ERP Autcom

  1. O que você vai encontrar aqui
  2. Cadastros
    1. Cadastros básicos
      1. Financeiro
        1. Cadastrar Plano de Contas
        2. Cadastrar Portador
        3. Fazer manutenção no cadastro do plano de contas
        4. Fazer manutenção no cadastro do portador
    2. Segurança
      1. Direitos de acesso
        1. Liberar Direito de Acesso (AUTCOM)
        2. Liberar Direito de Acesso (AUTCOM) - Herança Operador
  3. Financeiro
    1. Contas a receber
      1. Pix Citel
        1. Acompanhamento
          1. Consultar Histórico de Pix gerado (Devolvidos, Expirados, Removidos)
          2. Consultar relação de Pix gerados
          3. Enviar QR Code Pix por Whatsapp
          4. Reenviar e-mail com com dados do Pix
        2. Cadastros
          1. Ajustar o cadastro do cliente para recebimento dos dados de pagamento Pix
          2. Ajustar o cadastro do operador para envio dos dados de pagamento Pix
          3. Cadastrar Condição de Pagamento Pix
          4. Notificar o operador que o Pix gerado no pedido foi pago
          5. Notificar o operador sobre o vencimento do certificado do PIX
        3. Configuração
          1. Cadastrar aplicação no Portal Developers BB - Pix - Banco do Brasil
          2. Cadastrar usuário no Portal Developers BB - Pix - Banco do Brasil
          3. Configurar o ERP Autcom para uso do Pix Citel - Portal de Conexões
          4. Consultar orientações para jornada de ativação e configuração - Pix Citel
          5. Enviar os certificados Pix no Portal Developers BB - Pix - Banco do Brasil
          6. Gerar certificados Pix - Banco Bradesco
          7. Gerar certificados Pix - Banco do Brasil
          8. Gerar certificados Pix - Banco Santander
          9. Gerar certificados Pix - Banco Sicoob
          10. Gerar certificados Pix - Banco Sicredi
          11. Validar dados de autorização para uso do Pix Citel
        4. Operação
          1. Cancelar o Pix gerado
          2. Fazer estorno de recebimento com Pix
          3. Fazer recebimento com PIX - Baixa de contas a receber
          4. Fazer recebimento com Pix - No caixa [F11] Conf. Orç.
          5. Fazer recebimento com Pix - No caixa [F2] Recebimentos
          6. Gerar crédito para cliente com pagamento Pix à distância
          7. Gerar pedido para pagamento com Pix
          8. Receber Pix gerado na Relação de Documentos com Pix Gerados
      2. Boletos
        1. Acompanhamento
        2. Configuração
          1. Configurar carteira - Banco do Brasil [400p7d]
          2. Configurar carteira - Banco do Brasil [Online]
          3. Configurar carteira - Bradesco [400p]
          4. Configurar carteira - BTG Pactual [240p]
          5. Configurar carteira - Caixa Econômica Federal [240p]
          6. Configurar carteira - Cecred [240p]
          7. Configurar carteira - Cresol [240p]
          8. Configurar carteira - Inter [Online]
          9. Configurar carteira - Itaú [400p]
          10. Configurar carteira - Itaú [Online]
          11. Configurar carteira - Safra [400p]
          12. Configurar carteira - Santander [400p]
          13. Configurar carteira - Sicoob [240p]
          14. Configurar carteira - Sicredi [400p]
          15. Configurar carteira - Sicredi [Online]
          16. Gerar boleto teste
          17. Gerar remessa teste
        3. Operação
          1. Gerar duplicata

Configurar o ERP Autcom para uso do Pix Citel - Portal de Conexões #

O que é

Nesta atividade vamos descrever como realizar as configurações do ERP Autcom para uso do Pix Citel no Portal de Conexões da Citel utilizando a ferramenta Pix – Configurações.

O Portal de Conexões é um aplicativo desenvolvido pela Citel, projetado para conectar-se aos servidores dos clientes. Além disso, oferece uma série de ferramentas que desempenham diversas funções, incluindo a configuração rápida e prática nos clientes, especialmente em situações que envolvem muitos passos manuais, como é o caso do Pix Citel.

Esse é um dos passos para implantar o processo de recebimento com Pix integrado com o ERP Autcom. Para ter uma visão completa do processo, clique aqui.

