Módulo Desk

  1. O que você vai encontrar aqui
  2. Atendimento
    1. Acompanhamento
      1. Agente
        1. Realizar acompanhamento do painel de agentes
      2. Atendimento
        1. Realizar acompanhamento do painel de atendimentos
    2. Análises
      1. Auditoria
        1. Analisar Log de Auditoria
      2. Indicadores
        1. Analisar indicadores de atendimento
      3. Relatórios
        1. Enviar relatórios automáticos via Whatsapp utilizando gatilhos de informação - Autcom
        2. Fazer manutenção dos gatilhos de informação - Autcom
        3. Gerar relatórios de agentes
        4. Gerar relatórios de atendimentos
        5. Gerar relatórios de filas de atendimento
        6. Gerar relatórios de pausas
        7. Gerar relatórios de reaberturas agendadas
    3. Cadastro
      1. Atendimento
        1. Adicionar campos extras de contatos
        2. Cadastrar contato Citeldesk
        3. Cadastrar etiquetas de Chat de atendimento
        4. Cadastrar etiquetas de Contato
        5. Cadastrar FAQs
        6. Cadastrar fila de E-mail
        7. Cadastrar fila de WhatsApp
        8. Cadastrar galeria de arquivos de atendimento
        9. Cadastrar gatilhos de atendimento
        10. Cadastrar gatilhos de mensagem
        11. Cadastrar grupo de visualização de mensagem
        12. Cadastrar mensagens predefinidas de atendimento
        13. Cadastrar modelos HTML para envio de e-mail
        14. Cadastrar motivos de pausa
        15. Cadastrar novidades
        16. Fazer manutenção da fila de E-mail
        17. Fazer manutenção da fila de WhatsApp
        18. Fazer manutenção de campos extras de contato
        19. Fazer manutenção de contatos Citeldesk
        20. Fazer manutenção de etiquetas de chat do atendimento
        21. Fazer manutenção de etiquetas de contato
        22. Fazer manutenção de FAQs
        23. Fazer manutenção de mensagens predefinidas de atendimento
        24. Fazer manutenção de novidades
        25. Fazer manutenção do grupo de visualização de mensagem
        26. Fazer manutenção do motivo de pausa
        27. Fazer manutenção dos gatilhos de atendimento
        28. Fazer manutenção dos gatilhos de mensagem
        29. Fazer manutenção dos modelos HTML para envio de e-mail
        30. Fazer manutenção na galeria de arquivos de atendimento
      2. Automação
        1. Adicionar Elementos Avançados de Fluxo à uma Trilha de Atendimento
        2. Adicionar Elementos Básicos de Fluxo à uma Trilha de Atendimento
        3. Criar automação: URA Avançada e Fluxo de automação
        4. Criar trilha de atendimento para a URA Avançada ou Fluxo de automação
      3. Usuário
        1. Atribuir permissões e opções para usuários
        2. Cadastrar agente de atendimento
        3. Cadastrar grupo de acesso
        4. Cadastrar grupo de chat interno
        5. Cadastrar usuário administrador Citeldesk
        6. Cadastrar supervisor de atendimento
        7. Fazer manutenção de cadastro de usuário
        8. Fazer manutenção de grupos de acessos
        9. Fazer manutenção do grupo de chat interno
    4. Configuração
      1. Geral
        1. Acessar Citeldesk
        2. Cadastrar operador para envio e recebimento de gatilhos de informação
        3. Definir configurações do Citeldesk
        4. Instalar aplicativo Citeldesk no computador
    5. Operação
      1. Atendimento
        1. Abrir novo atendimento 
        2. Conectar e desconectar da fila de atendimento
        3. Configurar gatilhos de mensagem para envio de notificações automáticas via Whatsapp - Autcom
        4. Enviar notificação via Whatsapp utilizando gatilhos de mensagem - Autcom
        5. Gerar relatórios de atendimentos (Agente de atendimento)
        6. Realizar atendimentos
        7. Utilizar chat interno
        8. Verificar notificações recebidas

Cadastrar agente de atendimento #

O que é

Existem no Desk três tipos de usuários: Administrador, Supervisor e Agente de atendimento.

Essa atividade visa descrever como realizar o cadastro do usuário do tipo Agente de atendimento.

É importante saber que este tipo possui um limite de número de usuários determinado pelo contrato entre a Citel e o cliente. Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com o Suporte Citel.

