentos. Vamos dividir a explicação em dois grupos de campos: GRUPO 1 e GRUPO 2, conforme mostra o Guia Visual abaixo:

Guia Visual 10. Configurações

No GRUPO 1, é possível alterar o nome inicial que foi dado a fila editando o campo Nome da fila:

Guia Visual 11. Nome da fila

Os demais campos são campos de seleção. Ao mover o cursor do mouse sobre eles, o sistema exibe breves descrições que fornecem orientações sobre como preencher o campo. Isso é exemplificado no Guia Visual 12:

Guia Visual 12. Configurações Grupo 1

Observações sobre os campos:

  • Atendimentos/agente (máx): limite de atendimentos distribuídos pela URA. Atendimentos transferidos, atendimentos de outras filas ou abertos pelo agente, não são contabilizados nesse limite.
  • Exigir motivo de encerramento: é interessante trabalhar com motivos de encerramento para documentar e encerrar as solicitações de forma adequada, fornecendo dados para melhorar os atendimentos.
  • Enviar para URA: define qual será o fluxo de automação da fila.
  • Aplicar gatilhos aos ativos e Aplicar gatilhos aos agendados: para esses campos é necessário que tenha sido realizado o cadastro dos gatilhos de atendimento. Clique aqui para consultar a atividade Cadastrar gatilhos de atendimento.

No GRUPO 2, nós temos os campos para indicarmos os Filtros para transferências, Motivos para encerramento e Gatilhos de mensagem:

Guia Visual 13. Configurações Grupo 2

Para preencher os filtros para transferência e motivos de encerramento, basta digitar a informação e pressionar enter no teclado. Para excluir, clique no X:

Guia Visual 13. Filtros de transferência e Motivos de encerramento

Para o campo Gatilhos de mensagem é necessário que tenha sido realizado o cadastro dos gatilhos de mensagem. Clique aqui para consultar a atividade Cadastrar gatilhos de mensagem. Assim, basta selecionar na lista o gatilho desejado:

4 – API e Webhooks

Nessa aba é configurado um token para uso dos gatilhos do Autcom no Desk. Esse assunto não será abordado nessa documentação. Por favor, aguarde a produção do conteúdo sobre Gatilhos Autcom.

Para realizar a manutenção (pesquisar, editar e excluir) das filas cadastradas, consulte a atividade Fazer manutenção de fila de E-mail.
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