Caminho para acessar

O Portal de Conexões está disponível na área de trabalho do colaborador da Citel. Clique duas vezes sobre seu ícone [1] e faça login digitando seus dados de acesso [2]. Em seguida, clique na opção Portal [3], conforme mostra o Guia Visual abaixo:

Guia Visual 1. Acesso Portal de Conexões

Na tela do Portal, pesquise [1]selecione [2] a empresa que será configurada. Em seguida, clique na opção Ferramentas [3], conforme ilustrado no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 2. Acesso às Ferramentas

As ferramentas disponíveis serão exibidas no canto direito da tela. No campo de pesquisa, digite Pix [1], clique sobre o resultado Pix – Configurações [2] para abrir a ferramenta. Digite a senha de acesso e clique no botão CONFIRMA [3] (verifique a senha com o Suporte Citel), conforme mostra o Guia Visual 3:

Guia Visual 3. Pesquisar e selecionar a ferramenta Pix – Citel

Ao confirmar, o sistema abrirá a ferramenta Configurações do Pix no Cliente:

Guia Visual 4. Configurações do Pix no Cliente

Precisa configurar

Direito de Acesso

Para realizar essa atividade o usuário deve ser um colaborador da Citel com acesso aos sistemas e aplicativos da empresa.

O aplicativo visa simplificar as configurações para receber pagamentos via Pix, porém, é fundamental coletar e confirmar as informações diretamente com o cliente antes de prosseguir. Para saber quais informações são necessárias, consulte a atividade Consultar orientações para os clientes – Pix Citel.

Como fazer

Para realizar as configurações Pix – Citel no cliente, acesse a ferramenta Configurações do Pix no Cliente no Portal de Conexões Citel, conforme descrito no tópico Caminho para acessar. O Guia Visual abaixo mostra a tela inicial da ferramenta:

Guia Visual 5. Configurações do Pix no Cliente

Para iniciar, em Conexão [1], verifique se a conexão com servidor da Empresa Física foi estabelecida corretamente. Se não, clique no botão RECARREGAR DADOS [2] para realizar novamente a conexão.

Guia Visual 6. Conexão

No campo Empresa, clique no botão e selecione a empresa correspondente ao CNPJ que foi feito o processo do Pix junto ao banco:

Guia Visual 7. Empresa

Com a conexão estabelecida e a empresa selecionada, vamos começar a configuração. Existem 5 abas de configurações disponíveis, que são:

  • Configurações
  • Contas Bancárias
  • Portadores
  • Condições de Pagamento
  • Direitos de acesso
  • Configurações de Email/SMS/Whatsapp
Guia Visual 8. Abas de configurações

A seguir, descreveremos como preencher cada uma dessas abas.

Configurações

Na aba Configurações estão disponíveis todas as configurações necessárias de serem definidas no ERP Autcom. Para iniciar, clique o botão ALTERAR:

Guia Visual 9. Aba Configurações

Na lista de configurações, as configurações que devem ser preenchidas estão em destaque no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 10. Configurações a definir

As configurações devem ser definidas como segue:

CFG_USAPIX: clique no botão e selecione S para para habilitar a rotina de recebimentos pela modalidade Pix.

CFG_HOMPIX: clique no botão e selecione N, pois o Pix é utilizado apenas em ambiente de produção.

CFG_CHAPIX: clique no botão e selecione a chave Pix cadastrada na conta bancária destinada ao recebimento Pix.

Para selecionar uma chave na lista, é necessário configurar primeiro as abas Contas Bancárias e Portadores. Se o campo estiver em branco, configure essas abas e retorne para preenchê-lo posteriormente.

CFG_CTAPIX: o recebimento via Pix QR Code é uma transação à vista. Portanto, selecione o plano de contas adequado para esse tipo de recebimento e informado pelo cliente.

O plano de contas deve estar previamente cadastrado no ERP Autcom. Caso seja necessário realizar o cadastro, consulte a atividade Cadastrar Plano de conta.

As demais configurações são padrão e não devem ser alteradas, pois já estão definidas como deve. São elas:

Guia Visual 11. Configurações padrão
  • A configuração CFG_DEVPIX, embora seu padrão seja NÃO, atualmente, todos os bancos, com exceção do Sicredi, estão aptos a realizarem a devolução do dinheiro ao cliente de forma automática, desde que o sistema esteja configurado dessa forma. Consulte a atividade Fazer estorno de recebimento com Pix para saber mais sobre esse assunto.
  • As configurações relacionadas ao envio de SMS automático para clientes depende da contratação de um serviço adicional. Entre em contato com o Suporte Citel para saber mais sobre esse assunto.