Caminho para acessar

Primeiramente, acesse o Desk. Para aprender como acessá-lo, clique aqui.

O cadastro de usuário é feito no menu Configurações, submenu Usuários, que é acessado através da barra de opções superior, menu Configurações [1], opção Usuários [2]:

Caminho de acesso: Configurações/Usuários – userslist

Guia Visual 1. Caminho de acesso

Precisa configurar

Para executar esta atividade, é necessário que o usuário possua o perfil de Administrador no Desk.

Você pode acessar os links abaixo para consultar os documentos sobre esse assunto, onde encontrará mais informações detalhadas:

Como fazer

O cadastro do usuário do tipo agente de atendimento ocorre em duas etapas: na primeira, adicionamos informações básicas como nome, tipo e dados de acesso ao sistema. Na segunda etapa, cadastramos informações referentes aos atendimentos, como filas, grupos de acesso, visualização, número de atendimentos simultâneos, entre outros.

1ª Etapa – Informações básicas

Para adicionar um usuário do tipo agente de atendimento no Desk, acesse no sistema o menu Configurações [1], opção Usuários [2] e, na tela Usuários, clique no botão ADICIONAR [3], conforme mostra o Guia Visual abaixo:

Guia Visual 2. Adicionar usuário

Na tela Novo usuário, as informações são preenchidos como segue:

Guia Visual 3. Novo usuário – Informações básicas

Usuário: o usuário deve ser único no sistema, logo, deve ser informado um usuário que ainda não esteja em uso.

Nome: informe o nome do usuário.

Senha: defina a senha de acesso para o usuário. É recomendado que se utilize letras, números e caracteres especiais para maior segurança. O sistema nos auxilia nessa definição mostrando a força [1] da senha e o símbolo [2] permite visualizar a senha digitada:

Guia Visual 4. Senha

Para criar uma senha forte de acesso, priorize a complexidade e a exclusividade. Opte por uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, evitando informações pessoais óbvias. Certifique-se de que a senha tenha pelo menos 12 caracteres e seja única para cada conta, evitando reutilização. A mudança periódica da senha e o uso de gerenciadores de senhas também são práticas recomendadas para garantir uma senha forte e segura.

Todo esse cuidado é importante para proteger não somente os dados de usuários cadastrados, mas principalmente as conversas que acontecerão entre os agentes e seus clientes, que podem conter informações sigilosas e importantes.

 

Tipo: o tipo, no caso do cadastro do usuário agente de atendimento do Desk, deve ser Agente. Clique na seta [1] do campo e selecione Agente [2]:

O Agente utiliza exclusivamente o desktop para acessar a plataforma, enquanto o Agente Mobile tem a flexibilidade de acessar tanto pelo desktop quanto por dispositivos móveis.
Guia Visual 5.  Tipo do usuário: Agente

Após preencher as informações, clique no botão ADICIONAR [1] e aguarde a mensagem de sucesso do cadastro [2]:

Guia Visual 6. Salvar o cadastro

Ao finalizar essa etapa, o usuário será incluído na lista de usuários do sistema:

Guia Visual 7. Usuário cadastrado

Para pesquisar um usuário, você pode encontrá-lo diretamente na lista de usuários [1] ou usar o campo de pesquisa [2]. Esse campo age como um filtro e o sistema mostrará automaticamente o resultado [3] na tela, como ilustrado no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 8. Pesquisar usuário


No Desk, é possível ordenar as colunas das tabelas de dados, como na lista de Usuários, em ordem crescente ou decrescente. Para isso, basta clicar no nome da coluna desejada. Confira o exemplo abaixo para entender melhor o processo:

Guia Visual 9. Ordenar colunas

2ª Etapa – Informações referentes aos atendimentos

Após adicionar o usuário, devemos realizar a segunda etapa do cadastro preenchendo as informações referentes aos atendimentos.

Na tela de Usuários, encontre o usuário [1] na lista e clique no ícone [2] correspondente para ter acesso aos campos necessários [3]:

Guia Visual 10. Campos adicionais de cadastro

Para facilitar o entendimento, vamos dividir a explicação conforme mostra o Guia Visual 11:

Guia Visual 11. Divisão dos campos adicionais – divisão
Nesta etapa, não é obrigatório preencher todos os campos para salvar as informações. A cada alteração, você pode clicar no botão SALVAR, localizado no final do cadastro, para gravar as mudanças.