Clique no botão GRAVAR, localizado na parte inferior da tela, para gravar as alterações realizadas:

Guia Visual 12. Gravar alterações

Contas Bancárias

Na aba Contas Bancárias é selecionada a conta [1] que receberá os pagamentos, bem como são informados os dados da chave Pix [2] e dados de autorização Pix [3]:

Guia Visual 13. Aba Contas Bancárias

Para iniciar, devemos selecionar a conta bancária destinada a receber os pagamentos. Se a conta bancária já estiver cadastrada no ERP Autcom, ela será disponibilizada para seleção. Clique no botão e selecione a conta informada pelo cliente:

Guia Visual 14. Selecionar conta

Se a conta bancária não estiver cadastrada no ERP Autcom, será necessário incluir a conta. Clique no botão ADICIONAR CONTABANCÁRIA para que os campos sejam habilitados para edição:

Guia Visual 15. Incluir conta bancária

Preencha os campos como segue:

  • Banco: clique no botão e selecione o banco da conta.
  • Empresa: clique no botão e selecione a empresa.
  • Agência: informe o número da agência.
  • Conta Corrente: informe o número da conta.
  • Tipo: selecione o tipo de conta (Corrente, Poupança ou Outros).
  • Descrição: dê uma descrição para a conta. Sugerimos que a descrição identifique o banco e a loja, por exemplo, ITAÚ LJ003.
  • Observação: use este campo para adicionar informações relevantes, na sua opinião.
  • Pix todos os bancos: deixe esse campo como N.

Clique no botão GRAVAR, localizado na parte inferior da tela, para gravar a inclusão da conta:

Guia Visual 16. Gravar inclusão de conta
A inclusão da conta equivale ao cadastro de conta bancária realizado no ERP Autcom. Para verificar o cadastro feito, siga o caminho: Principal > Manutenção de Cadastros > Auxiliares > Contas Bancárias e busque pela conta criada.

Após selecionar a conta, iremos vincular a ela as credenciais Pix. Clique no botão ALTERAR [1] para habilitar os campos Chaves Pix da Conta [2] e Dados de Autorização Pix [3]:

Guia Visual 17. Dados Pix

Em Chaves Pix da Conta, clique no botão INCLUIR [1], informe o Tipo do Pix [2] e a Chave [3] informada pelo cliente. A opção Chave Ativa será marcada automaticamente. Feito isso, clique no botão GRAVAR [4] para salvar os dados:

Guia Visual 18. Incluir Chave
Para alterar ou excluir uma chave, clique novamente no botão ALTERAR [1] da conta, selecione a chave na lista, e utilize os botões auxiliares [2] ALTERAR e EXCLUIR disponíveis na tela:

Guia Visual 19. Alterar ou excluir chave

Para finalizar essa etapa, acesse a aba Dados de Autorização Pix [1]. Clique no botão ALTERAR [2] para inserir os certificados e as informações necessárias para autorizar as transações Pix:

Guia Visual 20. Dados de Autorização Pix

Os campos exibidos na tela podem variar conforme o banco da conta bancária selecionada. Para acessar os campos específicos de cada banco, clique nos links abaixo:

Guia Visual 21. Dados de Autorização Pix – Banco Bradesco

Os campos devem ser preenchidos como segue:

  • Client ID e Client Secret: Essas informações são fornecidas pelo Bradesco ao cliente após este solicitar ao banco as credenciais para uso do Pix em ambiente de homologação. Se o cliente ainda não tiver encaminhado o e-mail recebido, solicite-o a ele. Acesse o e-mail, copie e cole as informações nos campos correspondentes.
  • Certificado CRT e Arquivo Key: esses certificados foram gerados pelo Suporte Citel através do Gerador de Certificados. Clique no botão , localize e selecione o arquivo correspondente no computador.
  • Autorização Basic: após preencher os campos anteriores, clique no botão GERAR CHAVE BASIC para gerar a autorização Basic.
  • Senha Certificado: deve ser informada a mesma senha do arquivo .cer enviado pelo Bradesco para o cliente. Se o cliente ainda não tiver encaminhado o e-mail recebido, solicite-o a ele.
  • Validade: preenchido automaticamente pelo sistema.