[1] Dados adicionais

Além do Nome que já foi preenchido no cadastro inicial, existem outros campos que precisam ser definidos para o usuário. Aqui estão eles:

Guia Visual 12. Dados adicionais

Nome: é o nome do usuário que foi preenchido durante o cadastro principal.

Número máximo de atendimentos: defina o número máximo de atendimentos simultâneos atribuídos ao agente. Se indicado 0, não haverá limite. Atendimentos atribuídos por preferência do contato, atendimentos travados e transferências, não obedecem a esse limite.

Grupos de visualização: mensagens trocadas pelo atendimento enquanto atribuído a esse agente serão visíveis apenas para o grupo de visualização definido nesse campo. Isso significa que somente supervisores, administradores e outros agentes nesse mesmo grupo de visualização verão as mensagens enviadas e recebidas durante a atribuição do atendimento a esse agente. Para selecionar um grupo de visualização, clique no ícone .

Os grupos devem ser cadastrados previamente no sistema. Consulte a atividade Cadastrar grupo de visualização de mensagens para mais detalhes. 

Filtros: os filtros indicados aqui podem ser utilizados posteriormente no elemento de transferência das automações para direcionar o atendimento para o agente. Para saber mais sobre esse assunto, clique aqui. Para inserir um filtro, basta digitar o nome do filtro e pressionar enter no teclado. Para excluir um filtro, clique no X, conforme mostra o Guia Visual abaixo:

Guia Visual 13. Inserir e remover filtros
  • Lembre-se, caso tenha finalizado o cadastro, clique no botão SALVAR para gravar as alterações.
Quando na configuração Geral do Desk foi definida uma fila para envio de notificações, o campo Número para notificações ficará disponível no cadastro de usuários e deve ser preenchido com o número de WhatsApp para receber as notificações enviadas pelo sistema. Para saber mais sobre isso, consulte a atividade Definir configurações do Desk.

[2] Atribuir permissões e opções para os usuários

Para mais detalhes desse procedimento e das permissões, consulte a atividade Atribuir permissões e opções para usuários.

É necessário atribuir as permissões do usuário no sistema. Para permitir [1] ou remover [2] a permissão de alguma opção, basta clicar sobre o ícone, respectivamente, ou , conforme mostra o Guia Visual abaixo:

Guia Visual 14. Liberar ou remover permissões
Para usuários do tipo agente, é essencial habilitar a permissão Funções de chat. Sem ela, não será possível atribuir filas ao usuário, o que resultará na impossibilidade de realizar atendimentos. As demais opções ficam a critério do administrador.
  • Lembre-se, caso tenha finalizado o cadastro, clique no botão SALVAR para gravar as alterações.

[3] Atribuir filas de atendimento ao usuário

Para essa etapa é necessário que as filas estejam cadastradas no sistema. Para mais detalhes desse procedimento consulte a atividade Cadastrar fila de atendimento.

É necessário atribuir as filas de atendimento às quais o agente irá atender.

Posicione o cursor do mouse sobre o campo Filas [1]. As filas cadastradas no sistema [2] serão exibidas e você pode fazer a seleção na lista [3] ou digitar o nome da fila no campo e selecioná-la em seguida [4]:

Guia Visual 15. Atribuir filas ao usuário
  • Lembre-se, caso tenha finalizado o cadastro, clique no botão SALVAR para gravar as alterações.

[4] Atribuir grupos de acesso ao usuário

Para essa etapa é necessário que os grupos de acesso já estejam cadastradas no sistema. Para mais detalhes desse procedimento consulte a atividade Cadastrar grupo de acesso.

Nesse campo você especifica a quais grupos de acesso esse usuário faz parte.

Posicione o cursor do mouse sobre o campo Grupos de acesso [1]. Os grupos cadastradas no sistema [2] serão exibidos e você pode fazer a seleção na lista [3] ou digitar o nome do grupo no campo e selecioná-lo em seguida [4]:

Guia Visual 16. Atribuir grupos de acesso ao usuário
  • Lembre-se, caso tenha finalizado o cadastro, clique no botão SALVAR para gravar as alterações.
Para realizar a manutenção (editar, trocar senha, desconectar usuário e etc) do usuário cadastrado, consulte a atividade Fazer manutenção em cadastro de usuário.
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