Feito isso, clique no botão GRAVAR para salvar os dados:

Guia Visual 22. Gravar Dados de Autorização Pix Bradesco

Guia Visual 23. Dados de Autorização Pix – Banco do Brasil

Todos os campos de configuração do Banco do Brasil são credencias geradas pelo cliente no Portal Developers BB. O cliente deve fazer o processo necessário no portal e enviar essas credenciais via e-mail para o Suporte Citel. Se o cliente ainda não tiver encaminhado as informações, solicite-as a ele.

Consulte as  atividade abaixo para mais detalhes:

  • Chave APP Pix: corresponde a credencial à credencial developer_application_key.
  • Versão API: selecione a opção 2.
  • Client ID: corresponde a credencial à credencial client_id.
  • Client Secret: corresponde a credencial à credencial client_secret.
  • Autorização Basic: corresponde a credencial à credencial basic. Pode ser gerada também clicando no botão GERAR CHAVE BASIC disponível na tela.

Feito isso, clique no botão GRAVAR para salvar os dados:

Guia Visual 24. Gravar Dados de Autorização Pix Banco do Brasil

O Banco Itaú é um parceiro da Citel, o que torna a integração mais simples. Após o cliente concluir o processo no bankline do Itaú, basta clicar no botão IMPORTAR DADOS DE AUTORIZAÇÃO para que os certificados e informações sejam preenchidos automaticamente:

Guia Visual 25. Dados de Autorização Pix – Itaú

Feito isso, clique no botão GRAVAR  para salvar os dados:

Guia Visual 26. Gravar Dados de Autorização Pix Itaú

Guia Visual 27. Dados de Autorização Pix – Banco Santander

Os campos devem ser preenchidos como segue:

  • Client ID e Client Secret: Essas informações são fornecidas pelo Santander ao cliente após este solicitar ao banco as credenciais para uso do Pix em ambiente de homologação. Se o cliente ainda não tiver encaminhado o e-mail recebido, solicite-o a ele. Acesse o e-mail, copie e cole as informações nos campos correspondentes.
  • Certificado PFX: é o certificado digital do tipo A1 do CNPJ detentor da conta bancária. Esse certificado deve ter sido enviado pelo cliente ao Suporte Citel no início do processo. Clique no botão , localize e selecione o arquivo correspondente no computador.
  • Senha Certificado: deve ser informada a senha do certificado digital do tipo A1 (PFX).
  • Validade: preenchido automaticamente pelo sistema.
  • Autorização Basic: clique no botão GERAR CHAVE BASIC disponível na tela para gerar a Autorização Basic.

Feito isso, clique no botão GRAVAR para salvar os dados:

Guia Visual 28. Gravar Dados de Autorização Pix Santander

Guia Visual 29. Dados de Autorização Pix – Banco Sicoob

Os campos devem ser preenchidos como segue:

  • Client ID e Client Secret: Essas informações devem ser enviadas pelo cliente após ele realizar o cadastro de uma aplicação no Portal Developers Sicoob. Se o cliente ainda não tiver encaminhado o e-mail recebido, solicite-o a ele. Acesse o e-mail, copie e cole as informações nos campos correspondentes.
  • Certificado PFX: é o certificado digital do tipo A1 do CNPJ detentor da conta bancária. Esse certificado deve ter sido enviado pelo cliente ao Suporte Citel no início do processo. Clique no botão , localize e selecione o arquivo correspondente no computador.
  • Senha Certificado: deve ser informada a mesma senha do arquivo .cer enviado pelo Bradesco para o cliente. Se o cliente ainda não tiver encaminhado o e-mail recebido, solicite-o a ele.
  • Validade: preenchido automaticamente pelo sistema.

Feito isso, clique no botão GRAVAR para salvar os dados:

Guia Visual 30. Gravar Dados de Autorização Pix Sicoob

Guia Visual 31. Dados de Autorização Pix – Banco Sicred

Os campos devem ser preenchidos como segue:

  • Client ID e Client Secret: Essas informações devem ser enviadas pelo cliente após ele gerar as credenciais de produção no Internet Banking do Sicredi. Se o cliente ainda não tiver encaminhado um e-mail com essas informações, solicite-o a ele. Acesse o e-mail, copie e cole as informações nos campos correspondentes.
  • Certificado PFX: o certificado PFX deve ser gerado pelo Suporte Citel executando a atividade Gerar certificados Pix – Banco Sicredi. Clique no botão , localize e selecione o arquivo correspondente no computador.
  • Validade: preenchido automaticamente pelo sistema.
  • Autorização Basic: após preencher os campos anteriores, clique no botão GERAR CHAVE BASIC para gerar a autorização Basic.

Feito isso, clique no botão GRAVAR para salvar os dados:

Guia Visual 32. Gravar Dados de Autorização Pix Sicredi

Feito isso, clique no botão GRAVAR [4] para salvar os dados.

Portadores

O portador deve estar previamente cadastrado no ERP Autcom. Caso seja necessário realizar o cadastro, consulte a atividade Cadastrar Portador.

Na aba Portadores vinculamos o portador à conta bancária selecionada na aba Contas Bancárias. Os campos são preenchidos como segue:

Guia Visual 33. Portador
  • [1] Selecionar Portador: clique no botão e selecione o portador informado pelo cliente. Clique em ALTERAR [2] para habilitar os demais campos.
  • [3] Banco e Agência/CC: clique no botãocorrespondente e selecione o banco e a agência.
  • [4] Permitir conciliação via Extrato Eletrônico: marque essa opção caso deseje fazer a conciliação via Extrato Eletrônico.
  • [5] Empresas Acesso: defina quais empresas terão acesso ao portador.

Clique no botão GRAVAR [6] para finalizar essa etapa.

Ao finalizar essa etapa, lembre-se de retornar na aba Configurações e preencher a CFG_CHAPIX – Chave padrão para recebimentos da modalidade Pix.

ATENÇÃO: Ao preencher as abas Configurações, Contas Bancárias e Portadores completamente, o recebimento Pix estará disponível no sistema.

Condições de Pagamento

A condição de pagamento deve estar previamente cadastrada no ERP Autcom. Sugerimos que seja cadastrada uma condição exclusiva para o Pix. Consulte a atividade Cadastrar Condição de Pagamento Pix para realizar esse cadastro.

Na aba Condição de Pagamento vinculamos a condição de pagamento que será utilizada nos pedidos para gerar o Pix QRcode 24 horas. Os campos são preenchidos como segue:

Guia Visual 34. Condição de Pagamento
  • [1] Selecionar Condição: clique no botão e selecione a condição de pagamento adequada (de preferência uma condição cadastrada especificamente para o Pix) informada pelo cliente. Clique em ALTERAR [2] para habilitar os demais campos.
  • [3] Informações da condição de pagamento: ao clicar em alterar, o sistema carrega as informações do cadastro da condição de pagamento selecionada e podemos realizar alterações, se necessário.
Lembrando que os campos abaixo, obrigatoriamente devem ser preechidos como:
    • Cnd. Pagamento: 01000
    • Tipo de Cond. Pagamento: à vista
    • Forma Pagto: Ordem de pagamento
    • Ativar o recebimento por meio do Pix? Sim.

Para mais informações de como deve ser esse cadastro, consulte a atividade Cadastrar Condição de Pagamento Pix.

Clique no botão GRAVAR [4] para finalizar essa etapa.

Direitos de acesso

Na aba Direitos de acesso são definidos os direitos de acesso para os operadores do ERP Autcom nas rotinas relacionadas ao Pix:

Guia Visual 35. Direitos de acesso

Para cada direito de acesso da lista, é necessário selecionar os operadores que terão acesso. Isso pode ser feito individualmente, marcando operador por operador na lista [1], ou em grupos através do botão MARCAR OPERADORES POR GRUPO [2]. Além disso, há opções para marcar todos ou desmarcar todos os operadores [3]:

Guia Visual 36. Definir Direito de acesso

Após definir um direito, o aplicativo emite na tela uma mensagem possibilitando salvar a alteração naquele momento ou não. Em caso negativo, não se esqueça de clicar no botão GRAVAR para gravar as alterações e finalizar essa etapa.

Configurações de Email/SMS/Whatsapp

Na aba Configurações de Email/SMS/Whatsapp é configurado o modelo da mensagem a ser enviada para os clientes no momento da inclusão de pedidos e do envio do Pix para pagamento de duplicatas.

Observe que essas ações estão relacionadas aos gatilhos de envio de mensagens automáticas do ERP Autcom, conforme as configurações:
  • CFG_TRGSMS: Gatilhos para envio de SMS.
  • CFG_EMASAI: E-mails automáticos de saída.
  • CFG_GATWPP: Gatilhos para envio de mensagens via WhatsApp.

Assim, nesta aba, podemos configurar esses gatilhos (inclusão de pedidos e envio do Pix para pagamento de duplicatas) de uma vez, levando em consideração que as demais configurações necessárias foram definidas anteriormente.

Os gatilhos para envio automático de mensagens para a ação de Geração de crédito ao cliente através da rotina de Relação de Documentos com Pix Gerados ainda não foi implementado na ferramenta Pix – Configurações. Para ativar o gatilho e escrever a mensagem, acesse a configuração de acordo com o método de envio a ser utilizado, e realize as configurações necessárias.

  • CFG_TRGSMS: Gatilhos para envio de SMS.
  • CFG_EMASAI: E-mails automáticos de saída.
  • CFG_GATWPP: Gatilhos para envio de mensagens via WhatsApp.

Para começar, clique no botão ALTERAR e habilite a edição dos campos:

Guia Visual 37. Configurações de Email/SMS/Whatsapp

Para facilitar o entendimento, vamos dividir a explicação por tipo de envio: Email/SMS/Whatsapp.

E-mail

Os campos relacionados ao envio de e-mail estão em destaque no Guia Visual abaixo:

Guia Visual 38. Envio de e-mail

Para iniciar, clique no botão PROVEDORES e verifique se o provedor de e-mail usado pelo cliente já está cadastrado no sistema:

Guia Visual 39. Lista de provedores de e-mail cadastrados
Caso o provedor não esteja na lista, será preciso cadastrá-lo. Consulte o Anexo 1 – Cadastrar provedor de e-mail para realizar essa atividade, se necessário.

Se o provedor estiver na lista, não é necessária nenhuma ação e podemos prosseguir com a configuração.

Para cada tipo de mensagem (Inclusão de Pedidos – Pix e Envio de Pix para pagamento de duplicatas), devemos marcar o campo Ativado [1], definir o Remetente [2] e editar a mensagem clicando no botão EDITAR E-MAIL [3]:

Guia Visual 40. Envio de e-mail

[1] Ativado: ao marcar essa opção, os demais campos são habilitados.

[2] Remetente: Quando selecionado Operador, será utilizada a conta de e-mail configurada no cadastro do operador logado no sistema como remetente no envio da mensagem. Quando selecionado Fixo, o sistema abrirá uma tela para configurar a conta para envio da mensagem. Nesse caso, consulte o tópico Anexo 2 – Configurar e-mail fixo para orientações de como preencher essa tela.

[3] EDITAR E-MAIL: ao clicar nesse botão acessamos o editor para escrever o modelo do e-mail que será disparado conforme o gatilho:

  • Informe um Assunto [1] para o e-mail e escreva a mensagem na área para a construção da mensagem [2]. É possível utilizar as variáveis [3], conforme exemplos ilustrados no Guia Visual abaixo, e enviar o PDF do documento [4]. Clique no botão CONFIRMA [5] para salvar as alterações:
Guia Visual 41. Editar modelo de e-mail
Para que as mensagens sejam enviadas corretamente, é essencial que  cadastro do(s) operador(es) estejam configurados corretamente. Você pode encontrar mais informações sobre como ajustar o cadastro na atividade Ajustar o cadastro do operador para envio dos dados de pagamento Pix.

Para finalizar, clique no botão GRAVAR para salvar o modelo criado:

Guia Visual 42. Gravar modelo

SMS

O envio de SMS automático para clientes depende da contratação de um serviço adicional. Entre em contato com o Suporte Citel para saber mais sobre esse assunto.

Os campos relacionados ao envio de SMS estão em destaque no Guia Visual 43. Para cada tipo de mensagem (Inclusão de Pedidos – Pix e Envio de Pix para pagamento de duplicatas), devemos marcar o campo Ativado [1] e editar a mensagem clicando no botão EDITAR SMS [2]:

Guia Visual 43. Envio de SMS

[1] Ativado: ao marcar essa opção, os demais campos são habilitados.

[2] EDITAR SMS: ao clicar nesse botão acessamos o editor para escrever o modelo da mensagem SMS que será disparada conforme o gatilho.

  • Escreva a mensagem na área para a construção da mensagem [1]. É possível utilizar as variáveis [2], conforme exemplos ilustrados no Guia Visual abaixo. Clique no botão CONFIRMA [3] para salvar as alterações:
Guia Visual 44. Editar e salvar modelo de SMS

Para finalizar, clique no botão GRAVAR para salvar o modelo criado:

Guia Visual 45. Gravar modelo

Whatsapp

Para enviar esse tipo de mensagem, é necessário que o cliente utilize o produto Desk da Citel e esteja configurado para isso. Consulte o material sobre esse assunto clicando aqui.

Os campos relacionados ao envio de Whatsapp estão em destaque no Guia Visual 40. Para cada tipo de mensagem (Inclusão de Pedidos – Pix e Envio de Pix para pagamento de duplicatas), devemos marcar o campo Ativado [1], selecionar a Fila [2] para envio e editar a mensagem clicando no botão EDITAR WHATSAPP [3]:

Guia Visual 46. Envio de Whatsapp

[1] Ativado: ao marcar essa opção, os demais campos são habilitados.

[2] Fila: selecione a fila do Citel desk pela qual a mensagem será enviada. Lembrando que, para usar essa opção do cliente precisa ter contrato o módulo Desk.

[3] EDITAR WHASAPP: ao clicar nesse botão acessamos o editor para escrever o modelo da mensagem Whatsapp que será disparada conforme o gatilho.

  • Escreva a mensagem na área para a construção da mensagem [1]. É possível utilizar as variáveis [2], conforme exemplos ilustrados no Guia Visual abaixo, e enviar o PDF do documento [3]. Clique no botão CONFIRMA [4] para salvar as alterações:
Guia Visual 47. Editar e salvar modelo de Whatsapp

Para finalizar, clique no botão GRAVAR para salvar o modelo criado:

Guia Visual 48. Gravar modelo

Anexo 1 – Cadastrar provedor de e-mail

Para cadastrar um provedor de e-mail, acesse as configurações o ERP Autcom [1] e localize a configuração CFG_PRVEMA [2]. Clique na coluna valor e, em seguida, no botão [3]:

Guia Visual 49. Acessar cadastro de provedores de e-mail

Será aberta a tela para cadastro de provedores. Clique no botão INCLUIR [1], preencha os Dados do Provedor [2] de acordo com as instruções do provedor de e-mail e clique em GRAVAR [3] para finalizar:

Guia Visual 50. Cadastro de Provedores de e-mail
Caso encontre dificuldade nessa atividade, por favor, solicite ajuda ao Suporte Citel.

Anexo 2 – Configurar e-mail fixo

Para configurar um e-mail fixo para envio da mensagem de e-mail, assunto tratado no tópico configuração de e-mail, ao selecionar a opção Fixo, o sistema exibe a tela abaixo:

Guia Visual 51. Configurar conta de e-mail fixo

Os campos são preenchidos como segue:

Guia Visual 52. Campos do cadastro

[1] Configurações de e-mail:

Provedor: selecione na lista o provedor do e-mail que será usado para envio. Caso o provedor não esteja na lista, será necessário cadastrá-lo. Consulte o Anexo 1 – Cadastrar provedor de e-mail para realizar essa atividade, se necessário.

Remetente: deve ser informado o remetente, ou seja, o nome da empresa ou pessoa que está enviando o e-mail.

e-mail: informe o endereço do e-mail usado para envio.

Login e senha: informe os dados de acesso ao e-mail e clique no botão VALIDAR DADOS para validar as informações. Caso os dados sejam inválidos, siga as instruções do sistema, realize as alterações necessárias e valide novamente.

[2] Assinatura: É possível, e recomendado, que seja adicionada uma assinatura composta por Texto e Imagem para a mensagem:

  • Para inserir o texto da assinatura, basta digitar o conteúdo no campo Texto:
Guia Visual 53. Texto da assinatura
  • Para inserir uma imagem, clique no botão ADICIONAR e localize e selecione a imagem no computador. Para alterar a imagem, clique no botão LIMPAR e selecione a nova imagem:
Guia Visual 54. Assinatura

Para finalizar, clique no botão CONFIRMA para salvar as alterações:

Guia Visual 55. Gravar configuração de e-mail
Sim Não
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